Urso-pardo de volta a Portugal?

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Quem sabe mais do que o fim de semana...

E os ursos têm mais por onde escolher além desse tipo de habitats (as imagens que coloquei sobre as zonas frequentadas por ursos em Espanha, dão-nos uma pista).
Quem sabe, eles não ficam a viver uns tempos :-) . Era bom, mas parece-me que o apartamento é pequeno....
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Quem sabe, eles não ficam a viver uns tempos :-) . Era bom, mas parece-me que o apartamento é pequeno....

Se tivermos em conta que o apartamento tem continuidade do lado espanhol, já não é assim tão pequeno! :D
 
  • Gosto
Reactions: Pek, lreis e belem

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Confirmado (até ver) o regresso do urso-pardo em Portugal. Caso se confirme definitivamente a notícia será uma das melhores notícias das últimas décadas no que diz respeito à biodiversidade em Portugal.

Notícia a ser avançada em vários meios das redes sociais (pelo que requer melhor confirmação).

Deixo o link via facebook de uma das notícias originais:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Realmente... Sanabria fica a poucas dezenas de km. E a fronteira com Montesinho logo a seguir.

Nunca me esqueço das palavras dum professor de História que me disse que das muralhas do Porto na idade média se avistavam ursos.

Penso que na serra da Vidigueira e de Portel ainda havia ursos na Idade Media.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Penso que na serra da Vidigueira e de Portel ainda havia ursos na Idade Media.

De acordo com diversa bibliografia, foi morto um urso na Serra de Portel pelos infantes D. Duarte e D. Henrique no século XIV. Acredita-se que no alentejo interior, desde a Serra de Ossa até à Serra de Portel era possivel observar ursos até ao século XV.

Aliás, existem várias lendas da presença de ursos na Serra d'Ossa, e existe a possibilidade da toponímia fazer referência a ursos (Osa em castelhano é ursa), mas é um tema muito controverso, tal como toda a temática do urso em Portugal.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e MSantos

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
A ser verídica a noticia, e sua confirmação, será a melhor noticia dos ultimos anos em materia de biodiversidade
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Confirmado (até ver) o regresso do urso-pardo em Portugal. Caso se confirme definitivamente a notícia será uma das melhores notícias das últimas décadas no que diz respeito à biodiversidade em Portugal.

Notícia a ser avançada em vários meios das redes sociais (pelo que requer melhor confirmação).

Deixo o link via facebook de uma das notícias originais:


Por acaso também vi essa mesma foto no facebook, esperemos que a nótícia se comfime entretanto, claro que seria uma excelente notícia.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e JPAG

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Por acaso também vi essa mesma foto no facebook, esperemos que a nótícia se comfime entretanto, claro que seria uma excelente notícia.

Penso que a confirmação só será possível após a captura de fotografias ou excrementos em território português, o que pode demorar meses ou anos. Os relatos de avistamentos têm aumentado nos últimos anos, bem como as fotografias de possíveis pegadas, mas tem que haver uma prova mais concreta da sua presença.

A aproximação dos ursos com a fronteira tem sido feita de forma gradual e parece-me óbvio que alguns elementos dispersantes já devem ter atravessado a fronteira... mas a sua entrada no país levará décadas a ser consumada. Parece-me é que Portugal não está preparado para o aparecimento de outro mamífero de grande porte, e já deviam existir equipas de sensibilização e conservação da natureza a trabalhar junto à população, a fazer estudos, monitorização (junto com os colegas espanhóis), medidas legislativas, entre outros trabalhos que promovam o lento e natural aparecimento do urso em Portugal.

A palavra urso assusta muito a generalidade da população portuguesa e possivelmente mais de 50/60% (sem dados concretos) da população não sabe da existência deste na Península Ibérica. E se com a introdução do lince a população já "torceu o nariz" no inicio, sendo este um "gato" bonitinho e de aspeto inofensivo, com o urso as pessoas vão sempre associar ao animal perigoso dos filmes e séries da BBC que vem para Portugal para atacar gado e pessoas. O seu crescimento exponencial nos últimos anos no norte de Espanha deveria ser alvo de estudo por parte dos portugueses, porque se tem havido este crescimento é porque as coisas tem sido bem feitas e a presença do urso tem co-existido com a população de uma forma aparentemente saudável.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Penso que a confirmação só será possível após a captura de fotografias ou excrementos em território português, o que pode demorar meses ou anos. Os relatos de avistamentos têm aumentado nos últimos anos, bem como as fotografias de possíveis pegadas, mas tem que haver uma prova mais concreta da sua presença.

A aproximação dos ursos com a fronteira tem sido feita de forma gradual e parece-me óbvio que alguns elementos dispersantes já devem ter atravessado a fronteira... mas a sua entrada no país levará décadas a ser consumada. Parece-me é que Portugal não está preparado para o aparecimento de outro mamífero de grande porte, e já deviam existir equipas de sensibilização e conservação da natureza a trabalhar junto à população, a fazer estudos, monitorização (junto com os colegas espanhóis), medidas legislativas, entre outros trabalhos que promovam o lento e natural aparecimento do urso em Portugal.

A palavra urso assusta muito a generalidade da população portuguesa e possivelmente mais de 50/60% (sem dados concretos) da população não sabe da existência deste na Península Ibérica. E se com a introdução do lince a população já "torceu o nariz" no inicio, sendo este um "gato" bonitinho e de aspeto inofensivo, com o urso as pessoas vão sempre associar ao animal perigoso dos filmes e séries da BBC que vem para Portugal para atacar gado e pessoas. O seu crescimento exponencial nos últimos anos no norte de Espanha deveria ser alvo de estudo por parte dos portugueses, porque se tem havido este crescimento é porque as coisas tem sido bem feitas e a presença do urso tem co-existido com a população de uma forma aparentemente saudável.

Pois o que faz falta aos prortugueses em geral, é consciencialização, e civilização para com animais, com é o caso do lince, mas concordo totalmente se já com a introdução do lince, tem existido problemas, deste atropelamentos, e abates a tiro, com um animal de maior porte, como é o caso do urso, creio que o caso ainda seria ainda mais complicado.
As poupulações mais isoladas, por consequente mais idosas, e sempre desconfiadas, com estes animais, pois podem colocar em perigos os seus animais de criação, em falta, de alimento disponível no seu habitat natural.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Pois o que faz falta aos prortugueses em geral, é consciencialização, e civilização para com animais, com é o caso do lince, mas concordo totalmente se já com a introdução do lince, tem existido problemas, deste atropelamentos, e abates a tiro, com um animal de maior porte, como é o caso do urso, creio que o caso ainda seria ainda mais complicado.
As poupulações mais isoladas, por consequente mais idosas, e sempre desconfiadas, com estes animais, pois podem colocar em perigos os seus animais de criação, em falta, de alimento disponível no seu habitat natural.

Exato. Mas penso que parte desta consciencialização deve partir de entidades competentes na matéria. Percebo que para grande parte da população estes animais são vistos como "concorrentes" por determinado produto, seja caça, gado, segurança, território, ou até por mitos e valores enraizados à décadas. Para a minha avó na aldeia, as raposas, os texugos, os sacarrabos, etc, são predadores de gado, ponto. Eu já os vejo de outra forma, pois esta consciencialização foi me incutida na escola, na universidade, etc. Mas para a minha avó e para os seus vizinhos ninguém lhe incuti-o estes valores...

Considero que o trabalho desempenhado pelo ICNF e por outras entidades à volta do tema Lince tem sido bem conseguido. As novas gerações estão sensibilizadas com o trabalho desenvolvido, é um tema amplamente divulgado e conhecido, os timings têm sido bons e tem tudo para ser um projeto concluído da melhor forma com a eficaz reintrodução noutros pontos do país nas próximas décadas. Haverá sempre problemas com acidentes, abates, doenças, mas no balanço geral é um trabalho muito positivo até agora.

Já outros animais têm visto a sua popularidade manter-se ou regredir nos últimos anos. E isso sim, é um problema grave nesta altura. Animais como o lobo, o javali e outros pequenos mamíferos (sacarrabos, texugos, pequenos roedores, etc etc), répteis e aves têm continuado a ser completamente ignorados e continua o sentimento de repulsa por estes seres vivos. Todos os dias se ouve falar na "praga" de javalis que assola Portugal, mas até hoje ainda ninguém me mostrou um bom estudo que mostre a grande variação de indivíduos no último século (ou outra escala temporal)... se calhar é porque na realidade ainda ninguém se dignou a fazer um estudo destes, seja por falta de interesse seja por falta se monitorização, que na minha opinião, é um dos problemas mais graves que a conservação da natureza tem em Portugal. Quem diz javali diz outros animais e plantas. Alguém sabe ao certo quantos lobos existem em Portugal? Quantas lontras? Quantas galinholas? ...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e belem