A tua Estação Meteorológica

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Que validade tem medições a 12 mt de altura?

Boas @JTavares

Acima de tudo, não quer dizer que um sensor com RS tenha que estar imperativamente a 12m de altura, mas neste caso tem que estar alto o suficiente para que haja incidência de luz solar todo o dia e que esteja exposto a ventos de todos os quadrantes ou seja bem arejado. O meu Anemómetro/Catavento está a 12m, mais coisas menos coisa e o RS com o sensor está um pouco mais abaixo.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Mastro espiado e pronto para receber os primeiros temporais :). Entretanto, por estar a trabalhar no mastro o pluviómetro registou 1,2mm.. era bom era :D por isso se virem esse valor no Wunderground já sabem o motivo. Agora só falta adquirir o meteohub para começar a debitar 24/7, pode ser que tenha uma prenda de natal à maneira eheh.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boas colegas,

Depois de todo o trabalho que tive a construir o RS e colocar a Estação no local e parâmetros correctos, deparei-me agora com um problema que não estou a conseguir resolver.
A estação tem estado a transmitir os dados correctamente e a debitar os dados para o WU desde que a instalei no dia 12, porém ontem quando cheguei a casa verifiquei que os dados relativos ao vento (velocidade média e rajada) estão repetitivos ou seja, 8,6km/h/6,1km/h/12,2km/h e volta sempre ao mesmo passado 5m. Outra problema que tenho em mãos é o facto de me ter desaparecido o histórico de dados desde o dia 16 no Wunderground e mesmo agora estando conectado e a debitar continua a não aparecer nada no "Summary".
Os restantes dados, temperatura interna/externa, humidade relativa e pressão estão a funcionar sem qualquer problema, até mesmo o catavento funciona na perfeição. Alguém faz ideia do que possa estar a acontecer?

Obrigado desde já!

EDIT: a Estação é uma Offset WH1080.
 
Última edição:

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Vejo que ainda não tinha deixado aqui neste tópico a pegada da minha estação.
Está instalada no Sitio do Buraco, a meio caminho entre Vila Nova de Cacela e a Manta Rota - Algarve.

É uma Acurite 5-in-1.
Até ao momento estou bastante satisfeito com a mesma.

Está instalada no topo do 2° andar, devem ser uns 11m de altura +/-.

O link do WU é este: https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVILAREA9

Tenho apenas a apontar alguns problemas de conexão com o WU, pelo que já consegui apurar tem haver com protocolos de internet, incompatibilidades com o meu router de internet. A Estação liga directamente à net por SmartHUB, não necessita de PC.

(Têm as instruções de seguimento e de acesso aos dados na minha assinatura)

Já é o segundo mastro que ponho, o primeiro era tubo de meia polegada, agora tenho tubo de polegada e 1/4 e mesmo assim com rajadas mais bruscas activa-me o pluviometro..

0018ad8f837c220c063dd1e43c50a13b.jpg


12ee10f029e3fea1b32a08ea5415c8df.jpg
 
Última edição:

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
As mais recente aquisição, pluviómetro com sensor de temperatura TFA 47.3004

Resolução de 0,1mm
Histórico da precipitação actual, última hora, dia, semana, mês, total e dos últimos 365 dias.

c58194c2ef1aa67fe95467c8d26b91bb.jpg


Curiosidade, é exactamente igual a este da La Crosse, só muda a marca e o preço.
8fe5c92867c16ae156f89be5241f9beb.jpg


Agora é esperar que chova..
 

Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
Chegaram hoje dois aparelhos que mandei vir para medir a chuva que cai lá na minha zona..
Não sei se é fiável ou não,pelo menos um deles deverá ser, ou outro como é digital ficou na dúvida(além de serem chineses)..

Akw7OCZ.jpg




st8xH8e.jpg


Neste momento o interior marca 19,1ºC e o exterior marca 13,8ºC)está no parapeito da janela).
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e ALBIMETEO

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Viva,

A minha PCE está “no ar” (http://www.penteadoweather.altervista.org/wxindex.php?lang=en), através do WView, à cerca de 5 anos, com resultados positivos.
No entanto existem 2 (ou 3...) problemas crônicos que pretendo resolver a curto prazo.

- Gráficos sem valores

De “tempo a tempo” o WView deixa de receber valores para atualizar os gráficos, deparando-me com os mesmos vazios (desde o ultimo dado recebido).
Nestas situações a consola apresenta o buffer de histórico cheio e a opção “Clear” deixa de estar disponível.

De forma a repor a funcionalidade é necessário reiniciar a consola.


- Rajada a Zero

Por vezes (com alguma frequência), após reiniciar a consola (ou o WView) o valor do parâmetro rajada fica a zero. Sendo necessário reiniciar o WView até que o valor seja atualizado.
Ainda não consegui identificar um padrão para o problema.


- Read block failure

É frequente a consola apresentar áreas de memória que não se conseguem ler, com consequente perda de dados. Normalmente não é muito visível, mas quando acontece durante um fenómeno onde a resolução dos dados é importante chateia...


- Dados inconsistentes

Algumas vezes (não muito frequente) a consola regista valores inconsistentes (ex. Vento ou temperatura muito elevada), sendo necessário remover os respetivos registos da BD para não afetar as estatísticas.


Existem mais algumas “características” na solução implementada, mas estes são os mais significativos.


Alguém com experiências similares? Alguma forma de ultrapassar as mesmas?


Tenho ponderado a aquisição de outra estação (provavelmente Davis VantageVue), mas quando penso no “investimento” necessário para igualar a flexibilidade que tenho com a PCE (dataloggers e afins), torna-se um pouco desmotivador!


Muito obrigado





Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: filipe cunha

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Só para dizer que já coloquei a estação meteorológica na minha assinatura. Assim, já conseguem aceder aos registos da minha estação. ;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Viva,

A minha PCE está “no ar” (http://www.penteadoweather.altervista.org/wxindex.php?lang=en), através do WView, à cerca de 5 anos, com resultados positivos.
No entanto existem 2 (ou 3...) problemas crônicos que pretendo resolver a curto prazo.

- Gráficos sem valores

De “tempo a tempo” o WView deixa de receber valores para atualizar os gráficos, deparando-me com os mesmos vazios (desde o ultimo dado recebido).
Nestas situações a consola apresenta o buffer de histórico cheio e a opção “Clear” deixa de estar disponível.

De forma a repor a funcionalidade é necessário reiniciar a consola.


- Rajada a Zero

Por vezes (com alguma frequência), após reiniciar a consola (ou o WView) o valor do parâmetro rajada fica a zero. Sendo necessário reiniciar o WView até que o valor seja atualizado.
Ainda não consegui identificar um padrão para o problema.


- Read block failure

É frequente a consola apresentar áreas de memória que não se conseguem ler, com consequente perda de dados. Normalmente não é muito visível, mas quando acontece durante um fenómeno onde a resolução dos dados é importante chateia...


- Dados inconsistentes

Algumas vezes (não muito frequente) a consola regista valores inconsistentes (ex. Vento ou temperatura muito elevada), sendo necessário remover os respetivos registos da BD para não afetar as estatísticas.


Existem mais algumas “características” na solução implementada, mas estes são os mais significativos.


Alguém com experiências similares? Alguma forma de ultrapassar as mesmas?


Tenho ponderado a aquisição de outra estação (provavelmente Davis VantageVue), mas quando penso no “investimento” necessário para igualar a flexibilidade que tenho com a PCE (dataloggers e afins), torna-se um pouco desmotivador!


Muito obrigado





Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

A tua acho que a adquiriste depois da minha, a minha está sempre a bulir, nada a apontar...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
  • Gosto
Reactions: 1337

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
A tua acho que a adquiriste depois da minha, a minha está sempre a bulir, nada a apontar...
Penso que o problema esteja na gestão do buffer interno, com a ligação permanente ao PC (transferência USB)! Caso a consola esteja em 'stand alone' tudo funciona bem...

Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk