Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Obrigado pelas respostas
Será que encontro um "Passive Shield" para a minha Oregon Scientific WMR200 á venda em Portugal, e onde???
Os que encontrei na Net são no estrangeiro e para as estações Davis, o que poderá dificultar a colocação.

Se realmente quiseres comprar um, aconselho-te a encomendar dos EUA.
É mais barato e mais fácil, comprando pelo eBay. :)
O Passive Shield é da Davis, mas pode ser usado no mais variado tipo de estações, isso não é problema.
 


Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Se realmente quiseres comprar um, aconselho-te a encomendar dos EUA.
É mais barato e mais fácil, comprando pelo eBay. :)
O Passive Shield é da Davis, mas pode ser usado no mais variado tipo de estações, isso não é problema.

Obrigado Daniel pela dica.
Já encomendei um Passive Shield da Davis nos US e está a caminho. Vamos a ver se a leitura da temperatura e humidade fica mais real. Depois reporto os resultados aqui no forum.
Tenho mais uma questão: eu estou a ter alguns problemas na cobertura wireless dos sensores, que em certos momentos perdem contacto com a unidade central. Outro dia encontrei num site um acessório que talvez resolva o assunto. Éra um repetidor que permitiria melhorar o sinal, mas éra indicado para uma estação da Oregon modelo WMR928. Como a minha é a WMR200 será que há compatibilidade??

Cumprimentos
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Se realmente quiseres comprar um, aconselho-te a encomendar dos EUA.
É mais barato e mais fácil, comprando pelo eBay. :)
O Passive Shield é da Davis, mas pode ser usado no mais variado tipo de estações, isso não é problema.

Olá Daniel
Também comprei uma WMR 200 da Oregon. Ainda não chegou por isso não tive oportunidade de ver com pormenor. É necessário comprar um radiation shield? Eu li numa descrição da estação que esta já tinha um. :intrigante:

(centésimo post)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá Daniel
Também comprei uma WMR 200 da Oregon. Ainda não chegou por isso não tive oportunidade de ver com pormenor. É necessário comprar um radiation shield? Eu li numa descrição da estação que esta já tinha um. :intrigante:

(centésimo post)

Sim, se quiseres ter dados fiáveis é recomendável que compres um. :)
Essa estação não tem nenhum radiation shield, como é visível através das imagens.
Onde viste isso? Não vi nada referente a nenhum radiation shield na descrição da estação.
Claro que são apenas sugestões minhas, podes não o comprar, mas terás de ter a estação 24h por dia à sombra e virada a Norte e, mesmo assim, será afectada pela radiação difusa.
Apenas digo isto porque sou um defensor do rigor e da perfeição.
Embora ela seja inatingível, podemos aproximar-nos dela o mais possível. :)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
alguem sabe aonde posso comprar um data logger para a wmr100, em Portugal

Acho que não é necessário. Pelo que penso, a estação já vem preparada para ser ligada a um computador.
Pelo menos é o que acontece na Media Markt.
Pergunta ao Brigantia, ele já teve uma Oregon WMR100 ligada ao computador.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Sim, se quiseres ter dados fiáveis é recomendável que compres um. :)
Essa estação não tem nenhum radiation shield, como é visível através das imagens.
Onde viste isso? Não vi nada referente a nenhum radiation shield na descrição da estação.
Claro que são apenas sugestões minhas, podes não o comprar, mas terás de ter a estação 24h por dia à sombra e virada a Norte e, mesmo assim, será afectada pela radiação difusa.
Apenas digo isto porque sou um defensor do rigor e da perfeição.
Embora ela seja inatingível, podemos aproximar-nos dela o mais possível. :)

«Temperature-/ Humidity-Sensor THGN 801

* Remote sensor unit for temperature and humidity
* Temperature and humidity-sensor in a passive vented radiation shield
* Water proof housing
* Powered by battery or solar panel STC 800

Incl. 2 batteries 'AAA' 1,5V
Size (LxBxH): 115 x 87 x 118 mm
Weight: 130g »

in http://www.wml-weathershop.de/wml-w...200.htmleDestination_&Sender==ReloadeSender_&

Não sei se radiation shield que faz parte do sensor será de pouca qualidade ou pelo facto de ser passivo, ser insuficiente?! Será aconselhável comprar/fazer um radiation shield com ventilação? É que o orçamento já está a ficar apertado :D e ainda queria pôr um «meteohub» (para não ter um pc sempre a trabalhar). Obrigado pelas dicas!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
* Temperature and humidity-sensor in a passive vented radiation shield

in http://www.wml-weathershop.de/wml-w...200.htmleDestination_&Sender==ReloadeSender_&

Obrigado por teres localizado o que tinhas referido.
De qualquer forma, penso que esse radiation shield apenas protege a estação da radiação difusa.
Se pretendes colocá-la sob a radiação solar directa, num sítio onde apanhe mais frio e mais calor, não o poderás fazer sem comprares um radiation shield como os que te disse.
O que vem com a estação apenas deverá servir para a radiação solar difusa.
Provavelmente, se colocares esse sensor ao sol, ele irá registar temperaturas excessivamente elevadas.
Espero que compreendas onde quero chegar, quero apenas ser claro e não chato. :)
O Passive Shield da Davis é um radiation shield passivo, mas pode ser colocado ao sol, pois tem um conjunto de pratos interligados e colocados em cadeia que permitem a passagem do ar e não a incidência de luz solar no sensor.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
(...)O Passive Shield da Davis é um radiation shield passivo, mas pode ser colocado ao sol, pois tem um conjunto de pratos interligados e colocados em cadeia que permitem a passagem do ar e não a incidência de luz solar no sensor.

Obrigado pela rapidez. Vou seguir o conselho dado ao Lumes:thumbsup:

EDIT:

A estação estava a pensar pensar instalá-lo na casa dos meus avós, perto de Torres Vedras. Realmente seria também interessante instalá-la aqui em Sacavém. Acontece que a malta do prédio é o bocado esquisita e é capaz de levantar problemas!
Por outro lado, para além da tua em Moscavide, já existe uma na Portela, enquanto aonde eu quero instalar (a 11 km a Norte de Torres Vedras e a outros tantos da Lourinhã) não existe nenhuma por perto, segundo eu vi no weather underground e sites semelhantes.:(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acho que não é necessário. Pelo que penso, a estação já vem preparada para ser ligada a um computador.
Pelo menos é o que acontece na Media Markt.
Pergunta ao Brigantia, ele já teve uma Oregon WMR100 ligada ao computador.

Penso que ele queria o datalogger precisamente para prescindir do computador, mas para a WMR100 acho que não há uma solução barata, é o mesmo problema da wmr928/968, o pouco que existe compatível é caro e encontrar em Portugal acho pouco provável. De qualquer forma não tenho a certeza absoluta. Talvez uma solução alternativa seja o MeteoHub.
 

Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
Obrigado, pela ajuda. a ideia era mesmo prescindir do computador.
Ja agora Vince nao sabes aonde posso arranjar o meteohub
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O Meteohub (o programa+firmware) compras directamente no site http://www.meteohub.de
Mas primeiro tens de comprar a NAS da Linksys (NSLU2) (que é o dispositivo sobre o qual "corre" o Meteuhub), a pen USB e o conversor USB/Serie para ligar à estação.

Penso que o próprio criador do Meteohub faz o serviço todo desde a compra do equipamento que referi e instalação. Lá no site diz:

The one time charge to use Meteohub on your NSLU2 is 49 Euros (future updates will be available for free). Putting additional a NSLU2 plus a 2GB USB stick plus a RS232-USB converter on the bill the complete weather server will cost you about 150 Euro.

Não sei se nesses 150€ estão incluídos custos de instalação do firmware e software.


No entanto podes ser tu a comprar tudo à parte e no final só terá de adquirir ao Meteohub o software necessário.

Podes comprar o NSLU2 por exemplo aqui:

http://www.misco.pt/productinformat...torage Link NSLU2 - NAS - Ethernet 10/100.htm

ou aqui:

http://www.pixmania.com/pt/pt/597550/art/linksys/servidor-de-armazenamento.html?srcid=1118&Partenaire=izideal_new&CodePromo=oui

De todos os modos eu aconselho comprar tudo directamente ao criador do Meteohub porque aplicar um update de firmware, se corre mal, principalmente se não estás à vontade, podes ficar com um equipamento inutilizavel.

Ou seja o Meteohub é apenas o software que é instalado num equipamento que vem sem discos e por isso também tens de comprar uma pen USB e para poderes ligar à estação meteorológicas tens de comprar um conversor USB/RS232.
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Obrigado pela rapidez. Vou seguir o conselho dado ao Lumes:thumbsup:

EDIT:

A estação estava a pensar pensar instalá-lo na casa dos meus avós, perto de Torres Vedras. Realmente seria também interessante instalá-la aqui em Sacavém. Acontece que a malta do prédio é o bocado esquisita e é capaz de levantar problemas!
Por outro lado, para além da tua em Moscavide, já existe uma na Portela, enquanto aonde eu quero instalar (a 11 km a Norte de Torres Vedras e a outros tantos da Lourinhã) não existe nenhuma por perto, segundo eu vi no weather underground e sites semelhantes.:(

Bom dia
De facto eu mandei vir um Radiation Shield da Davis seguindo o concelho do Daniel, mas ainda não está na minha posse. As leituras da minha estação WMR200 no que se refere a temperatura e humidade são reais durante a noite, mas durante o dia, quando está sol ficam muito alteradas.
Poderás comprová-lo no endereço:http://www.wunderground.com/swf/Rapid_Fire.swf?units=metric&station=ISPDIADE2 e comparar com os Metar do Aeroporto que fica a uns 8 KM. Espero que o Radiation Shield me resolva o problema. Depois deixarei uma nota aqui no forum que poderá ser util a alguém interessado.
Mas eu continuo com outro problema para o qual não tenho solução: a ligação wireless entre a estação e os sensores por vezes fica interrompida devido á distância entre eles. Já alguem teve este problema e como o resolveu??
Cumprimentos
Lumes
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bom dia
Mas eu continuo com outro problema para o qual não tenho solução: a ligação wireless entre a estação e os sensores por vezes fica interrompida devido á distância entre eles. Já alguem teve este problema e como o resolveu??
Cumprimentos
Lumes

A que distância estão os sensores da consola?

A primeira coisa essencial a fazer quando há problemas de nível fraco de sinal é afastar tanto a consola como os sensores de qualquer fonte de radiação electromagnética (PCs, radios, colunas de som, micro-ondas, televisões,...). Outra medida a tomar nestes casos é tentar colocar a consola o mais perto possível da janela.

Se mesmo assim não resultar existem uns repetidores da Oregon à venda. Penso que terias de comprar um repetidor por cada emissor/transmissor, neste caso um para o termo-higro, outro para o cata-vento/anemómetro e outro para o pluviómetro.