Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Se calhar está na hora de tratares tu próprio da licença de uso e porte de arma. Já que é para andar aos tiros no teu terreno, que sejam teus.
Mais a sério, quando vivia nos arredores da cidade, morava num bairro com uma pequena mancha florestal mesmo ao pé. Era um foguetório irritante todas as quintas e domingos. Agora nem sei se se mantêm esses dois dias.

Eu nem morto pegava numa arma para ir caçar, e ainda para mais o meu terreno até já serve de refúgio em dias de caça, de rolas, coelhos, perdizes e faisões, todos eles ficam aqui a descansar bem perto da galinheira, e quando acaba mais um dia de caça, logo vão á sua vida.

Sim, continua todas as quintas e domingos, a partir das 8 da manhã, acaba-se logo o sossego que é viver no campo e começa o inferno, as domingos então nem posso dormir um pouco até mais tarde, com os chumbos a cair no telhado, e já cheguei a deixar o pequeno almoço, para ir á rua dizer aos caçadores se me queriam vir caçar debaixo da cama. Isto já para não falar dos outros dias que tenho de ir fazer de vigilancia, porque ninguém respeira a lei dos 200 metros de distancia em relação ás habitações.
Mas antigamente até pensei em ser caçador, só para ir á caça e faltar ao trabalho, na empresa onde já trabalhei, sei de pessoas que vão sempre caçar, mas nunca perguntei ao patrão qual era a justificação para apresentar.
Secalhar levam uns coelhos e o problema fica resolvida, mas noutras empresas o cenário é igual, já quando andava na escola, tinha um grande amigo que era caçador, e ás quintas também nunca ia á escola.
Pois quando ia ao médico e mesmo com a justificação quase que me crucificavam.
 


bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Se calhar está na hora de tratares tu próprio da licença de uso e porte de arma. Já que é para andar aos tiros no teu terreno, que sejam teus.
Mais a sério, quando vivia nos arredores da cidade, morava num bairro com uma pequena mancha florestal mesmo ao pé. Era um foguetório irritante todas as quintas e domingos. Agora nem sei se se mantêm esses dois dias.

Dizia-me um amigo meu que um dos paradoxos da atividade cinegética era a de que em Portugal é crime entrar em propriedade alheia sem a devida autorização, mas se se transportar uma espingarda já é permitido...
 
  • Gosto
Reactions: ClaudiaRM

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Dizia-me um amigo meu que um dos paradoxos da atividade cinegética era a de que em Portugal é crime entrar em propriedade alheia sem a devida autorização, mas se se transportar uma espingarda já é permitido...

Não faz qualquer sentido, de facto.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Como ser abstémica se refere ao consumo de bebidas alcoólicas, sim, sou abstémica. Não por algum tipo de moralidade mas apenas porque não gosto do sabor.
No que diz respeito ao consumo de alimentos sem snc, não me levanta quaisquer questões éticas. ;)

Ser "abstémico" é abster-se de qualquer coisa. Eu, por exemplo, também era abstémico relativamente ao vinho (não apreciava o sabor, exceto o vinho americano acabado de fazer). Com o tempo fui-me apercebendo da importância cultural do vinho e da viticultura.

Hoje consumo vinho (moderadamente) também porque quero contribuir para a manutenção da nossa paisagem rural, com vinhas a produzir uvas e sobreiros a produzir cortiça (bem sei que os Amorins são uns monopolistas, mas nada é perfeito). Também faço questão de consumir frutas e produtos lácteos exclusivamente portugueses, acho que as vaquinhas não se importam de ser ordenhadas (também sinto nostalgia do cheiro das ordenhas coletivas, na minha infância!). Contribuo assim para manter a paisagem portuguesa e os teimosos que continuam a viver no dito "interior".

PS: tem de concordar comigo que a sua declaração relativa aos alimentos sem snc deixa as caracoletas e ou ouriços do mar muito desconfortáveis... esses bichinhos simpáticos não nasceram para ser cozinhados por nós...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Dizia-me um amigo meu que um dos paradoxos da atividade cinegética era a de que em Portugal é crime entrar em propriedade alheia sem a devida autorização, mas se se transportar uma espingarda já é permitido...

Pois então agora é que disseste tudo, então está tudo explicado, podes entrar então em qualquer propriedade privada, porque levas uma arma ás costas, e já consegues intimidar qualquer pessoas que te diga que não podes lá caçar, ou mesmo passar.
Essa para mim ainda é nova, pois não sabia, mas pronto estamos sempre a aprender.
Bem tinhamos aqui conversa para debater acerca do mundo cinegético, que dava para fazer um programa maior do que os prós e contras da RTP1.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Pois então agora é que disseste tudo, então está tudo explicado, podes entrar então em qualquer propriedade privada, porque levas uma arma ás costas, e já consegues intimidar qualquer pessoas que te diga que não podes lá caçar, ou mesmo passar.
Essa para mim ainda é nova, pois não sabia, mas pronto estamos sempre a aprender.
Bem tinhamos aqui conversa para debater acerca do mundo cinegético, que dava para fazer um programa maior do que os prós e contras da RTP1.

Atenção, a caça tem um conjunto de regras muito apertadas (as pessoas não imaginam o conjunto de exames que um caçador tem de fazer para ter a licença de caça ou de porte de arma?), e também há hoje em dia muitas normas que garantem - por exemplo - o direito à não caça ou proíbem (terminantemente) a caça próximo de estradas, casas, etc. Em caso de incumprimento as autoridades devem atuar, como em todas as facetas da vida em sociedade.

Como eu referia atrás, não se pode tomar a nuvem por Juno! A caça gera muito rendimento aos países que a organizam corretamente (vide Espanha) e pode ser (é) mesmo contributiva para a proteção da natureza (outro paradoxo).
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Ser "abstémico" é abster-se de qualquer coisa.

Não é verdade.
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/abstémico

https://dicionario.priberam.org/abstémio

Com o tempo fui-me apercebendo da importância cultural do vinho e da viticultura.

Não consumo coisas de que não gosto, ainda que me aperceba da sua importância cultural ou económica. Comer e beber, para além de uma necessidade, para mim tem de ser um prazer. Como no resto da minha vida, também na gastronomia não faço fretes.

deixa as caracoletas e ou ouriços do mar muito desconfortáveis...

Também não como disso. Como costumo dizer na brincadeira para justificar a minha esquisitice alimentar, tudo o que largue 'nhanha, está fora do menu.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Atenção, a caça tem um conjunto de regras muito apertadas (as pessoas não imaginam o conjunto de exames que um caçador tem de fazer para ter a licença de caça ou de porte de arma?), e também há hoje em dia muitas normas que garantem - por exemplo - o direito à não caça ou proíbem (terminantemente) a caça próximo de estradas, casas, etc. Em caso de incumprimento as autoridades devem atuar, como em todas as facetas da vida em sociedade.

Como eu referia atrás, não se pode tomar a nuvem por Juno! A caça gera muito rendimento aos países que a organizam corretamente (vide Espanha) e pode ser (é) mesmo contributiva para a proteção da natureza (outro paradoxo).

E ainda bem que assim é, e concordo com essas regras bastante apertadas, e secalhar ainda podiam ser um pouco mais, pois vejo alguns caçadores já com uma idade já bem avançada, na casa dos 80 anos.

Eu nem importava que se se praticasse a caça nos respectivos locais, desde que se respeitasse as leis, e as distancias, e isso seria bom que o SEPNA andasse mais em cima da situação, como a GNR faz com os condutores, inclusive com operações de fiscalização, eu era o 1º a ceder aqui a entrada da minha casa, para eles verem de perto os chumbos a cairem nas botas deles.
Claro que a caça, pode e deve contribuir para proteger todo o conjunto da natureza, pois também eles dependem, pois se não houver mais que caçar, também ficam a perder.
E mais o que deveria de ser feito era não caçar os coelhos todos, como se não houvesse amanhã, durante uma temporada, e depois na próxima ficam só a verem "navios".
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Atenção, a caça tem um conjunto de regras muito apertadas

A circulação nas estradas também. O problema em Portugal está longe de ser a falta de legislação, excepto em casos muito concretos. Há é problemas na fiscalização e, principalmente, muita estupidez e falta de civismo. Vamos dar sempre ao mesmo.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A circulação nas estradas também. O problema em Portugal está longe de ser a falta de legislação, excepto em casos muito concretos. Há é problemas na fiscalização e, principalmente, muita estupidez e falta de civismo. Vamos dar sempre ao mesmo.

Sim, concordo, o que falta ao portugueses é a falta de civismo, e muito nas estradas, hoje já assiti a duas situações estranhas, a 1ª foi logo de manhã, quando ia para o trabalho, qual não é o meu espanto quando vejo á minha frente uma senhora fazer a curva toda em contra-mão, e por pouco não me vinha ter acima.
E agora ao final do dia vejo um carro, em que o dono estava indeciso, se ia para a esquerda ou para a direita, nos semáfaros, então ficou cruzado entre ambas as vias, entalado nos outros carros, e assim ficou até os carros da frente andarem.
São estas situações que se deviam de evitar ao máximo, bem como os descuidos, e os telemóveis que são outro perigo.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Bem, vou meter um pouco a foice em seara alheia, já que sou como o Pedro sendo impensável pegar em qualquer tipo de arma... nem posso pois fui objector de consciência. Dito isto, não se pode acabar com a caça pois esta tem de ser controlada. Temos o caso dos javalis e raposas, os primeiros causando bastantes estragos e expandem-se bastante rápido, e as segundas por exemplo aqui não existe galinha que chegue a velha. A minha vizinha de tempos a tempos fica sem galinhas... Outra coisa é a caça sem consciência, a atirarem a tudo o que mexe... mas pelos vistos a consciência dos caçadores está a mudar... isso é muito bom! Só me chateia quando andam aos tiros aqui perto das casas, o que é muito raro, mas chamo logo a GNR.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
A falta de civismo existe, em maior ou menor grau, em todo o lado mas como vivemos aqui é aqui que nos toca. Verdade seja dita, tem-se evoluído muito. Quando cheguei a Portugal nos anos oitenta, a excepção era usar caixotes do lixo. A malta comia pastilhas ou gelados e zás, papel no chão. Já nem falo das escarradelas no meio da rua a torto e a direito e malta a urinar junto a árvores na via pública na maior descontração como se estivesse no quintal. Percorreu-se um enorme caminho mas ainda falta percorrer outro tanto.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bem, vou meter um pouco a foice em seara alheia, já que sou como o Pedro sendo impensável pegar em qualquer tipo de arma... nem posso pois fui objector de consciência. Dito isto, não se pode acabar com a caça pois esta tem de ser controlada. Temos o caso dos javalis e raposas, os primeiros causando bastantes estragos e expandem-se bastante rápido, e as segundas por exemplo aqui não existe galinha que chegue a velha. A minha vizinha de tempos a tempos fica sem galinhas... Outra coisa é a caça sem consciência, a atirarem a tudo o que mexe... mas pelos vistos a consciência dos caçadores está a mudar... isso é muito bom! Só me chateia quando andam aos tiros aqui perto das casas, o que é muito raro, mas chamo logo a GNR.

Eu sei bem o que isso é, dos ataques aos galinheiros, pois já fui vítima e bastante, em cerca de 4 anos, perdi cerca de 100 aves de criação no total, foi desolador ver as aves todas desmenbradas, a minha mãe, até chorou quando encontrou aquele cenário macabro, em principio pelo saca-rabos, e hoje 2 anos depois do último ataque ainda não consegui recuperar toda a produção, e tive de á 2 anos atrás apostar na construção de um galinheiro reforçado.
Eu volto a dizer, não sou contra a caça, só peço que se exista respeito, e civsmo.