Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa noite,
Hoje foi mais do mesmo. A temperatura foi um pouco mais alta, e apesar do nevoeiro durante a madrugada, não houve nenhum caso especial a não ser a geada que cobre os campos em todos os últimos dias.

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 16,4°C
Mín: 2,9°C
Nevoeiro durante 6 horas

Corroios:
Máx: 17,2°C
Mín: -0,8°C
(quase 19 graus de diferença! :uau:)
Nevoeiro durante 7 horas



Isso é um estudo feito pela Infraestruturas de Portugal ou é um estudo feito por amadores? É que a N247 nessa zona já não é estrada nacional há vários anos, mas sim estrada regional. Algumas placas até já foram modificadas, outras nem por isso. :)

Foi feito por mim, sim o nome continua a ser N247 mas na prática cada concelho por onde a mesma atravessa é responsabel pela sua manutenção.
Pelo menos Cascais e Sintra sei que é assim.
 


Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
Qual foi a máxima e mínima que tiveste hoje?
Quando fui para ver já passava da meia noite, mas esta manhã quando saí tinha já marcado 6.1 de mínima, mais coisa menos coisa. Pode ter ainda descido um pouco, vi a temperatura por volta das 7h. A máxima não tenho ideia.
Amanhã trabalho de casa, vou acompanhar melhor.

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boa iniciativa Tiago, nessa inversão lisboeta. :D
Por acaso volta e meia passo aí quando vou a caminho da zona Fonte Nova.
Confesso que nunca tinha prestado atenção em termos de climatologia / inversão. :thumbsup:
Uma inversão citadina. :D
Descobri este local por acaso enquanto ia para a faculdade. A frescura que se sente sempre ao passar por lá ativou o meu desconfiómetro de inversões e hoje confirmei a minha suspeita. :D
Muito bonitas! Díria que os prédios do lado direito ajudam e muito a impedir o sol pela manhã, o que também impede a temperatura de subir muito, "efeitos antropogénicos", digamos.
Exatamente, os edifícios altos têm muita influência.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
Bom dia.

Hoje menos frio, mínima de 2,0ºC (até ter saído de casa).

Fiz o mesmo que na segunda-feira, sair de casa pelas 7h15 e apanhar o autocarro para a faculdade. Comparando com esse dia, hoje ligeiramente menos frio, muito menos humidade e consequentemente muito menos geada. Ainda assim, muitos locais tinham geada, mas obviamente em menos quantidade (incluindo o jardim da Faculdade de Ciências, no Campo Grande).

Pelas 07h25 a farmácia do LoureShopping registava -2ºC, quando na terça-feira registava -3ºC (diferença mínima).
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
Bom dia. Mínima de hoje registada pelo meu sensor 5.6°
Olhando para o parque, a branqueza da relva faz-me crer que é geada (desculpem mas não tenho coragem de ir confirmar )

Aos mais entendidos, moro no 3° andar. Poderá ser que registe temperaturas mais altas que à superficie? Sempre pensei que era preciso mais frio que isto para se formar geada.
862b5623bb9678f50f5c8067dd1a09ca.jpg


Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bom dia. Mínima de hoje registada pelo meu sensor 5.6°
Olhando para o parque, a branqueza da relva faz-me crer que é geada (desculpem mas não tenho coragem de ir confirmar )

Aos mais entendidos, moro no 3° andar. Poderá ser que registe temperaturas mais altas que à superficie? Sempre pensei que era preciso mais frio que isto para se formar geada.
862b5623bb9678f50f5c8067dd1a09ca.jpg


Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk
Bom dia, já era para ter perguntado, onde tens o sensor instalado? Tem abrigo? Está fixo à parede?

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
Bom dia, já era para ter perguntado, onde tens o sensor instalado? Tem abrigo? Está fixo à parede?

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Está preso à varanda com braçadeiras de serrilha sem tocar noutras superfícies, mas abrigado não consegui ainda. Aqui tenho pouco onde abrigar os sensores devido à exposição da casa.
Nas traseiras pus o sensor dentro da caixa do esquentador, mas no inverno o sol bate lá e como é em metal os valores são sempre inflacionados.

Tenho noção que qualquer um dos dois não está protegido como deveria e por isso os valores nunca serão 100% fidedignos. Mas ao menos vou tendo uma ideia :)

Ainda não tive tempo, mas quero ir ao tópico que explica como se faz um RS para ver se consigo fazer um.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.