Avisos e Alertas - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Avisos e Alertas oficiais

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Protecção Civil, IPMA, etc.
Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faço-o nos tópicos de previsões ou outros.

Links úteis:
http://www.ipma.pt/
http://www.prociv.pt/
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Frio vai apertar nos próximos dias

O frio veio para ficar. As mínimas voltam a descer no próximo sábado. A descida é ainda mais acentuada no domingo. Tudo por causa de um anti-ciclone nas ilhas britânicas. Nalguns locais, sobretudo no norte e interior, como na Guarda, as temperaturas deverão chegar aos 3 graus negativos.


RTP Notícias
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Avisos meteorológicos em vigor para Domingo, 6 de Janeiro: precipitação nos Açores e frio em Portugal Continental

aviso1.jpg


aviso2.jpg
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Comunicado válido entre 2019-01-09 13:36:00 e 2019-01-12 23:59:00
Assunto: Aumento do desconforto térmico entre 10 e 12 de janeiro

A partir da madrugada de dia 10, prevê-se a substituição gradual de uma massa de ar polar, por uma massa de ar com caraterísticas de ar Ártico sobre Portugal continental, transportada do interior do continente Europeu.

Como consequência, a temperatura mínima deverá descer no dia 10 no interior Norte e Centro, especialmente na Beira Alta, onde nas terras altas, as descidas poderão ser da ordem de 5 a 8°C. Assim, os valores da temperatura mínima deverão variar genericamente entre 2 e 6°C, sendo inferiores no interior Norte e Centro, onde variarão aproximadamente entre -4 e 1°C. No dia 11, a descida estender-se-á ao restante território (descidas da ordem de 2 a 4°C), mantendo-se os valores baixos pelo menos até dia 12.

Prevê-se igualmente uma descida dos valores da temperatura máxima no dia 10 no interior Norte e Centro, e no dia 11 em todo o território. No dia 11, a temperatura máxima deverá variar aproximadamente entre 10 e 14°C, sendo inferior no nordeste transmontano e na Beira Alta, onde será inferior a 8°C, e ligeiramente superior em alguns locais do litoral Sul.

Adicionalmente, prevê-se um aumento do desconforto térmico até dia 12, devido à intensificação do vento do quadrante leste, sobretudo nas terras altas, onde deverá soprar moderado a forte (até 50 km/h), e por vezes com rajadas até 65 km/h em especial no Norte e Centro e até meio da manhã. Prevê-se igualmente formação de geada a chegar junto ao litoral.

De referir que desde o início de janeiro têm-se verificado noites frias, isto é, valores da temperatura mínima do ar inferiores aos valores médios e mesmo inferiores aos valores que só ocorrem em 10% dos casos (percentil 10). De realçar, no entanto, a ocorrência de dias quentes, isto é valores de temperatura máxima superiores aos valores médios e mesmo superiores aos valores que só ocorrem em 10 % dos casos (percentil 90).

De 1 a 9 de janeiro em cerca de 50% das estações registaram-se valores de temperatura mínima inferior a 0°C, tendo sido de forma consecutiva em algumas regiões do Norte e Centro.
Os menores valores da temperatura mínima, -7.0°C, registaram-se nos dias 5 e 6 de janeiro, em Miranda do Douro e Chaves, respetivamente. Por outro lado, os maiores valores da temperatura máxima registaram-se no dia 2 em Rio Maior (20.8°C) e no dia 1 em Braga, (20.5°C).

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa


Para detalhes sobre avisos meteorológicos consultar:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 
Estado
Fechado para novas mensagens.