Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Bom dia. Mínima de hoje registada pelo meu sensor 5.6°
Olhando para o parque, a branqueza da relva faz-me crer que é geada (desculpem mas não tenho coragem de ir confirmar )

Aos mais entendidos, moro no 3° andar. Poderá ser que registe temperaturas mais altas que à superficie? Sempre pensei que era preciso mais frio que isto para se formar geada.
862b5623bb9678f50f5c8067dd1a09ca.jpg


Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Se calhar vou dizer uma grande asneira, mas do que me lembro das minhas longínquas aulas de físico-química, o solo/vegetação tem uma condutividade térmica maior que o ar, isto é, o solo/vegetação perde calor mais rapidamente que o ar. Neste sentido, a temperatura junto ao solo será sempre* mais baixa que a do ar. Completando o exemplo, os materiais metálicos ainda têm maior condutividade térmica, por isso é que por vezes há geada nos carros mas na relva não.

* em situações como as destes dias, com céu limpo e vento praticamente nulo.

Alguém mais entendido nesta matéria que complete ou corrija :p
 


remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Está preso à varanda com braçadeiras de serrilha sem tocar noutras superfícies, mas abrigado não consegui ainda. Aqui tenho pouco onde abrigar os sensores devido à exposição da casa.
Nas traseiras pus o sensor dentro da caixa do esquentador, mas no inverno o sol bate lá e como é em metal os valores são sempre inflacionados.

Tenho noção que qualquer um dos dois não está protegido como deveria e por isso os valores nunca serão 100% fidedignos. Mas ao menos vou tendo uma ideia :)

Ainda não tive tempo, mas quero ir ao tópico que explica como se faz um RS para ver se consigo fazer um.
Pronto, o problema pode estar mesmo aí, deve estar próximo de metal, tens que arranjar um abrigo para isso, já partilhei alguns tutoriais no tópico do RS, vou meter lá mais alguns.

Alguma dúvida já sabes... @Duarte Sousa também tenho essa ideia, mesmo em experiências que fiz antes de chegar ao RS final notei essas situações.

Estava aqui a ver em alternativa tens o netatmo weathermap tens uma estação instalada junto ao colégio de Santo André, desconheço é a sua fiabilidade.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Não exatamente, um gás ao estado gasoso aquece/resfria mais rapidamente que um gás ao estado líquido e mais rapidamente que um corpo sólido,
contrariamente a perda calor de fria será muito rápida num gás, dentro pouco menos num gás ao estado líquido (princípio dos airco) e ainda menos sobre um corpo sólido.
A perda de um corpo sólido vai depender o seu composion/densidade molecular.
Um gás ao estado gasoso não irradia o seu calor/frio, um gás líquido ao efeito oposto, mas um corpo sólida fibra de seda artificial o seu calor/frio.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Se calhar vou dizer uma grande asneira, mas do que me lembro das minhas longínquas aulas de físico-química, o solo/vegetação tem uma condutividade térmica maior que o ar, isto é, o solo/vegetação perde calor mais rapidamente que o ar. Neste sentido, a temperatura junto ao solo será sempre* mais baixa que a do ar. Completando o exemplo, os materiais metálicos ainda têm maior condutividade térmica, por isso é que por vezes há geada nos carros mas na relva não.

* em situações como as destes dias, com céu limpo e vento praticamente nulo.

Alguém mais entendido nesta matéria que complete ou corrija :p

É isso mesmo, as superfícies perdem calor mais depressa que o ar. E claro depende do tipo de superfície, areia, pedra, etc., arrefece mais do que outras superfícies. Seja como for, é por esse facto que a temperatura junto ao solo é mais baixa (alta) durante a noite (dia), e esse frio (calor) vai-se "propagando" para a camada acima, tanto mais quanto mais "parado" estiver o ar. Daí com a existência de vento as inversões serem mais fracas, e muitas vezes nem ao nível de medição (2m) chegarem, ficando limitadas ao solo. Pelo contrário, na ausência total de vento, essa camada de inversão é mais extensa verticalmente.

E sim, respondendo à pergunta inicial da @Rachie, sim, durante a noite à partida terás sempre temperaturas mais altas no 3º andar do que à medição standard (2m) e ainda mais do que à superfície. Maiores as diferenças quanto menor o vento.
Não é anormal observar-se geada em algumas superfícies (p.ex carros) com temperatura do ar medida em condições standard a rondar os 5º, na ausência de vento.
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
É isso mesmo, as superfícies perdem calor mais depressa que o ar. E claro depende do tipo de superfície, areia, pedra, etc., arrefece mais do que outras superfícies. Seja como for, é por esse facto que a temperatura junto ao solo é mais baixa (alta) durante a noite (dia), e esse frio (calor) vai-se "propagando" para a camada acima, tanto mais quanto mais "parado" estiver o ar. Daí com a existência de vento as inversões serem mais fracas, e muitas vezes nem ao nível de medição (2m) chegarem, ficando limitadas ao solo. Pelo contrário, na ausência total de vento, essa camada de inversão é mais extensa verticalmente.

E sim, respondendo à pergunta inicial da @Rachie, sim, durante a noite à partida terás sempre temperaturas mais altas no 3º andar do que à medição standard (2m) e ainda mais do que à superfície. Maiores as diferenças quanto menor o vento.
Não é anormal observar-se geada em algumas superfícies (p.ex carros) com temperatura do ar medida em condições standard a rondar os 5º, na ausência de vento.

Rozzo, como o Toby escreveu, isso das superfícies não é verdade: o ar arrefece mais depressa do que as superfícies sólidas.
Agora, não se pode esquecer o princípio dinâmico de que o ar frio desce e o quente ascende, e, por isso, junto ao solo e mais ainda em vales / depressões de terreno (em que o ar fica "encaixado" quando não há vento), haverá sempre mais concentração de ar frio.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Rozzo, como o Toby escreveu, isso das superfícies não é verdade: o ar arrefece mais depressa do que as superfícies sólidas.
Agora, não se pode esquecer o princípio dinâmico de que o ar frio desce e o quente ascende, e, por isso, junto ao solo e mais ainda em vales / depressões de terreno (em que o ar fica "encaixado" quando não há vento), haverá sempre mais concentração de ar frio.

Respondi no Seguimento Livre, para não entupir este tópico. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: remember
Estado
Fechado para novas mensagens.