Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas.
O condensador já foi substituído?
O aviso de bateria fraca pode ter sido por a pilha de lítio ter recuperado um pouco de carga enquanto esteve fora da estação.
Cumprimentos.
A pilha é nova, aliás comprei uma segunda pilha antes para aferir que não havia problema com a pilha. O condensador não foi substituído, desmontei tudo e não consegui identificar o tal condensador. Não percebo patavina de electrónica, nem sei onde me dirigir com a placa e o que pedir que façam.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 


Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
A pilha é nova, aliás comprei uma segunda pilha antes para aferir que não havia problema com a pilha. O condensador não foi substituído, desmontei tudo e não consegui identificar o tal condensador. Não percebo patavina de electrónica, nem sei onde me dirigir com a placa e o que pedir que façam.

Vê lá se esta solução resolve o problema!
Segundo alguns tópicos no wxforum.net , o problema poderá ser humidade nesses 4 contactos aí, que ao entrarem em "curto" fazem com que a bateria drene rapidamente!


Então..precisas de um silicone tipo isto, e segues bem as indicações abaixo:

vlb9DKi.jpg




- First dry and clean the programming contacts thoroughly. You can access these contacts through the battery door without disassembling the entire ISS. Ensure the ISS is in a location that gets no sunshine on the solar panel then remove the battery overnight to discharge the system of power.
This overnight power down is important and clears the fail state from the microprocessor.

1erqfb.jpg

- Smear the gel liberally over all four contacts. 3mm to 6mm thick is appropriate A Q-tip or syringe will work well when applying the gel.


10paoa8.jpg


- Once you have done this you can insert a new, fully charged battery and resume normal operation!



Um abraço!
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Utilizar também um pulverizador contacto como isto:

nettoyant-contact-400ml-systeme-professionnel-20842144.jpg


Parecer pessoal: no meu ofício (eletricidade-electrónica automóvel) utiliza-se sem perigo para a electrónica um pulverizador ELECTRONEX
Produto profissional de Renault referência: 7711225871



Bom Domingo
 

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Boa tarde.

Já alguém efectuou alguma compra nas lojas Aquário? Estações, termómetros digitais, etc...

obrigada :thumbsup:
Eu já fiz algumas compras nessa loja. Não de equipamentos de metereologia, mas de electronica e correu bem.
 
  • Gosto
Reactions: Paula

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Bom dia,
Tenho um amigo que comprou uma wmr300 e está com problemas já que o representante em Madrid fechou e agora ninguém está com vontade de lhe resolver o problema.
O sensor de temperatura exterior deixou de enviar dados, já retiramos o sensor, mas não conseguimos arranjar quem nos venda ou arranje a placa, inclusive já contactei a Oregon por email e ninguém responde. Eu tenho uma davis que teve o mesmo problema e com muita facilidade no Ebay consegui arranjar o sensor. A placa da wmr300 e davis vp2 são idênticas mas não sei se funcionará. Alguém já passou por isto com uma WMR300, ou tem ideia de como resolver este problema?
Obrigado desde já pela ajuda.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,
Tenho um amigo que comprou uma wmr300 e está com problemas já que o representante em Madrid fechou e agora ninguém está com vontade de lhe resolver o problema.
O sensor de temperatura exterior deixou de enviar dados, já retiramos o sensor, mas não conseguimos arranjar quem nos venda ou arranje a placa, inclusive já contactei a Oregon por email e ninguém responde. Eu tenho uma davis que teve o mesmo problema e com muita facilidade no Ebay consegui arranjar o sensor. A placa da wmr300 e davis vp2 são idênticas mas não sei se funcionará. Alguém já passou por isto com uma WMR300, ou tem ideia de como resolver este problema?
Obrigado desde já pela ajuda.

Boa noite,

Desculpar o meu português, vou tentar explicar.
A sonda do WMR300 é um SENSIRION SHT 10/15 (=Davis).
Não penso que uns PCB Davis são compatíveis porque Davis almofadinha uma correção hardware.
Testar uma sonda SHT:

test-temperature.jpg.90bd5394af32ee70684857b4b82b126f.jpg

É necessário verificar a correspondência do RJ11 (WMR300/Davis)
Com este teste, a consola deve afixar +/- 25°

p8120110.jpg


https://cdn-shop.adafruit.com/datasheets/Sensirion_Humidity_SHT1x_Datasheet_V5.pdf


Solução cara:
https://www.baroland.com/p867.html?product=OS-THGN300

Solução não caro:

SHT15%20-%20Main-500x500.jpg

IMG_20180116_153110.thumb.jpg.fbe5e4e7ed97702074c605ac5d4ffa59.jpg

Para fazer um teste, tem nmim uma 7346.176 que posso emprestar.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Retransmito a informação para os que são preocupados de precisão.
A associação InfoClimat obteve uma compra de grupo para os pluviômetros SPIEA 1650-02.
Homologado WMO/MF precisão 0.1mm em leitura direto.
A leitura direto é muito útil para verificar rapidamente os dados/derivações de um pluviômetro de uma estação metereologia.
Superfície de recolha: 400cm2
Precisão: 0.1mm de 0 à 8.2mm
Medida: 0mm à 100mm
Melhor preço sobre Internet é de 119€ + 20€ envio à Portugal = 139€
Infoclimat obteve um preço “fábrica”: 80.98€ (envio França compreendido), um amigo vai ocupar-se do envio nmim, à Portugal, por Mundial Relay.
Se uma pessoa junt-se-ar à mim aquilo custará 80.98€ +7.85€ (envio Portugal 1/2 de 13.60€) 88.83€
Se formos quatro: 80.98€ + 5.58€ (envio Portugal 1/4 de 22.30€) ou 86.56€
Somos (15/12) atualmente 25, para obter este preço deve-se chegar à 51
Para este preço, não há melhor.

http://www.pluviometres.com/pluviometre-professionnel.php
https://forums.infoclimat.fr/f/topic/53446-achat-groupé-de-pluviomètre-spiea/

fr29680-pluviometre.jpg

teaserbox_11998680.JPG
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Boa tarde,

A minha PCE (já com 5 anos de operação), começa a apresentar alguns problemas crônicos e estou a ponderar a aquisição de uma nova estação!

Será que as novas 'Fine Offset' apresentam melhor fiabilidade/estabilidade ou será preferível investir diretamente numa Davis Vantage Vue?

Lojas recomendados?

Tendo a atual PCE online através de um Raspberry Pi (WView), quero manter a mesma disponibilidade de dados... Quais os modelos mais indicados?



Muito obrigado e bom Natal para todos.

Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde,

A minha PCE (já com 5 anos de operação), começa a apresentar alguns problemas crônicos e estou a ponderar a aquisição de uma nova estação!

Será que as novas 'Fine Offset' apresentam melhor fiabilidade/estabilidade ou será preferível investir diretamente numa Davis Vantage Vue?

Lojas recomendados?

Tendo a atual PCE online através de um Raspberry Pi (WView), quero manter a mesma disponibilidade de dados... Quais os modelos mais indicados?



Muito obrigado e bom Natal para todos.

Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk

Boa tarde,

Para o DAVIS, os melhores preços estão lá:
https://www.weerstationkopen.nl/
https://www.wetterladen.de/
Já tenho encomendado os em dois, com entrega à Portugal.
É necessário comparar com as despesas de envio.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)