Desejos / Previsões para Verão 2008!!

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu também não me atrevo na previsão sazonal que é uma coisa muito complexa baseada na análise de muitos padrões e estatística. A titulo de exemplo o CPC quando faz previsões sazonais usa o Enso (Nino e la Nina), tendências de temperatura e precipitação das últimas décadas, oscilação de Madden - Julian (MJO), a oscilação atlântico norte (NAO), cobertura de neve e gelo, persistência de seca, análise estatística, modelos de consenso, etc,etc.

Como a análise disso tudo está totalmente fora das minhas capacidades limito-me a um rudimentar palpite a olhar apenas (e "apenas" é olhar erradamente) para o ENSO e para o que se passou em 2007. Como o ano passado em Junho começou uma La Nina fraca em Junho e este ano estamos agora a sair da La Nina forte para a fraca, o meu palpite vai para um Verão muito parecido com o do ano passado com temperaturas na média ou ligeiramente abaixo, que serão um pouco acima da média no interior sul e abaixo da média no norte em geral. Na precipitação espero um Verão em geral na média mas é expectável precipitação nalgumas regiões num ou outro mês acima da média devido a algumas trovoadas nalguns locais a sul mas muito raras e localizadas. E penso que o norte e em especial o interior vai ter novamente escassez de precipitação durante o Verão embora não tanta escassez como o ano passado.
Ou seja, no geral vamos ter bons dias de calor mas sem excessos ou canículas e por vezes se calhar uma ou outra semana algum azar a estragar um poucito as férias mas também sem grandes dramatismos.

Mas como disse são meros palpites sem grande fundamentação para além de olhar para o que se passou o ano passado e algumas semelhanças com este. No início de Junho já será mais fiável olhar para os diversos indicadores existentes, agora a esta distânc ia isto são meros palpites. Mas deixo o palpite de que para o próximo ano aí sim já espero um Verão com uma ou outra desagradável onda de calor.


Deixo aqui as previsões sazonais do Metoffice e do Dr.Wanqiu Wang do NCEP/CPC. Nenhuma das previsões aponta para um Verão muito quente.



Met Office Temperatura (Julho-Setembro)

temp.gif

http://www.metoffice.gov.uk/weather/world/seasonal/



Met Office Precipitação (Julho-Setembro)
http://www.metoffice.gov.uk/weather/world/seasonal/
prec-5.gif







NCEP/Wanqiu Wang Precipitação (Julho-Setembro e Mensal)

temp2-1.gif

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/




NCEP/Wanqiu Wang Precipitação (Julho-Setembro e Mensal)

prec2.gif

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/
 


rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Como dizia um treinador de futebol, previsões só depois do jogo.
A tradição popular, na ausência de instrumentos e conhecimentos científicos, costumava apontar o estado do tempo dos 12 primeiros dias do ano, como sendo uma previsão para os 12 meses.

Por mim à parte das moçoilas mais descapotáveis :D detesto o Verão :maluco:, nomeadamente no que diz respeito ao calor (>27ºC)!

Quanto às previsões os srs do Meteoffice tem-se caracterizado por errarem nos últimos tempos. Se bem me lembro o ano passado o Verão seria abrasador!!! E depois... nortada e mais nortada!
Previsões só depois do jogo!;):intrigante:
 

TiagoFCR

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Viseu/Aveiro
Bem na minha opinião o Verão alternará períodos de calor com as temperaturas acima dos 30 graus com alguns períodos mais frescos com alguma chuva a mistura. Não acredito que possa ocorrer nenhum verão extremo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Ainda falta tempo para eu lançar a minha previsão Verão 2008 daqui a um mês sim :D:D, por isso, até lá estou a ver que a minha previsão que fiz da Primavera, só falta o Maio, e eu disse que o mês de Abril ia ser extremamente chuvoso:D:D, quando lancei a previsão em Março.:D
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Aqui fica a previsão do met office estes senhores esperam muito calor aqui para a zona ui ui :lmao: esperemos que o IM tambem nos presentei com uma previsão do Verão :D:D

Background

The forecast for Summer 2008 has been derived using a number of global forecasting models and statistical methods. Prediction skill for rainfall in particular is quite low at this stage, but the forecast provides an early opportunity to increase awareness so that the Met Office and its customers can plan ahead. It is important to be aware of subsequent updates when new information may change the forecast emphasis.

The main feature of Summer 2007 was the high rainfall experienced in many
........................................................................




" Meu caro Mário Barros

Tenho constatado que a língua portuguesa é por norma mal tratada nas mensagens que alguns dos foristas remetem para as salas principais do Fórum.E a nossa língua é rica ao pormenor de conseguir traduzir todas as expressões "anglófonas" que nos surgem no dia a dia da da tecnologia importada....por modernas e actuais que sejam...

O desconhecimento das regras bases do português no tipo de comunicações telegráficas que por vezes é necessário fazer , dada a ingência do momento, leva-nos à conclusão de que umas vezes a mesma é devida a questões de urgência, outras vezes é consequência da emoção e, finalmente, outras vezes têm a ver ... e sejamos sinceros, com o desconhecimento em concreto da língua portuguesa e das suas regras básicas...

Proceder à transposição linear de um texto em inglês, pode revelar três aspectos:

a) O pressuposto de que todos os foristas dominam o inglês....o que é falso...

b) Uma questão de comodismo ou de incapacidade na tradução;

c) um diletantismo que acredito não tenha necessidade de existir nesta comunidade;

Em consequência aconselho firmemente, à manutenção da língua portuguesa como língua-mater do diálogo entre os foristas, independentemente do tecnicismo da língua original...Nesse caso por maioria de razões....

E que sejam salvaguardadas as expresssões valorativas e incontornáveis como é usual fazer-se na linguagem do direito.....

Aquele abraço...Saravah !!!
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
" Meu caro Mário Barros

Tenho constatado que a língua portuguesa é por norma mal tratada nas mensagens que alguns dos foristas remetem para as salas principais do Fórum.E a nossa língua é rica ao pormenor de conseguir traduzir todas as expressões "anglófonas" que nos surgem no dia a dia da da tecnologia importada....por modernas e actuais que sejam...mente, outras vezes têm a ver ... e sejamos sinceros, com o desconhecimento em concreto da língua portuguesa e das suas regras básicas...


Em consequência aconselho firmemente, à manutenção da língua portuguesa como língua-mater do diálogo entre os foristas, independentemente do tecnicismo da língua original.

E que sejam salvaguardadas as expresssões valorativas e incontornáveis como é usual fazer-se na linguagem do direito.

Pois! Assim é que é falar...e em português.
Quando lemos por aqui "percipitações" duvidosas só temos que corrigir.
Só sem "percipitações" extemporâneas poderemos crescer .

Quanto ao Verão de 2008 já aqui opinei:
Disse que iria ficar pelos 0-0 mas é evidente que o post do Vince acrescenta e bem,porque fundamentado e documentado, o saber que hoje já será dimensionado a tão largo horizonte de previsão.

Ainda assim e baseado em resultados de anteriores previsões desta envergadura,admito rectificar a minha posição:
Pronto:- Talvez o 1-1 seja a característica do próximo Verão.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
o meu desejo é de vários dias com temperaturas entre os 27 e os 33 graus..maior predominancia do vento fraco,até aos 10 km / hora..noites e madrugadas com trovoada,para o dia acordar com um belo dia de sol,sem pinta de vento e podermos ir á praia :D
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
"Em consequência aconselho firmemente, à manutenção da língua portuguesa"

Caro olheiro,
tudo muito bonito, mas essa vírgula única entre o predicado e o complemento directo é que não! Quando muito, ficaria o advérbio de modo "firmemente" entre vírgulas, dando a noção de elemento complementativo mas prescindível na frase ;)
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
"Em consequência aconselho firmemente, à manutenção da língua portuguesa"

Caro olheiro,
tudo muito bonito, mas essa vírgula única entre o predicado e o complemento directo é que não! Quando muito, ficaria o advérbio de modo "firmemente" entre vírgulas, dando a noção de elemento complementativo mas prescindível na frase ;)



Mea culpa pela ausência de uma vírgula de uma frase que é escrita ao sabor da pena... mas essa sua exacerbada e círúrgica observação, da qual me penitencio, certamente, terá mais a ver com UM DÉFICIT de uma sua necessidade de afirmação , que só o meu caro companheiro saberá aferir, do que com a substância do que estava em causa e se pretendia atingir e que, NATURALMENTE, nada tinha a ver com esse seu estado de espírito.

As minhas aulas de Latim e Português terminaram há 40 anos....Peço-lhe a bondade da sua compreensão....Outros erros certamente se seguirão...

Ao Mário Barros meu professor nestas coisas da meteo e afins....aquele abraço...de um ignorante que muito o aprecia... mas se puder utilizar mais o português....brigadus....que Eolo o proteja....
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Esperemos que este Verão não se fique apenas pelas ,,, (símbolo meteo para chuvisco):lol:

A manter-se um OAN negativo, e um El-niño com tendências para neutro ou para uma niña fraca, poderá permitir algumas depressões, mas que no geral se resumirão a algumas frentes a chegar a Portugal.
Se assim for, há uma maior tendência de mais dias com corrente de Sueste / Leste com alguns dias de calor vindo directamente do forno de África... mas tudo dependerá dos centros depressionário e das altas pressões.

Pelo menos para o Norte da Madeira, um anticiclone estável sobre os Açores é sinónimo de ceu nublado e aguaceiros fracos e regulares...
Um anticiclone às aranhas, ou uma depressão um pouco mais cavada pela latitude dos Açores, é sinal de calor e "Tempo Leste" por cá...:D
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Quando não se sabe, opta-se pelo "lado cómico" (ou não cómico) da "coisa".
É engraçado ver que o preciosismo só é levado à letra quando é para criticar os outros. Apesar de não ser justo, já não se estranha... é o habitual!!

Abraço aos amantes das vírgulas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas ... eu sei que é muito cedo, mas tenho acompanhado nos ultimos meses as tendencias nas temperaturas e por isso gostava de ouvir a opinião dos membros mais experientes nesta matéria ...

Mas por favor poupem-me ás teorias dos aquecimentos/arrefecimentos globais :D

euT2mSea.gif