Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
2vggeCm.png


Até final do mês não se prevê uma alteração do padrão.
 


Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
uma pergunta: alguém sabe qual a temperatura mínima absoluta alguma vez registrada em PT?

ouvi falar em algo como -22º na Torre, será?
Se for a temperatura registada em condições normais, o Dan já te respondeu, agora se for esse valor relativo a windchil até é possível valores mais baixos.

Enviado do meu C6603 através do Tapatalk
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,189
Local
loule-caldeirao
Bem os modelos estão mesmo "anti" depressivos... É desolador ver cursos de água Algarvios e do Baixo Alentejo praticamente secos e com previsões destas! Os campos estão verdejantes mas os níveis de água estão baixos. Esta semana estive na barragem de Monte da Rocha e para mim é uma barragem condenada! Feliz Natal a todos !
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Vai-se instalar um anticiclone forte no Golfo da Biscaia que afectará a Península Ibérica, França e as ilhas britânicas. Teremos dias secos de céu limpo, noites frias e temperaturas máximas normais para a época. Ficará até aos primeiros dias de Janeiro. Esperemos que seja quebrado. Foi um anticiclone assim que transformou o Janeiro de 2005 no mais seco de sempre.
e este janeiro deve ser igual,, quando ele se instala nesta altura nada o faz quebrar
 

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
precisamos é de chuva com fartura ou entao frio a serio e nao maximas de 16ºC
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Até já houve quem dissesse que Janeiro ia ser completamente (ou muito) seco, e que Fevereiro podia seguir o mesmo rumo, por isso se está prevista chuva para a primeira quinzena de Janeiro (e até bem acima da média para para a última semana desse mesmo mês), já não é assim «tão mau». Se vier a concretizar-se, se calhar até vai chegar à média mensal em muitos lugares.
Tem o seu interesse, as previsões a longo prazo, e pode ser que com o progresso da tecnologia e de conhecimentos, o nivel de fiabilidade das previsões, seja aumentado. Mas para já, pessoalmente faz-me um bocado de confusão andar a comentar previsões a distâncias temporais tão grandes, talvez por já ter alguns anos neste forum e já ter assistido a tantas «discussões» deste tipo.

Mudando um pouco de assunto, é provável que haja pouca água em ribeiros, lagos ou barragens, em certas zonas do país, mas dificilmente, seriam os meses de outono, que iriam resolver o que não caiu em anos anteriores.

E depois, não se deve exigir muito de locais já de si, naturalmente secos, sobretudo quando a pressão humana exercida nos últimos milénios e séculos, ainda piorou mais a situação. Há pessoas que querem que locais secos, produzam produtos hortícolas e frutícolas regularmente e que forneçam água potável para milhões de pessoas, todos os dias, durante décadas a fio... Meus caros, este tipo de exigências tem um preço e neste caso, já não é considerado um barómetro de informação seguro, a análise à dimensão dos cursos de água, nessas regiões, para fazer comparações climáticas entre anos recentes e passados.
Imaginem os milhões de litros de água requeridos, para satisfazerem o luxo atual dos humanos nesses locais secos... De onde vêm?
Muitos, já bebem água «fóssil» há vários anos, água que caiu há milhares de anos, que é arrancada aos lençois freáticos mais profundos, e que basicamente é praticamente impossível de repôr, com a precipitação média anual desses locais.
Querem que locais secos, correspondam às vossas expetativas meteorológicas, todos os anos?
Em zonas secas, da bacia mediterrânica, podem haver não um ou dois, mas até séries de anos com chuvas bastante irregulares ou escassas, e porque tal haveria de mudar? A natureza, sempre se adaptou a estas mudanças.
Podem haver mudanças climáticas (sempre as houve), e o Homem pode até andar a acelerar o processo, mas parece-me que não podemos lamentar-nos constantemente e esperar que a chuva caia nas quantidades que queremos para satisfazer os nossos luxos, em locais que não foram talhados para isso.
Novembro até foi generoso, pelo menos para a esmagadora maior parte de Portugal continental. Dezembro, apresenta-se seco, sobretudo para o Centro e Sul do país, mas esse efeito não se nota para já , na maior parte deste território, pois choveu bastante no mês anterior.

Por aqui, tem caído muito orvalho, praticamente em todas estas noites, ao ponto de fazer várias vezes, poças de água... Os solos continuam com muita água e as ribeiras com um fôlego que sinceramente não esperava.

Se Dezembro estivesse dentro da norma deviam haver lençóis de água em muitos locais pouco habituais...

Quanto a Janeiro, vamos com calma, que ainda há tempo!
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Pessoalmente acredito que tudo esteja dependente de o aquecimento na estratosfera tera algum efeito ou não. Neste momento com as previsões a ir até 11 Janeiro .. Nada se vislumbra em termos de bloqueio no Atlântico norte. O cfs que com base nesse suposto aquecimento chegou a modelar esse bloqueio para Janeiro e Fevereiro já alterou e modela o que temos neste momento.
Por isso é que temos vindo a assistir a um constante adiamento na alteração do padrão.
A Primavera deste ano deverá ou poderá ser seca mas isso fica para outra discussão mais tarde.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.