Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2018



WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boa noite.
Máxima de 16.2°C
Mínima de 10.4°C

Algo vai estranho por aqui.
Novembro sem uma mínima negativa, o que não é comum.
Dezembro, até agora, vai pelo mesmo caminho.
Neste momento:
Os termômetros marcam 11.4°C, bem acima dos valores dos locais com inversão aqui nos arredores.
Vento a esta hora!!, De SE com 10km/h, nada normal para aqui.

Bom Natal
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

10,6 graus.

Fotos tiradas hoje no vale da ribeira de boição, Vila Nova - Loures.
Sitio porreiro, fiquei impressionado com a água, tremendamente cristalina.








Recentemente tinha falado de Bucelas e aqueles vales, e aqui está um. Faço ideia as mínimas por lá. :cold:

Ao longo da caminhada estava bastante frio pela hora de almoço à cota 312mts junto ao Forte Grande da Senhora da Ajuda.
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa noite pessoal,

A madrugada segue fresquinha lá fora, 7.5ºc :cold: Mas por aqui uns agradáveis 21ºc graças à amiga lareira ;) Tal como prometido aqui vai alguns registos fotográficos dos últimos dias! A hora é tardia, mas se não for a esta mesma acabo por não conseguir por causa dos preparos do natal, espero que gostem :)

Dia 19 ( 8.30H) Algum nevoeiro nos vales, 12.7ºc .


IMG_3254 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3255 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3262 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3266 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Dia 20 ( 9.30H) Precipitação fraca, 13.7ºc .

IMG_3287 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3295 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Dia 20 ( 13.00H) Algum sol , e temperatura amena a rondar os 20ºc !Tal como prometido há uns meses, uma foto do que resta do Palácio da Comenda @João Pedro .

IMG_3326 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3336 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3324 by Ricardo Carvalho, no Flickr


A foto da praxe :)

IMG_3316 by Ricardo Carvalho, no Flickr

E por fim a terminar o dia onde começei para ver o Pôr-do-Sol . 17.30H, 15.3ºC

IMG_3340 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3371 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Quando tiver mais um bocadinho de tempo partilho as de dia 21 , com nevoeiro denso e cerrado :nicephoto:

Obrigado pela partilha amigo

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia,
n° 4

Obrigado , também é a minha preferida!

Parabéns, tens aí uma fotos magníficas, nem consegui eleger a melhor pois estão todas perfeitas.
A 4ª foto, onde se ve o nevoeiro por entre os montes, está mesmo encantadora.

Obrigado Pedro, eu vou tentando ! E de vez em quando lá saem umas melhores! A 4ª também é a minha de eleição, apesar de muita gente não gostar de nevoeiro , eu adoro ver os montes e vales assim! É brutal .
Ricardo, Ricardo... cum caneco pá! Concordo com os demais, a nº 4 está simplesmente :surprise:Valeu a pena a espera! Que ricas prendas que nos deste! Estão todas belíssimas, gosto muito da segunda também E obrigado também pela do palácio, já me tinha esquecido dessa conversa

--------------------------

Por Samora, mais um dia cheio de sol, com alguma nebulosidade, e com temperaturas muito amenas. Parece-me que as condições estarão reunidas para mais um belo poente que, mais uma vez, muito provavelmente não vou conseguir fotografar...

Obrigado João, Mais uns aninhos e já te apanho! Ahahah... A paisagem ajuda muito, torna tudo muito mais fácil, e sim a 4ª saiu muito bem! Tenho mais que tirei no dia 21 :D
Do palácio como andava ali perto lembrei.me da nossa conversa há uns meses ,e click! Não tens que agradecer,é um privilégio o poder fazer.

Que fotografias magníficas! As do nevoeiro então... Que espectáculo
axmb5x7.png
És um privilegiado

Obrigado pela partilha :)

Obrigado Duarte, é de facto um privilégio viver rodeado desta beleza natural toda! Não é só um privilégio , como uma preocupação constante para manter tudo como está, estes passeios ajudam a isso! Que assim continue durante muitos e muitos anos! Fotografar nevoeiro não é fácil como tu sabes, ainda por cima em contra-luz, mas acho que também consegui umas boas do dia 21, já partilho! :)

Simplesmente fantásticas! :uau: Parabéns e obrigado pela partilha.

Obrigado Jorge, idem aspas para ti! Sempre que vejo a tuas fotos fico maravilhado , Arronches é linda.


Obrigado pela partilha amigo

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

De nada Alex, obrigado eu! É um prazer partilhar aqui no fórum...

Quanto ao tempo, a madrugada hoje segue mais fria que ontem à mesma hora! 7.1ºc , vento praticamente nulo! Deixa ver se até onde desce! Mas não deixa mesmo de ser atípico Dezembro sem um único mês de geada!

Mínima de ontem: 5.9ºc
Máxima : 17.7ºc
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
E tal como prometido aqui ficam as fotos de dia 21 que ontem já não tive tempo de partilhar! Dia como tantos outros deste mês, com muito nevoeiro e sol da parte da tarde, com um poente fantástico que apenas consegui registar a partir de casa! Neste momento por Azeitão estão 7ºc , e desejo a todos os membros deste fórum um santo e feliz natal , um abraço a todos :thumbsup:.

Dia 21 , por volta das 8.45H , 10.3ºC.

IMG_3377 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3380 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3374 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3376 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3378 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3409 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3406 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3404 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3401 by Ricardo Carvalho, no Flickr


Poente do mesmo dia registado a partir de casa.

IMG_3414 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Feliz Natal :1143:
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Gostarei de compreender/analisar as grandes diferenças de temperatura.
Sou à 3.7km da estação IPMA de Alcobaca.

https://www.google.pt/maps/place/39°32'50.0"N+8°58'10.1"W/@39.547219,-8.9716607,17z/data=!3m1!4b1!4m6!3m5!1s0x0:0x0!7e2!8m2!3d39.5472189!4d-8.9694724?hl=fr
http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/#Alcobaça

https://www.google.pt/maps/@39.5319169,-8.9326839,17z?hl=fr
https://www.infoclimat.fr/observations-meteo/temps-reel/alcobaca/000EX.html#highlight=07
exemple:
6h00 4.5° - 12.8°
3h00 6.5° - 12.5°
A diferença de altitude explica uma parte mas é perplexo, penso que sobre o fórum alguns habita nos arredores de Alcobaca.
Um extrato de temperatura interessa-me.

Feliz Natal
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia,

Gostarei de compreender/analisar as grandes diferenças de temperatura.
Sou à 3.7km da estação IPMA de Alcobaca.

https://www.google.pt/maps/place/39°32'50.0"N+8°58'10.1"W/@39.547219,-8.9716607,17z/data=!3m1!4b1!4m6!3m5!1s0x0:0x0!7e2!8m2!3d39.5472189!4d-8.9694724?hl=fr
http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/#Alcobaça

https://www.google.pt/maps/@39.5319169,-8.9326839,17z?hl=fr
https://www.infoclimat.fr/observations-meteo/temps-reel/alcobaca/000EX.html#highlight=07
exemple:
6h00 4.5° - 12.8°
3h00 6.5° - 12.5°
A diferença de altitude explica uma parte mas é perplexo, penso que sobre o fórum alguns habita nos arredores de Alcobaca.
Um extrato de temperatura interessa-me.

Feliz Natal

Boas,
Já há muito tempo que queria saber onde era a localização dessa estação do IPMA, obrigado. :thumbsup:
Olhando para mapas de orografia/rede hidrográfica, salta logo à vista a aproximação do rio Alcobaça, a escassos 30 metros!
Há um pormenor interessante tudo a volta tem mais altitude, ou seja há uma acumulação de ar frio precisamente naqueles terrenos junto à estação.
______

FELIZ NATAL!! :thumbsup:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
E tal como prometido aqui ficam as fotos de dia 21 que ontem já não tive tempo de partilhar! Dia como tantos outros deste mês, com muito nevoeiro e sol da parte da tarde, com um poente fantástico que apenas consegui registar a partir de casa! Neste momento por Azeitão estão 7ºc , e desejo a todos os membros deste fórum um santo e feliz natal , um abraço a todos :thumbsup:.

Dia 21 , por volta das 8.45H , 10.3ºC.

IMG_3377 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3380 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3374 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3376 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3378 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3409 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3406 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3404 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_3401 by Ricardo Carvalho, no Flickr


Poente do mesmo dia registado a partir de casa.

IMG_3414 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Feliz Natal :1143:

Ricardo, não posso deixar de comentar, que registos!!! Parabéns, tudo é belo nessa área protegida. :thumbsup:
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boas,
Já há muito tempo que queria saber onde era a localização dessa estação do IPMA, obrigado. :thumbsup:
Olhando para mapas de orografia/rede hidrográfica, salta logo à vista a aproximação do rio Alcobaça, a escassos 30 metros!
Há um pormenor interessante tudo a volta tem mais altitude, ou seja há uma acumulação de ar frio precisamente naqueles terrenos junto à estação.
______

FELIZ NATAL!! :thumbsup:

Bom dia,

Penso que a altitude e o rio explica uma parte da diferença, mas tenho tomei rapidamente uma fotografia…
Não sei se o IMPA estiver o corrente dos trabalhos

Google 08/2014:
2018-133.jpg


Hoje:

img-0310.jpg


Um bom trampolim para o vento :surprise:

img-0311.jpg
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Nada de especial a relatar sobre os últimos dias, apenas que hoje está mais fresquinho.
Bom Natal para todos :cheers:

Sábado, dia 22:

Mínima: 7,0ºC
Máxima: 16,5ºC

Domingo, dia 23:

Mínima: 6,3ºC
Máxima: 15,9ºC

Mínima de hoje: 6,5ºC
T. Atual: 12,3ºC
HR: 83%
Vento: E / 4,3 Km/h
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Ricardo, não posso deixar de comentar, que registos!!! Parabéns, tudo é belo nessa área protegida.
Obrigado João, é verdade! Até eu ainda me consigo por vezes surpreender com tanta beleza, e já ando por cá há mais de trinta anos! Feliz natal para ti e para os teus

-----------

Hoje dia bem mais fresco que os últimos, temperatura atual de 12.3°c , e mínima de 5.3°C! Vamos lá ver se não aparece vento mais logo, e amanhã temos direito a primeira geada deste Inverno

Feliz natal a todos mais uma vez

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk