Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@jonas_87, essas casa que se ve nas fotos, com o telhado, é a mesma que tens feito os registos noutras alturas, eu reconhecia logo por ter o telhado coberto de gelo, e por ser nesse vale que só de ver a encosta lá atrás já dá para ter uma ideia do frio que deve fazer por lá.
Sabes se ainda é habitada por alguém, e sabes dizer se em alguma altura do dia o sol, ainda espreita por aí, ou é sempre "noite".
Eu conheço aqui um local, que se chama o Vale Escuro, e nome já diz tudo, o sol pouco chega a espreitar por lá nestes dias, os eucaliptos não o deixam aparecer, passa uma estrada pelo meio do vale, onde de um lado é uma encosta de montado e do outro é uma encostra de eucaliptal.

Em 2013 fiz um trabalho na faculdade sobre este vale, e na altura uma das análises que fiz foi precisamente o cálculo de horas de sol em algumas zonas do vale, para então justificar a forte inversão térmica. Conclui se que nos dias mais pequenos do ano havia sítios que não tinham 1 hora sequer de sol. Actualmente o sol chega lá mas ainda são poucas horas. A primeira casa não é habitada mas o dono mora precisamente do lado onde tirei a foto. Conheço o fruto do estudo que fiz em 2013, pois deixou m instalar um datalogger na propriedade dele. Em relação a esse sitio que falas essas estradas são um perigo pode se perfeitamente formar gelo,
________

8,5ºC estaveis.
 


Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
748
Local
Mafra
@Rachie Encontrei-a, sabia que a tinha no pc, vamos ver se volta a reportar!
https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMALVEIR2
Apanhei-a online mas parece-me que há-de estar mais frio que isto... No vale de São Giao marca 6°

Estou a caminho de casa vinda de casa dos meus pais em Pegões. Lá o carro marcava 3° (o erro já descobri, estará a marcar 1.5 acima). Estou agora na zona do Passil / Atalaia e marca 2° brrrrr
356614ecd633d2414af1bd32f48284fa.jpg


EDIT: 5 a chegar à ponte e já se percebe que vai formar nevoeiro

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk
fe3db60fc175caff098e01a1d0bb5126.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Em 2013 fiz um trabalho na faculdade sobre este vale, e na altura uma das análises que fiz foi precisamente o cálculo de horas de sol em algumas zonas do vale, para então justificar a forte inversão térmica. Conclui se que nos dias mais pequenos do ano havia sítios que não tinham 1 hora sequer de sol. Actualmente o sol chega lá mas ainda são poucas horas. A primeira casa não é habitada mas o dono mora precisamente do lado onde tirei a foto. Conheço o fruto do estudo que fiz em 2013, pois deixou m instalar um datalogger na propriedade dele. Em relação a esse sitio que falas essas estradas são um perigo pode se perfeitamente formar gelo,
________

8,5ºC estaveis.

Obrigado pela informação detalhada, pois foi o que eu tinha calculado, que as horas de sol nessa zona seriam mesmo poucas, foi um bom estudo, num local bem interessante que fizeste.
O local que falei em cima, a estrada é meramente rural de terra batida, agora no outro maior vale aqui da zona, que é o o do Furadouro, aí a estrada é alcatroada, e com bastante afluencia, onde eu também passo por lá todos os dias de manhã para ir trabalhar, pelo menos a berma da estrada nota-se sempre a brilhar, é sempre preciso muito cuidado, pois em caso de despiste, as rebanceiras são bem perigosas.
Acho que merecia um acompanhamento constante por parte das autoridades até de modo a prevenirem algum acidente.
Já no ano passado quando cortaram a estrada devido á estrada ter ficado submersa, a alternativa é um desvio, de mais de 6 km.

Fica uma foto desse local, em que vejo bem o gelo a brilhar junto á berma.
https://www.google.com/maps/@39.413...4!1s4BK8GtNVmPGi2ElKYqCjvw!2e0!7i13312!8i6656
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Cheguei a casa, o carro marcava 7° o que bate certo com o sensor da varanda.
Venda do valador continua a marcar 11°.
fe21248bf6c1e71b0a9ca4ed81372b2c.jpg
2916fe347302608e4ec7b005947410a5.jpg


Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

A nossa conversa fez com que o proprietário da estação se registasse no fórum e explicasse que apenas têm a mesma ligada ao WU quando pode.
É normal deixou de reportar à 2 horas.
 
  • Gosto
Reactions: Rachie e luismeteo3

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
748
Local
Mafra
A nossa conversa fez com que o proprietário da estação se registasse no fórum e explicasse que apenas têm a mesma ligada ao WU quando pode.
É normal deixou de reportar à 2 horas.
Ah, isso explica. Pensei que estivesse num local abrigado e tivesse a diferença por isso.
Muito obrigada pela informação. Espero que ele consiga ter as condições para poder tê-la mais tempo online. Seria muito útil. E que participe também no fórum. Sinto-me sozinha por estas bandas depois de ter tido tantos vizinhos em Almada

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Ah, isso explica. Pensei que estivesse num local abrigado e tivesse a diferença por isso.
Muito obrigada pela informação. Espero que ele consiga ter as condições para poder tê-la mais tempo online. Seria muito útil. E que participe também no fórum. Sinto-me sozinha por estas bandas depois de ter tido tantos vizinhos em Almada

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Qual foi a máxima e mínima que tiveste hoje?
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje foi mais do mesmo. A temperatura foi um pouco mais alta, e apesar do nevoeiro durante a madrugada, não houve nenhum caso especial a não ser a geada que cobre os campos em todos os últimos dias.

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 16,4°C
Mín: 2,9°C
Nevoeiro durante 6 horas

Corroios:
Máx: 17,2°C
Mín: -0,8°C
(quase 19 graus de diferença! :uau:)
Nevoeiro durante 7 horas


Isso é um estudo feito pela Infraestruturas de Portugal ou é um estudo feito por amadores? É que a N247 nessa zona já não é estrada nacional há vários anos, mas sim estrada regional. Algumas placas até já foram modificadas, outras nem por isso. :)
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Disseram-me que ontem no Freixial, pelas 6h30, estavam -5ºC. Esta localidade fica a cerca de 100 metros de altitude e está rodeada de serras.

--

Por aqui sigo neste momento com 5,7ºC estagnadíssimos.

Completando o post:
Não me admiro esse valor, a configuração do terreno é curiosa!! :cold:
Um autêntico buraco.

 
Estado
Fechado para novas mensagens.