Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Por aqui a geada vou bem valente, mas praticamente igual á de ontem, deixo aqui algumas fotos.
Era este o cenário, aqui á saida de casa, ás 8:50.
Agora ás 2 da tarde, ainda tenho aqui um balde com água congelado, nos locais á sombra a geada permanece ainda.

acxvlz.jpg


Aqui o vale do Furadouro, ás 9 da manhã, a geada permanecia até nos ramos das oliveiras, e até ao inicio da econsta dos carvalhos.
Mais pessoas também estavam a parar os carros para tirarem fotos.

2ed2pf6.jpg


Aqui bem junto ao 1º ribeiro, pois este vale tem 2 ribeiros, o outro fica a cerca de 150 metros deste.

5y53jr.jpg


2sai1c4.jpg
Mais 3 fotos de ontem da inversão do Lizandro.

Junto ao rio devia estar uns 4 negativos.
Por uns minutos tirei a luva, fiquei logo com a mão dormente do frio.


https://ibb.co/0tCwHvn
https://ibb.co/jyTYkd0
https://ibb.co/jz7jDLj


Belas fotos da geada.:thumbsup:
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Tive a tirar a máquina do pó, o crepúsculo de hoje com uma lua saída de nova. Por cima da 1ª antena de muita alta tensão conseguem ver uma estrela solitária, provavelmente só com zoom e aumento de luminosidade. É a Formalhaut, está a 25 anos-luz, é uma estrela branca, jovem e a mais brilhante da sua constelação. É a 3a estrela mais próxima da Terra com exoplanetas, sendo um deles 3 vezes maior que Júpiter.

vReqT7q.jpg


8,7ºC

Se olharem agora para Sudoeste conseguem ver a estrela perfeitamente a tilintar ferverosamente, a "lutar contra a nossa atmosfera" :)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Seiça

15:30 20,0 graus
16:00 18,8 graus
16:30 13,6 graus
17:00 9,8 graus
17:30 6,5 graus
18:00 3,7 graus
18:30 2,3 graus
19:00 1,2 graus

Quando se fala de acentuado arrefecimento nocturno, aqui está um exemplo, embora extremo.
Neste momento Seiça já deve estar a gear, as 16 h estava calor!
Agradecimento ao proprietário da Quinta que teve a brilhante ideia de instalar uma estação meteorológica.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
A temperatura aqui ainda desceu uma décima em relação ao que tinha relatado. Assim sendo, a mínima foi de 0,7ºC.

Deixo uma foto que tirei junto da Faculdade de Ciências, no Campo Grande, pelas 07:50. A foto que tirei na horizontal ficou desfocada, portanto aqui fica a vertical. Tirada com o telemóvel em modo HDR.

AsqfRcg.jpg
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Seiça

15:30 20,0 graus
16:00 18,8 graus
16:30 13,6 graus
17:00 9,8 graus
17:30 6,5 graus
18:00 3,7 graus
18:30 2,3 graus
19:00 1,2 graus

Quando se fala de acentuado arrefecimento nocturno, aqui está um exemplo, embora extremo.
Neste momento Seiça já deve estar a gear, as 16 h estava calor!
Agradecimento ao proprietário da Quinta que teve a brilhante ideia de instalar uma estação meteorológica.

Fazendo a taxa de descréscimo de T ao longo do tempo dá cerca de 0,1ºC/minuto! Incrível a zona.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Seiça

15:30 20,0 graus
16:00 18,8 graus
16:30 13,6 graus
17:00 9,8 graus
17:30 6,5 graus
18:00 3,7 graus
18:30 2,3 graus
19:00 1,2 graus

Quando se fala de acentuado arrefecimento nocturno, aqui está um exemplo, embora extremo.
Neste momento Seiça já deve estar a gear, as 16 h estava calor!
Agradecimento ao proprietário da Quinta que teve a brilhante ideia de instalar uma estação meteorológica.

Fazendo a taxa de descréscimo de T ao longo do tempo dá cerca de 0,1ºC/minuto! Incrível a zona.

É simplesmente um local incrível, e provavelmente um dos melhores locais com um enorme potencial, aqui do distrito de Santarém.
Foi mesmo uma excelente ideia por parte do proprietário, instalar no local uma estação meteorológica, de modo a que disponibilizar estes registos maravilhosos a todos nós.
São certamente mais de 13 horas então que o local está a "fazer" gelo, pena é não ser visível fotos do local em questão diariamente, até para se ter uma ideia da acumulação.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
É simplesmente um local incrível, e provavelmente um dos melhores locais com um enorme potencial, aqui do distrito de Santarém.
Foi mesmo uma excelente ideia por parte do proprietário, instalar no local uma estação meteorológica, de modo a que disponibilizar estes registos maravilhosos a todos nós.
São certamente mais de 13 horas então que o local está a "fazer" gelo, pena é não ser visível fotos do local em questão diariamente, até para se ter uma ideia da acumulação.

No wunderground o proprietário respondeu a comentários recentemente, estão públicos. É uma questão de pedir fotos.
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
748
Local
Mafra
@Rachie Encontrei-a, sabia que a tinha no pc, vamos ver se volta a reportar!
https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMALVEIR2
Fixe obrigada, vai para os favoritos
A minha mínima de hoje ficou-se pelos -1.6°C. Impressionantes fotos as vossas! Uma estação de Canha, junto à ribeira, registou - 5.6°C mínima! As últimas previsões do Ipma para o próximo fim de semana são bem interessantes com mínimas brutais para certos sítios (para aqui -3, e para Lisboa 2 ou 3 graus).
De momento estou sem conseguir reportar devido aos servidores da Netatmo estarem em manutenção.

Sent from my ANE-LX1 using Tapatalk
Os meus pais vivem entre Canha e Pegões. De facto é uma zona que é bem mais fria no inverno e quente o verão do que seria de esperar tão perto de Lisboa. A minha mãe está manhã andou a regar o carro e mesmo assim o gelo teimou em não sair...

Pela Venda do Pinheiro, o meu sensor registou 3.5 de mínima.

Hoje fui de manhã cedo para o centro de Lisboa. Na zona da Calçada de Carriche chegou a registar 2° no carro (que deve ter erro, ainda não sei quanto porque comprei há pouco tempo). Estava mesmo muito, muito frio.

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
No wunderground o proprietário respondeu a comentários recentemente, estão públicos. É uma questão de pedir fotos.

Por acaso não sabia, mas até seria boa ideia, que o proprietário se disponibiza-se para se registar aqui no fórum, e colocar as fotos registadas, mas também não se pode pedir tudo, até porque mesmo assim já nos dá uma grande contributo.
Secalhar as fotos seriam de bradar aos céus, parecidas com as do sincelo que tem ocorrido em Mirandela, embora com menos intensidade.
Tenho aqui um Vizinho que tem a casa toda rodeada de grande árvores em sebe, como cedros, ciprestes e pinheiros,talvez mais de 200 árvores no total, todos com mais de 4 metros de altura numa zona baixa, e o que é certo é que a geada não passa para dentro do terreno, salvo a geada negra, de -7ºC, que ocorreu no ano passado, e o vizinho junto que tem olival, estava tudo coberto de branco, e como se passases do congelador para o frigorífico em poucos metros.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Após umas horas em que o Wunderground esteve off, simplesmente perdi o valor da máxima.
Por isso os dados que tenho são os seguintes:

Charneca da Caparica:
Máx: ?
Mín: -0,6°C

Corroios:
Máx: 16,8°C
Mín: -1,8°C
(18,6°C de diferença)

Durante a manhã, devido à mínima, uma camada de 2,5 cm de gelo cobria a Quinta do Marialva de Cima e os carros das pessoas. Na zona do Intermarché, houve ocorrência de sincelo, tendo as árvores ficado brancas. :eek:

Link para aceder à minha estação meteorológica (nos próximos dias colocarei na assinatura): https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ICHARNEC6#

Agora estão 5,0°C aqui pela Aroeira e 5,8°C na minha estação. A esta hora esta temperatura costuma significar gelo amanhã de madrugada.:cold:

Bons registos da geada de hoje de manhã, dos que vi. Parabéns! :)
 

charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
Fixe obrigada, vai para os favoritosOs meus pais vivem entre Canha e Pegões. De facto é uma zona que é bem mais fria no inverno e quente o verão do que seria de esperar tão perto de Lisboa. A minha mãe está manhã andou a regar o carro e mesmo assim o gelo teimou em não sair...

Pela Venda do Pinheiro, o meu sensor registou 3.5 de mínima.

Hoje fui de manhã cedo para o centro de Lisboa. Na zona da Calçada de Carriche chegou a registar 2° no carro (que deve ter erro, ainda não sei quanto porque comprei há pouco tempo). Estava mesmo muito, muito frio.

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk
Sim, até porque nas zonas de Lezírias/Vales é típico, no entanto as inversões térmicas nesse local parecem muito fortes, porque são valores de mínima parecidos com os valores que Chaves e Mirandela têm tido!

Sem sinal ainda dos servidores da Netatmo.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Mínima: 4,0 graus
Máxima: 16,4 graus
Actual: 8,7 graus

Há uma hora atrás fiz Malveira - Alcabideche, e no Pisão o sensor auriol instalado no carro registou 1,7 graus, incrível.
Para se ter noção para quem conhece esta zona, no entroncamento para Zambujeiro/Murches estavam 10,8 graus.
9 graus de diferença em 50 mts de desnível.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.