Biodiversidade

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Descoberto novo escaravelho subterrâneo em Portugal
JORNAL I08/01/2019 19:10
162 FACEBOOK TWITTER
Descoberta aconteceu na Serra do Sicó

Foi descoberto um novo escaravelho subterrâneo em Portugal. Segundo uma investigação publicada no boletim ZooKeys, na última segunda-feira, o animal, sem olhos e sem pigmentação no corpo, é o primeiro do género a ser descoberto no país.

A descoberta aconteceu na gruta de Soprador do carvalho, no concelho de Penela, por Ignacio Ribera, do Instituto de Biologia Evolucionária, em Espanha, e de Ana Sofia Reboleira, da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

A gruta faz parte do sistema de Dueça e estende-se por quatro quilómetros na serra do Sicó.

O escaravelho, uma fêmea, é da espécie 'Iberoporus pluto' tem 2,8 milímetros de comprimento e 1,1 milímetros de largura e corpo alaranjado.

O facto de este escaravelho não ter olhos, nem pigmentação no corpo, revela adaptação a meios onde não existe luz solar. Os membros longos e as atentas indicam que a espécie tem poucas capacidades para nadar.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Descoberto novo escaravelho subterrâneo em Portugal
JORNAL I08/01/2019 19:10
162 FACEBOOK TWITTER
Descoberta aconteceu na Serra do Sicó

Foi descoberto um novo escaravelho subterrâneo em Portugal. Segundo uma investigação publicada no boletim ZooKeys, na última segunda-feira, o animal, sem olhos e sem pigmentação no corpo, é o primeiro do género a ser descoberto no país.

A descoberta aconteceu na gruta de Soprador do carvalho, no concelho de Penela, por Ignacio Ribera, do Instituto de Biologia Evolucionária, em Espanha, e de Ana Sofia Reboleira, da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

A gruta faz parte do sistema de Dueça e estende-se por quatro quilómetros na serra do Sicó.

O escaravelho, uma fêmea, é da espécie 'Iberoporus pluto' tem 2,8 milímetros de comprimento e 1,1 milímetros de largura e corpo alaranjado.

O facto de este escaravelho não ter olhos, nem pigmentação no corpo, revela adaptação a meios onde não existe luz solar. Os membros longos e as atentas indicam que a espécie tem poucas capacidades para nadar.

Mais uma boa descoberta, de um escaravelho que consegue viver na ausencia total de luz, daí ter desenvolvido essas adaptações ao longo dos tempos, é também um ser bem pequeno por sinal.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Num passado não muito distante pois tenho 30 anos havia muito abandono de cães de caça na serra algarvia no final da época. Os caçadores diziam que os cães velhos já não tinham faro e abandonavam-nos, mas nunca ouvi falar em animais abatidos a tiro pelos donos. Os pobres dos bichos acabavam por ir para os montes onde por vezes atacavam galinheiros. De vez em quando alguém lá punha um isco envenenado e era uma razia de cães e gatos. Há uns 10 anos em pleno litoral algarvio recordo-me de aparecerem vários cães mortos e desapareceram uns 10 ou 15 gatos vadios, comentava-se sobre uma «mezinha» lançada por um vizinho pois havia na zona alguns cães e gatos abandonados (há 20 anos então era um grave problema pois muitos turistas portugueses abandonavam animais no Verão). Felizmente estas práticas tendem a acabar pois as novas gerações já têm mais sensibilidade.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Num passado não muito distante pois tenho 30 anos havia muito abandono de cães de caça na serra algarvia no final da época. Os caçadores diziam que os cães velhos já não tinham faro e abandonavam-nos, mas nunca ouvi falar em animais abatidos a tiro pelos donos. Os pobres dos bichos acabavam por ir para os montes onde por vezes atacavam galinheiros. De vez em quando alguém lá punha um isco envenenado e era uma razia de cães e gatos. Há uns 10 anos em pleno litoral algarvio recordo-me de aparecerem vários cães mortos e desapareceram uns 10 ou 15 gatos vadios, comentava-se sobre uma «mezinha» lançada por um vizinho pois havia na zona alguns cães e gatos abandonados (há 20 anos então era um grave problema pois muitos turistas portugueses abandonavam animais no Verão). Felizmente estas práticas tendem a acabar pois as novas gerações já têm mais sensibilidade.

E felizmente que passados esses anos a situação já mehorou, que a consciencia das pessoas já começa a ser outra.
Por muito que se tente erradicar os animais, sejam eles cães ou gatos vadios, o envenenamento não é a solução, mas pronto era uma prática muito recorrente antigamente, as raposas pelo que sei aqui também levavam com a mesma "receita".
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa

Ai é, é...

Que os meteonautas me perdoem o off-topic, mas aqui vai um intervalinho lexical (só dois exemplos, sublinhados meus):

Abstémio [=Abstémico]
Adj.s.m. (a1608 cf. DNLeD) 1 que ou o que não ingere ou ingere muito pouco bebidas alcoólicas; moderado, sóbrio 1.1 p. metf. <era um homem muito calado, a. nas palavras e nos gestos> [...]
in Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tomo 1, página 87, edições Temas e Debates, Lisboa, 2005.

Abstémio - Abstémico, abstinente, comedido, frugal, moderado, sóbrio.
in Dicionário de Sinónimos da Língua Portuguesa, 3.ª edição, página 9, edições João Francisco Lopes, Lisboa, 1962.

Podia dar mais exemplos, but I rest my case...

Não consumo coisas de que não gosto, ainda que me aperceba da sua importância cultural ou económica. Comer e beber, para além de uma necessidade, para mim tem de ser um prazer. Como no resto da minha vida, também na gastronomia não faço fretes.

Eu também tinha essa verticalidade ideológica... o raio é que por via do amor a Portugal e à civilização galaico-lusitana passei mesmo a gostar do vinhito e de outros acepipes moderadamente repugnantes, e agora a minha consciência adverte-me para nunca dizer "nunca"... É a chatice do mundo não ser todo a preto e branco, às vezes é branco-sujo, cinzento e, para quem gosta de certos cogumelos (muito ecológicos), ás vezes até é bastante colorido!
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
E ainda bem que assim é, e concordo com essas regras bastante apertadas, e secalhar ainda podiam ser um pouco mais, pois vejo alguns caçadores já com uma idade já bem avançada, na casa dos 80 anos.

Essa nota é importante, para as coisas melhorarem um pouco vamos mesmo ter de esperar pela nova geração de caçadores, os que gostam tanto de ir à caça do veado como de ver o Bambi, a exemplo nosso Amigo MSantos (e isto é uma presunção minha). Na minha família só há um caçador, e conhece a fundo, mesmo a fundo, toda a bicharada terrestre, aérea e aquática, para além de "enterrar" muito dinheiro na zona de caça do clube dele, que fica para os lados da Guarda.

Eu nem importava que se se praticasse a caça nos respectivos locais, desde que se respeitasse as leis, e as distancias, e isso seria bom que o SEPNA andasse mais em cima da situação, como a GNR faz com os condutores, inclusive com operações de fiscalização, eu era o 1º a ceder aqui a entrada da minha casa, para eles verem de perto os chumbos a cairem nas botas deles.
Claro que a caça, pode e deve contribuir para proteger todo o conjunto da natureza, pois também eles dependem, pois se não houver mais que caçar, também ficam a perder.
E mais o que deveria de ser feito era não caçar os coelhos todos, como se não houvesse amanhã, durante uma temporada, e depois na próxima ficam só a verem "navios".

Estamos todos de acordo, mas - novamente - isso vale para todas as atividades sociais regulamentadas. Por haver banqueiros gatunos vai-se proibir a atividade bancária?
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Estamos todos de acordo, mas - novamente - isso vale para todas as atividades sociais regulamentadas. Por haver banqueiros gatunos vai-se proibir a atividade bancária?

Pois claro que não, isso é mesmo coisa que vender ou trocar um rebanho inteiro, só por existir um ovelha ronhosa, como se costuma dizer.
Existe coisa em que alguns portugueses são peritos, é em meter todo o dinheiro que conseguem no seu próprio bolso, e já tivemos várias provas disso como o caso do BES e do BPN, mas pronto isso já era conversa para outro tópico cá mais em baixo.
 
  • Gosto
Reactions: bandevelugo

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
A circulação nas estradas também. O problema em Portugal está longe de ser a falta de legislação, excepto em casos muito concretos. Há é problemas na fiscalização e, principalmente, muita estupidez e falta de civismo. Vamos dar sempre ao mesmo.

É pá, mas esse era o meu argumento: lá por haver energúmenos que não cumprem as leis e os regulamentos, não vamos proibir atividades que podem ser contributivas para a salvação (relativa) do mundo rural.

É certo que há que ter cuidado com pessoal que tem armas de fogo, sobretudo em meios pequenos, mas com a organização existente há escapatória para todos: se não estão à vontade com a câmara local ou com a associação dos caçadores, podem sempre utilizar as linhas de denúncia anónima da GNR (http://www.gnr.pt/ambiente.aspx) ou mesmo da PJ (https://www.policiajudiciaria.pt/denuncia-anonima/).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Ai é, é...

Que os meteonautas me perdoem o off-topic, mas aqui vai um intervalinho lexical (só dois exemplos, sublinhados meus):

Abstémio [=Abstémico]
Adj.s.m. (a1608 cf. DNLeD) 1 que ou o que não ingere ou ingere muito pouco bebidas alcoólicas; moderado, sóbrio 1.1 p. metf. <era um homem muito calado, a. nas palavras e nos gestos> [...]
in Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tomo 1, página 87, edições Temas e Debates, Lisboa, 2005.

Abstémio - Abstémico, abstinente, comedido, frugal, moderado, sóbrio.
in Dicionário de Sinónimos da Língua Portuguesa, 3.ª edição, página 9, edições João Francisco Lopes, Lisboa, 1962.

Podia dar mais exemplos, but I rest my case...



Eu também tinha essa verticalidade ideológica... o raio é que por via do amor a Portugal e à civilização galaico-lusitana passei mesmo a gostar do vinhito e de outros acepipes moderadamente repugnantes, e agora a minha consciência adverte-me para nunca dizer "nunca"... É a chatice do mundo não ser todo a preto e branco, às vezes é branco-sujo, cinzento e, para quem gosta de certos cogumelos (muito ecológicos), ás vezes até é bastante colorido!

O primeiro exemplo que deste não confirma a tua teoria, na verdade. Não consumir algo não é sinónimo de ser moderado ou sóbrio. Nunca usei ou ouvi ser usado noutro contexto que não o das bebidas alcoólicas e tendo em conta as minhas fontes, nunca vou usar. O que não significa que outros não usem. O 'suportar', em Português, por exemplo, daqui a nada está nos dicionarios como sinónimo de apoiar por causa da influência do 'support' em Inglês. Há uma epidemia por aí. No entanto, suportar será sempre, para mim, sinónimo de 'aguentar', 'tolerar'. Espero que nos perdoem o off topic mas a vida é feita destas coisas.
Não é verticalidade nenhuma. É esquisitice, mesmo. Este estômago nasceu profundamente selectivo, sensível e fracote. Se eu teimar com ele (o que já aprendi a não fazer há muito), ele ganha, if you know what I mean. Detesto passas. Nunca comia passas na passagem de ano. Um dia, estupidamente, insistiram comigo e eu na altura era nova e ainda ia em pressões psicológicas. Iniciei o ano de joelhos em frente a uma sanita. Lesson learned.
De qualquer forma, a ligação entre o amor à Pátria e o emborcar vinho, tem graça. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: bandevelugo

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
É pá, mas esse era o meu argumento: lá por haver energúmenos que não cumprem as leis e os regulamentos, não vamos proibir atividades que podem ser contributivas para a salvação (relativa) do mundo rural.

Mas onde me leste a defender a proibição? Há uma distância significativa entre querer proibir e não gostar de algo. Não gosto da actividade, não gosto de armas nas mãos de pessoas que não sejam responsáveis pela nossa segurança e não concebo que se mate o que se diz amar. E já tive essa dissonância cognitiva dentro de casa. No entanto, é legal. Enquanto for, nada a fazer. Como diria um amigo meu, os gostos não se discutem. Lamentam-se. :D
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
O primeiro exemplo que deste não confirma a tua teoria, na verdade. Não consumir algo não é sinónimo de ser moderado ou sóbrio. Nunca usei ou ouvi ser usado noutro contexto que não o das bebidas alcoólicas e tendo em conta as minhas fontes, nunca vou usar. O que não significa que outros não usem. O 'suportar', em Português, por exemplo, daqui a nada está nos dicionarios como sinónimo de apoiar por causa da influência do 'support' em Inglês. Há uma epidemia por aí. No entanto, suportar será sempre, para mim, sinónimo de 'aguentar', 'tolerar'. Espero que nos perdoem o off topic mas a vida é feita destas coisas.
Não é verticalidade nenhuma. É esquisitice, mesmo. Este estômago nasceu profundamente selectivo, sensível e fracote. Se eu teimar com ele (o que já aprendi a não fazer há muito), ele ganha, if you know what I mean. Detesto passas. Nunca comia passas na passagem de ano. Um dia, estupidamente, insistiram comigo e eu na altura era nova e ainda ia em pressões psicológicas. Iniciei o ano de joelhos em frente a uma sanita. Lesson learned.
De qualquer forma, a ligação entre o amor à Pátria e o emborcar vinho, tem graça. :lol:



De qualquer maneira, se quisermos ser mais modernaços, podemos sempre copiar as modas lá de fora...

https://en.wikipedia.org/wiki/Sideways
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu


De qualquer maneira, se quisermos ser mais modernaços, podemos sempre copiar as modas lá de fora...

https://en.wikipedia.org/wiki/Sideways


Se a intenção é convencer-me, posso garantir que invocar um mantra da carcaça velha responsável pelo nosso ainda actual atraso não é a melhor forma. Mas a verdade é que não há uma boa forma. Até o cheiro do vinho (com particular ênfase o tinto) me dá náuseas. E já nem falo das gerações de bêbados que esse mantra criou praticamente desde o berço. Já agora, também mandavam montanhas de tabaco para o ultramar para dar ânimo às tropas. Outra excelente ideia, como era costume na dita época.
Há tanta coisa fantástica neste país que eu deixo o vinho em particular e as bebidas alcoólicas em geral para os outros. Assim como assim, não falta quem beba a minha parte. Eu cá é mais queijos. Ainda na semana passada comprei um Cerrado do Vale que é de morrer de tão fantástico.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Já houve mais de 200 mil caçadores, agora caminhamos para ter 100 mil. Não acredito que a caça acabe tão cedo mas será cada vez mais residual. É conveniente referir que a nível local é uma das actividade mais subsidiadas, acredito que sem estas ajudas ainda haveria menos caçadores. Mas por outro lado como já foi aqui dito são os caçadores que fazem algum trabalho que compete a todos nós e às autoridades, em termos de limpeza, prevenção de incêndios, manutenção de bebedouros para aves, alimentação...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Acredito que nos próximos 20 a 30 anos haverá um regresso maciço às aldeias, teremos professores a ensinar a partir de casa (já conheci uma professora canadiana que vive disso), advogados, consultores, estudantes, gestores, que trabalham a partir de casa e só vão ocasionalmente à cidade, a mudança já está em curso e chegará a Portugal. E estes novos habitantes levarão para as aldeias certos ideais urbanos conservacionistas e teremos uma integração das ideias do mundo rural com o mundo urbano. Além disso com a subida das rendas nos centros urbanos mais tarde ou mais cedo muitos pensionistas portugueses perceberão que compensa mais viver no campo que na Grande Lisboa ou no Grande Porto, aliás dezenas de milhar de pensionistas franceses ou italianos já perceberam isso e estão a viver no countryside português...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Com as novas tecnologias pode-se ter um loja online e viver numa aldeia transmontana e vender para todo o mundo. Temos de impedir os burocratas de Lisboa, não podemos permitir que estraguem a Quarta Revolução em curso, a revolução digital, pois é ai que está o futuro de interior de Portugal.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3