Seguimento Sul - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
É a nossa triste sina, anda tudo a sonhar com neve , e eu apenas gostava que chuvesse qualquer coisa que bastante falta já vai fazendo!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Sem dúvida! É sempre interessante ter um evento de neve como por exemplo ocorreu aqui em 2010 mas é muito difícil. :p Aquilo que mais importava mesmo era vir a chuva porque já faz imensa falta.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Dia sem sol com a máxima a chegar apenas aos 11,5ºC. Não choveu e não deverá chover, quanto muito uns chuviscos que podem ocorrer durante a madrugada mas nem se vai dar conta.
O mês, na estação que sigo tem 0.6mm acumulados devido a derretimento das geadas e até ao final para além de sábado não se vislumbra grande coisa em termos de precipitação, mas vamos ver. Dezembro foi mais seco que o de 2017 e Janeiro poderá ir pelo mesmo caminho, não fosse o outono normal e a pouca água que há neste momento nos cursos de água, nem existia. No entanto, tendo em conta aquilo que assisti no ano passado, até Abril nada está perdido.

Nevoeiro disperso com 8,9ºC, estáveis.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Sagres leva 2 mm acumulados. :D
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Sem dúvida! É sempre interessante ter um evento de neve como por exemplo ocorreu aqui em 2010 mas é muito difícil. :p Aquilo que mais importava mesmo era vir a chuva porque já faz imensa falta.

Eu tenho 38 anos e simplesmente vi nevar duas vezes em Portugal, uma delas na serra da Estrela ! Quem não sonha com um belo nevão à porta de casa como tu tiveste em 2010, e eu por aqui em 2006 :) O sonho comanda a vida , mas com tanto frio instalado , mais o que estará para chegar será realmente uma pena se não tivermos precipitação nessa altura!

Dezembro foi mais seco que o de 2017 e Janeiro poderá ir pelo mesmo caminho, não fosse o outono normal e a pouca água que há neste momento nos cursos de água, nem existia. No entanto, tendo em conta aquilo que assisti no ano passado, até Abril nada está perdido.

Comparando Dezembro de 2016, e Janeiro de 2017 até ao dia 17 do mesmo , em comparação com os respectivos atuais, esses foram anos diluvianos em relação ao presente, e todos sabemos o que sucedeu no terrível ano de 2017 em termos de seca! Este é sem dúvida o Inverno que menos vi chover até ao momento a par de 2005! Contudo , como tu dizes e muito bem , a meteorologia é tão volátil que até ao lavar dos cestos é vindima ;) Neste momento , olhando os modelos ainda à "nora" com a quebra do vórtice polar, este Inverno ainda nos pode dar tudo :D, ou simplesmente não! :intrigante:
 
Última edição:

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Dia de passeio :D
Carrapateira às 17h50 com 12,5°C
Bordeira às 18h com 7°C
Aljezur pelas 18h e pouco com 5,5ºC
São Marcos da Serra agora com 5ºC

Vamm, por acaso não reparaste na temperatura ao passar na ribeira de Odeceixe? Estou interessado em avaliar o potencial desse vale para inversões mas estou um pouco longe para ir verificar eu próprio :D, e seria uma pista importante.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Vamm, por acaso não reparaste na temperatura ao passar na ribeira de Odeceixe? Estou interessado em avaliar o potencial desse vale para inversões mas estou um pouco longe para ir verificar eu próprio :D, e seria uma pista importante.
Por acaso não, mas é impressionante como é que aquela “serra” faz ali barreira e deixa Aljezur num buraco gelado!

Hoje uma manhã beeeem diferente de ontem. A minha mini-estação (do Leroy, mas é o meu brinquedo novo eheh) ontem às 20h30 marcava 5ºC (ante-ontem marcava 11ºC à mesma hora). Hoje céu limpo e -0,1ºC
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Bom dia

Ás 8h, entre Portalegre e Arronches, alguma geada, mas acentuada nos vales, céu com nuvens altas e frio, com temperaturas entre os 7º C em Portalegre e os -1 ºC em Arronches. Agora continua a luzir o sol, mas continua bastante frio na rua.
Ontem à noite senti frio em casa pela primeira vez neste Inverno, sinal que as mínimas em Portalegre tiveram mais baixas do que nas últimas semanas.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Depois de 2 dias a começar com temperaturas mais elevadas e apenas com nevoeiro, hoje voltou a haver geada. Mínima de -1,3ºC.
b118AjN.jpg

hF64rpS.jpg

h9nsevn.jpg

nAIQADV.jpg

Ip5TmsS.jpg


Neste momento, 10,5ºC e o céu vai ficando mais nublado.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Chuviscos entre as 17h e as 19h que renderam 0.3mm na estação netatmo mais próxima. Amanhã espero cerca de 5mm e não se sabe quando volta a chover.

Para um mês que tem média acima dos 100mm é terrível ter um valor mensal abaixo dos 10mm até ao fim do mês, sendo que até metade do mês esteve nos 0mm (sem contar com o derretimento do gelo). A ver o que os próximos tempos reservam...

Nada de frio, nem vento. 8,4ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, céu com algumas nuvens e choveu alguma coisa entre as 23h e as 01 h, que renderam cerca de 1 mm, enquanto que a estação do IPMA acumulou 1.6 mm.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.