Clima de Vila Real Santo Antonio

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
eu que tenho o pluviométrico calibrado
Isto porque este mês tenho mais de 130 mm, a normal de Faro é de 63 mm. Faro está em média com a normal, eu tenho mais do dobro!

Bom dia,

Calibrado como? Método da seringa ou comparação com um pluviômetro manual ou os dois?
WU é uma verdade m…., é impossível fazer climatologia com os dados WU, não respeita as normas OMM/WMO, conversão metric/US não precisa, cálculo dos ventos,…

Exemplo a minha estação:
WU: 4.3 mm
WC: 4.4 mm
VP2 (datos brut): 4.4 mm
VP2 (datos WMO): 4.0 mm
 


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Seringa, tal como indicado pelo fabricante e pelo cálculo de área abrangida pelo bocal.
Pela metodologia indicada pelo fabricante.
Calibro sempre que faço a devida manutenção.

No entanto, olhando para as estações envolventes mais próximas os dados não estão muito diferentes..
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Eu tenho casa em Cabanas de Tavira e noto exatamente isso: o facto de o clima ser diferente do do resto do país.
É pena que eu não tenha uma estação meteorológica nem dados sobre a região. No entanto eu me lembro muito bem de vários acontecimentos relevantes dos últimos anos.

Gota Fria de Agosto de 2011
A Gota Fria é um fenómeno caracterizado pela junção do ar quente do norte africano com os ventos frios de norte, na qual resultam enormes acumulados de precipitação. Normalmente ocorre em setembro/outubro, mas em 2011 o fenómeno ocorreu mais cedo, em agosto. Nesse ano, o fenómeno ocorreu mais a oeste, fazendo enormes acumulados de precipitação (>100 mm) que, curiosamente, foram maiores a este de Faro. Eu me lembro muito bem desse agosto, com céu nublado durante dias, trovoadas:trovao:, chuva forte, inundações... Foi pior na Andaluzia, mas a este de Faro também foi notado.

Gota Fria de Setembro de 2013
Dois anos depois, ocorreu exatamente o mesmo fenómeno, mas na época correta. Normalmente (e o que eu tenho reparado), os tais fenómenos passam, muitas vezes, rentes ao território português. Nessa altura, houve muita convecção no Sotavento Algarvio, além de ventos fortes de sudoeste, o que favoreceu a ocorrência desse fenómeno mais a oeste.

Maio e Outubro de 2016
Maio de 2016 teve acumulados de mais de 400%, o que retirou a seca do sotavento Algarvio, que persistia desde 2014.
Outubro de 2016 foi curioso, pois o país todo teve acumulados abaixo da média, mas o sotavento Algarvio teve acumulados superiores a 150%, essencialmente na zona de Tavira/Vila Real de Santo António.

Fevereiro e Abril de 2017
Fevereiro de 2017 teve acumulados superiores a 180% em algumas zonas do Sotavento Algarvio, se não estou em erro foi devido a uma cut-off no Golfo de Cádis.
O mesmo aconteceu em 30-31 de abril de 2017, quando caíram 13 mm em 4 horas e 19 mm em 6-7 horas, parando de seguida. No entanto, a chuva de dia 30 não foi suficiente para dar a volta a um abril muito seco.

24 de Junho de 2018
Em 24 de junho deste ano, uma trovoada largou mais de 20 mm em poucas horas em zonas do Sotavento Algarvio, quando a média é de 5 mm. Uma simples trovoada fez com que junho tivesse um acumulado bem superior ao normal.

Gota Fria de Outubro de 2018
Apesar de não ter sido atingido, o Algarve levou com algumas trovoadas fortes, essencialmente a zona a este de Tavira. No final do mês, enquanto que o resto do país teve acumulados abaixo ou na média, a região teve acumulados bem superiores ao normal (por volta de 150%, valores de Vila Real de Santo António). :rain:

No que toca a temperaturas, o Sotavento Algarvio está sempre acima das temperaturas do Barlavento, essencialmente no verão, às vezes com 10 graus de diferença. Em 9 de setembro de 2016, enquanto que em Albufeira estavam 17ºC, em Cabanas de Tavira estavam 25ºC. Foi o dia mais frio do mês, e mesmo assim o Sotavento registou temperaturas mínimas acima dos 20ºC. :calor:

É interessante também ver que os outonos têm sido mais secos, ano após ano, mas no Sotavento Algarvio é uma exceção à regra, porque, à exceção do outono de 2017, todos os outros tiveram acumulados bem acima da média regional.
Nos meses de fevereiro a março tem havido cada vez mais a ocorrência de cut-offs fortes que largam enormes quantidades de precipitação. De resto, os invernos e verões têm se tornado mais secos, tal como no resto do país.

Dito isto, acho que é um local que necessita de mais investigação. E, se houver alguma região com algum microclima subtropical em Portugal, essa região poderá ser o Sotavento Algarvio, embora isso seja pouquíssimo provável.:intrigante:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Descobri este tópico, não sei se alguém estará interessado, mas eu possuo as normais 1971-00 para Vila Real de Santo António, que foram em tempos disponibilizadas pelo IPMA.
Eu estou interessado. ;)
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O sotavento algarvio tem temperaturas magrebinas no Inverno, e uma luminosidade unica esta estacao.

Quando sai do sotavento aos 17 anos nao sabia o que era um Inverno a serio, pois os nossos Invernos ai eram o equivalente a Primaveras do Norte em termos de temperatura e precipitaçao. Isto tambem sucede as pessoas da Baixa Andaluzia (Huelva, Cadis, Malaga, Almeria) quando vao viver para Madrid, ha um choque ao contacto com as quatro estacoes. No sotavento algarvio e na Baixa Andaluzia quase que ha apenas Verao e Inverno.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Descobri este tópico, não sei se alguém estará interessado, mas eu possuo as normais 1971-00 para Vila Real de Santo António, que foram em tempos disponibilizadas pelo IPMA.
Estou interessado
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig