Seguimento Marítimo 2018 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: rokleon e Thomar


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Não me lembro de chegar a Outubro e ver este cenário: a maior parte da costa algarvia com água na casa dos 25ºC.

O mar constante de levante tem mantido a temperatura da água alta, mas já há casos de praias em que devido à ondulação de sudeste a areia está a desaparecer (notícia).

GzdmIEj.jpg
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom Dia
Novamente um caldinho na nossa costa, a esta hora a bóia de Sines marca uns 21.5ºC, coisa rara.
Penso que ali na Arrábida ande também na casa dos 20ºC.

Na Fonte da Telha, Margem Sul, tem andado pelos 20,5ºC nestas ultimas duas semanas. Chega a ponto de se sentir mesmo correntes quentes em certas ocasiões.
É de aproveitar para quem está de férias,

sst-zona4-2018-10-02T1700.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
https://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx?nid=2458

Já seria altura, da época balnear ser prolongada, só em Cascais e Albufeira a época balnear termina a 15 de Outubro.

Querem um país virado para o turismo, mas nem as praias temos vigiadas com temperaturas a rondar os 25 a 30ºC, não faz nenhum sentido.
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Com a Nortada bem forte a trazer as massas de ar frio, que já se fazem sentir, a costa irá reagir... Teremos afloramento costeiro, em que àguas profundas e frias, por forçamento, vão subir em direção à costa (um feedback devido ao vento). Mas não é um efeito imediato pois o oceano é bem mais lento a reagir a fenómenos e dinâmicas físicas (neste caso forçamento do vento intenso de Norte) do que a atmosfera. Penso que segunda e terça-feira veremos as temperaturas superficiais, na costa Litoral (principalmente Norte), a descer significativamente.

Campos oceanográficos (CLIM@UA) -> podemos comparar hoje vs. terça :D :





... Bom para as pescas!

Campos de temperatura à superf. e correntes superfíciais. As previsões no climetua, grupo da minha Universidade onde estudo tualmente, são baseadas principalmente no modelo WRF. http://climetua.fis.ua.pt/ ;)

O Grupo de Meteorologia e Climatologia da Universidade de Aveiro (CliM@UA®) é constituído por docentes e bolseiros do Departamento de Física da Universidade de Aveiro. O CliM@UA® encontra-se integrado na linha de investigação Qualidade da Atmosfera do Laboratório Associado CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) que constitui uma unidade de investigação da Universidade de Aveiro. Os seus membros desenvolvem investigação em meteorologia e clima, em particular modelação numérica da atmosfera e variabilidade climática, e participam também em vários projectos de investigação em áreas relacionadas.

Ventos médios previstos, ARPEGE:

tempresult_jfs2.gif
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Três pescadores morrem apanhados por onda num molhe em Aveiro
1/12/2018, 12:13103

Os três homens estavam a pescar num molhe junto à base militar de São Jacinto, quando foram surpreendidos por uma onda. O alerta foi dado por um quarto pescador que não foi arrastado.

Três pescadores morreram esta manhã apanhados por uma onda, em Aveiro. O Jornal de Notícias avança que estavam a pescar num molhe junto à base militar de São Jacinto.

Segundo o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Carlos Isabel, à agência Lusa, o alerta foi dado cerca das 11:00 por um quarto pescador que se encontrava no mesmo local, mas que não terá caído à água.

“Eles estavam à pesca na ponta do molhe norte quando foram apanhados por uma onda. Três deles caíram à água, tendo sido recuperados dois corpos”, disse o mesmo responsável.
... https://observador.pt/2018/12/01/dois-pescadores-morrem-apanhados-por-onda-num-molhe-em-aveiro/
 
  • Gosto
Reactions: Serra do Açor

Brites

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
202
Local
Pombal, Leiria
boa noite a todos, julgo que vou entrar em.offtopic mas alguem me sabe dizer onde posso acompanhar informação sobre ondulação máxima, isto porque sei que amanhã vai existir ondulação gigante na Nazaré mas não sei de nenhum grupo ou tópico que fale disso ou se existe, em que se fale da melhor hora para acompanhar o evento!
Desculpem sei que é algo estranho a questão mas há malucos que gostam destas coisas..e eu como vivo relativamente perto do local gosto de ir ver! Obrigado desde já a quem perder tempo el ajudar me
Abreijos

Sent from my SM-G950F using Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
boa noite a todos, julgo que vou entrar em.offtopic mas alguem me sabe dizer onde posso acompanhar informação sobre ondulação máxima, isto porque sei que amanhã vai existir ondulação gigante na Nazaré mas não sei de nenhum grupo ou tópico que fale disso ou se existe, em que se fale da melhor hora para acompanhar o evento!
Desculpem sei que é algo estranho a questão mas há malucos que gostam destas coisas..e eu como vivo relativamente perto do local gosto de ir ver! Obrigado desde já a quem perder tempo el ajudar me
Abreijos

Sent from my SM-G950F using Tapatalk

Tens no site do Instituto Hidrográfico, cujo link está no 1º post deste tópico ;)

Depois é ires aos produtos, Rede de Bóias - Tabelas e escolhes a bóia.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Brites

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
202
Local
Pombal, Leiria
Epa mas aquilo do canhão e uma coisa estranho em vários factores tem de se conjugar! Por exemplo amanhã vai haver acção ou supostamente ondas gigantes, agora a que horas e que será o melhor essa e a minha questão! Não sei se me estou a fazer entender!

Sent from my SM-G950F using Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Epa mas aquilo do canhão e uma coisa estranho em vários factores tem de se conjugar! Por exemplo amanhã vai haver acção ou supostamente ondas gigantes, agora a que horas e que será o melhor essa e a minha questão! Não sei se me estou a fazer entender!

Sent from my SM-G950F using Tapatalk

Não vejo previsões de ondas gigantes em lado nenhum...

O melhor é consultar "sites" de surf, como o windguru:
https://www.windguru.cz/501148
também:
http://praiadonorte.com.pt/previsoes/

Edit:

Post com indicações úteis de como interpretar os vários factores para ver a melhor altura:
https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3rhu4l/ondas_gigantes_da_nazaré_onde_e_quando/
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3