Corrente do Golfo

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Voltando ao assunto primordial...

Até que enfim, uma comunicação decente dos nossos amigos cientistas (Luper esta é para ti!):

Scientists Confirm Unexpected Gulf Stream Slowing

Scientists from Cambridge University have confirmed that the Gulf Stream is weakening, and this is likely to bring much colder temperatures to Europe within a few years.

So far, the only other media outlet that has picked up this story is the Sunday Times of Great Britain, and they have not provided the true perspective, or discussed the scale of the changes that are on their way. For the Times story. link

gulf.jpg


http://mathaba.net/0_index.shtml?sh_itm=6045bfcfea01e29ae0d54537d6eb5d3c

Dá que pensar, a corrente, o sol, as erupções vulcânicas, os raios gama,na realidade as influências são muitas e este artigo sobre a corrente é bem exemplo disso, vamos ver ... (e porque não dar crédito?) :eek:
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Há mesmo aquecimento Global?

A evolução da corrente do golfo eu não consigo arranjar imagens recentes da corrente não percebo porque :angry: :huh::huh:

Coitadinha cada vez mais debelitada...mas é normal :lmao::lmao: é uma marota adora causar maluqueira climatica mundial.

anim_7_long.gif
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Há mesmo aquecimento Global?

Olhando para esse gráfico deveras interessante ficamos com a clara sensação de que algo estará para mudar no nosso clima. Com o arrefecimento da água na costa a temperatura média deverá tender a arrefecer nos países ocidentais da europa.

Mas segundo o que li (não sei se correcto), esse arrefecimento será mais visivel no Verão, ainda que em relação à América em países à mesma latitude continuará a ter temperaturas bastante mais altas porque temos de ter em conta também com a direcção de transporte do calor na atmosfera.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Há mesmo aquecimento Global?

A evolução da corrente do golfo eu não consigo arranjar imagens recentes da corrente não percebo porque :angry: :huh::huh:
Coitadinha cada vez mais debelitada...mas é normal :lmao::lmao: é uma marota adora causar maluqueira climatica mundial.

E quais são as causas mais prováveis de uma eventual quebra da corrente do golfo ?
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Há mesmo aquecimento Global?

E quais são as causas mais prováveis de uma eventual quebra da corrente do golfo ?

A principal será o quebrar do motor salino que a faz mover, tal como o diferencial de temperaturas. Penso que sobre a corrente estar a enfraquecer não existem muitas dúvidas, pois não?;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Há mesmo aquecimento Global?

E quais são as causas mais prováveis de uma eventual quebra da corrente do golfo ?

Poderá ser causada por uma alteração do campo electromagnético terreste...:unsure::unsure: mas a questão da salinidade é a mais plausivel.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Há mesmo aquecimento Global?

A principal será o quebrar do motor salino que a faz mover, tal como o diferencial de temperaturas. Penso que sobre a corrente estar a enfraquecer não existem muitas dúvidas, pois não?;)

Sim, parece um facto, mas desconheço se é normal ou anormal. Eu perguntei porque sempre tive a ideia de que as teorias mais catastróficas da quebra da circulação termohalina é provocada pelo degelo e respectiva temperatura da agua e salinidade, pelo que por exemplo os mínimos históricos do Ártico em Setembro do ano passado poderiam ser um sinal alarmante se essa teoria do degelo/salinidade/quebra da circulação estivessem correctas.

Daí que eu não compreenda lá muito bem se o degelo histórico do Ártico à partida foi provocada pelo aquecimento global, seja culpa do homem ou não, porque é que o assunto da quebra da corrente é tantas vezes abordado precisamente pelos que dizem que o aquecimento global não existe. Não é no minínimo um pouco contraditório ?

Eu por acaso acompanho com regularidade a temperatura da água no Atlântico e desde há muito tempo, durante o Inverno principalmente, achei a água muito quente no Atlântico norte e desconfio haver uma relação disso com o facto da Europa ter escapado à vaga de frio da Ásia e América do Norte neste Inverno. Se a corrente estivesse a quebrar não deveria ter acontecido precisamente o contrário ? São apenas perguntas que faço a mim próprio que eu não sei as respostas ....

De qualquer forma, no Atlântico também existe um padrão ainda pouco compreendido chamado Oscilação multidecadal do Atlântico relacionado com a corrente e a temperatura da água e há previsões que apontam para uma mudança de padrão em breve segundo um novo estudo que vai ser publicado na Nature nestes dias.
 

Johnny Storm

Cirrus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
28
Local
Lisboa
Re: Há mesmo aquecimento Global?

Poderá ser causada por uma alteração do campo electromagnético terreste...:unsure::unsure: mas a questão da salinidade é a mais plausivel.

As correntes oceânicas não são afectadas pelo campo magnético terrestre. Elas são a resposta a um aquecimento diferencial entre o Equador e os Pólos: os pólos recebem muito menos energia solar do que o Equador. As correntes oceânicas (e as atmosféricas) transportam o calor em excesso na direcção dos pólos, porque o ar e a água são maus condutores de calor, pelo que o mecanismo de transporte mais importe é semelhante à convecção.

De resto, devo dizer que já vi e revi a animação e não consigo perceber onde está a alteração tão significativa na velocidade da corrente de que vocês falam (note-se que as cores representam o valor da velocidade da corrente e não a temperatura).
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Há mesmo aquecimento Global?

Tava eu a pesquisar umas coisas e dei com isto :surprise::surprise: tá cheia de cortes.



E depois quando olhei com olhos de ver para a imagem pensei :lmao: :cold::cold:



P.S: Não me batam.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Há mesmo aquecimento Global?

P.S: Não me batam.

Não é uma questão de bater, só de perguntar :)

Tu sabes interpretar esses mapas ? É que eu não, já uma vez tinha pedido ajuda a ver se alguém me explicava como analisar isto.

Eu não sei o que é normal ou anormal nestes gráficos. Está diferente do que estava há um mês, há um ano, há 10 anos, há 50 ou 100 anos ? Se conseguir ver isso se calhar já consigo olhar e dizer, sim senhor, há qualquer coisa de errado ou pelo contrário, nada se passa. Como não faço ideia de como ir buscar dados passados para comparar, com toda a sinceridade não consigo dizer nada olhando para uma imagem de um qualquer dia. Como pelos vistos tu consegues ver qualquer coisa aí, então explica à gente que pelo menos eu sou todo ouvidos.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Há mesmo aquecimento Global?

Estes seguimentos da corrente do golfo parecem uma autêntica novela mexicana com 300 mil episódios. Eu no início ainda tentei perceber esses mapas se indicavam alguma coisa interessante, mas a verdade é que estão ora com cortes ora com uma pujança fantástica, às vezes de uma semana para outra. Sabendo da inércia que a água apresenta essas variações que os mapas espelham parecem-me pouco realísticas. No fórum dos nossos vizinhos esta novela já tem 3642 episódios, quero dizer posts, com as teorias mais mirabolantes e superficiais que se possam imaginar
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Há mesmo aquecimento Global?

O que eu interpreto do mapa, é que quanto mais branca tiver a corrente mais litros cubicos de água quente estão a ser transportados.

http://rads.tudelft.nl/gulfstream/

Estes seguimentos da corrente do golfo parecem uma autêntica novela mexicana com 300 mil episódios. Eu no início ainda tentei perceber esses mapas se indicavam alguma coisa interessante, mas a verdade é que estão ora com cortes ora com uma pujança fantástica, às vezes de uma semana para outra. Sabendo da inércia que a água apresenta essas variações que os mapas espelham parecem-me pouco realísticas. No fórum dos nossos vizinhos esta novela já tem 3642 episódios, quero dizer posts, com as teorias mais mirabolantes e superficiais que se possam imaginar

Sem duvida eles tem tido uma discussão infernal, dando importância aos cortes na corrente e nas mudanças de direcção :thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
There is evidence of lower salinity in the North Atlantic coming from melting of polar ice caps and diluting the ocean with more fresh water. An increased amount of fresh water could come from glaciers or sea ice melting, an increased amount of precipitation, or from rivers. The increase of freshwater in the oceans could have a damaging effect on the Ocean Conveyor (currents which transport warm water from the tropics to Northern latitudes on the surface; the water cools as it travels north, and then sinks and travels south again). There are different scenarios for the slowing down of the Ocean Conveyor between the next two decade or in a hundred years (Gagosian, 2007).



There is paleoclimatic evidence for rapid climatic changes as a result of the shut down of the Ocean Conveyor. If this were to happen, the Gulf Stream could possibly be deflected downwards, which would prevent the transfer of warm water from the tropics to the high Northern latitudes. In this scenario the high latitude would go through a very rapid cooling periods that could have devastating effects on the ecosystem (Gagosian, 2007).



For this reason we assert that this region should be carefully monitored in order to recognize this trend early. There should also be a significant effort put into maintaining the robustness of the ecosystem in this area. To do this, restrictions placed on the fishery in this region should be higher than they would otherwise be set. If research proves this scenario is not as severe as predicted, or that change will happen on longer time scales, such restrictions could be scaled back.

In: http://web.mit.edu/12.000/www/m2011/finalwebsite/solutions/climate.shtml

Cada vez mais existem confirmações de que a corrente do golfo tem-se misturado cada vez mais com água doce no norte do Atlântico, já se sabe em que pode resultar :cold::cold:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
There is evidence of lower salinity in the North Atlantic coming from melting of polar ice caps and diluting the ocean with more fresh water. An increased amount of fresh water could come from glaciers or sea ice melting, an increased amount of precipitation, or from rivers. The increase of freshwater in the oceans could have a damaging effect on the Ocean Conveyor (currents which transport warm water from the tropics to Northern latitudes on the surface; the water cools as it travels north, and then sinks and travels south again). There are different scenarios for the slowing down of the Ocean Conveyor between the next two decade or in a hundred years (Gagosian, 2007).



There is paleoclimatic evidence for rapid climatic changes as a result of the shut down of the Ocean Conveyor. If this were to happen, the Gulf Stream could possibly be deflected downwards, which would prevent the transfer of warm water from the tropics to the high Northern latitudes. In this scenario the high latitude would go through a very rapid cooling periods that could have devastating effects on the ecosystem (Gagosian, 2007).



For this reason we assert that this region should be carefully monitored in order to recognize this trend early. There should also be a significant effort put into maintaining the robustness of the ecosystem in this area. To do this, restrictions placed on the fishery in this region should be higher than they would otherwise be set. If research proves this scenario is not as severe as predicted, or that change will happen on longer time scales, such restrictions could be scaled back.

In: http://web.mit.edu/12.000/www/m2011/finalwebsite/solutions/climate.shtml

Cada vez mais existem confirmações de que a corrente do golfo tem-se misturado cada vez mais com água doce no norte do Atlântico, já se sabe em que pode resultar :cold::cold:


É importante para já : «For this reason we assert that this region should be carefully monitored».