Previsões longo prazo (Outono/Inverno 2018/2019)

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Isso acontece porque os modelos continuam a insistir num bloqueio a latitudes altas.
A existir a posição final do mesmo é que determinará a influência ou não que poderá residir nosso país.

Mas se avaliarem fazendo a comparação entre o previsto pela previsão de longo prazo (mensal) e pela a médio prazo constata se que a previsão é exactamente ao contrário.
Logo por aqui ainda terei que esperar bastante pela chuva.
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: joselamego


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Evolução estratosférica (10hPa):
Veja-se como a "anormal" circulação anticiclónica sobre a Sibéria se fortalece, migrando em direcção ao Pólo e comprimindo e empurrando a normal circulação ciclónica, habitualmente sobre o Pólo, cada vez mais para sul (agora alongada entre a parte média da Gronelândia e o norte da Escandinávia) e mais fraca.
A continuar a tendência, parece mesmo que se pode vir a estabelecer uma "contra-corrente" de leste sobre todo o Hemisfério Norte

i-2qcPvMQ.gif
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,061
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Os modelos a longo prazo prevêem um padrão chuvoso a partir do fim do mês de janeiro (dias 25-28), prolongando-se pelo mês inteiro de fevereiro e por março. Talvez seja derivado do aquecimento repentino da troposfera.
Até lá teremos probabilidade de chuva fraca a moderada no Norte e Centro, entre os dias 11 e 14 de janeiro. Pouco ou nada deverá chover no Sul até pelo menos 27 de janeiro. Até lá veremos como corre. :rain:
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Actualização da circulação estratosférica (10 hPa):

A circulação anti-ciclónica cada vez mais forte, enquanto o "vórtice polar" (baixas pressões) enfraqueceu e está "partido" em dois núcleos menores - um centrado no nordeteste da América do Norte e outro centrado no noroeste da Rússia.

i-L5r8HsL.gif
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Atenção que essa previsão é um bocado enganosa ....
Na verdade assistimos a um aquecimento estratosferico repentino e uns modelos estão reagindo exactamente se baseando exactamente na resposta que costuma acontecer face à esse aquecimento.
Os modelos desde meados de Novembro apontavam .. Assim como os especialistas que no final de Janeiro e Fevereiro isto acontecesse. Veremos se vai acontecer essa bomba ..
Na verdade essa previsão tem como grande suporte o mês de Fevereiro que se espera que seja extremamente chuvoso em especial a norte e centro.
Veremos ....