Seguimento Meteorológico Livre 2019



Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
finalmente um dia de chuva em condições ao fim de tanto tempo.
o que devia ser a regra em pleno inverno, passou a ser quase uma excepção.

infelizmente ao que parece não será para continuar :(
Agora já não há volta a dar, o AA( novamente), ganhou a batalha.
Vamos ver, mas pode muito bem ter sido o único dia de chuva este mês.
 
  • Gosto
Reactions: Marco pires

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nas próximas 150 horas não deverá chover quase nada a Sul, mas no dia 27 de janeiro poderá voltar a chover, e poderão haver 4 a 5 dias de chuva consecutiva, com a possibilidade de um padrão chuvoso em Portugal durante o mês de fevereiro. :)
Até lá, teremos um novo fortalecimento do anticiclone, com tempo quente para a época do ano e chuva só se for no Litoral Norte, e mesmo essa será muito fraca. :facepalm:
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Dói muito, mas é a nossa realidade actual! Este maldito leva sempre a dele defronte , triste sina a nossa :facepalm:

ECM

fPjhm0N.gif


GFS

wXBv7zz.gif
É o que dá fazer festa antes da hora.
Na minha opinião devia se chamar "Anticiclone Ibérico "(uma vez que ele está mais colado a vós) .
E não vale a pena adiantar previsões até o resto do inverno, até porque já se viu esta mesma situação em anos transatos.
E não é pessimismo. É realismo!
Este inverno, salvo um ou dois eventos de jeito (e é se for) já tem os dias contados.
A latitude geográfica por vezes é tramada...
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Neve é especial para os portugueses porque é rara.

Portugal é o pais europeu onde a neve é mais rara!

Rara no litoral, mas costumava ser comum no interior norte (alguns nevoes todos os anos eram garantidos em Tras os Montes)

Houve alturas, antes de 1950, que nevoes eram mais comuns no litoral, incluindo em Lisboa, na decada de 40 e na epoca medieval.

Hoje em dia é dificil ver neve abaixo dos 400-500 metros no litoral norte e centro. Entradas siberianas costumam ser secas. Entradas de norte ficam retidas nas montanhas da Galiza.

Neve é comum nos Alpes, na Escaninavia, Islandia e Russia (eu fartei-me de neve apos 5 anos na Islandia). Se querem ver neve, marquem umas ferias na neve!!!
Falo por mim, mas acho que não será só uma questão de ver neve, será mais ver neve a cobrir as nossas paisagens, aldeias, vilas e cidades. É assistir a algo raro, que fica na memória.

Também vivi alguns anos num sítio onde nevava bastante todos os anos, mas não foi o suficiente para me fartar dela :D Sempre que caía, para mim era pura magia :D E quando cai cá é diferente, é ainda mais especial. Para mim valerá sempre a pena ir à procura dela :)
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Para quando é que estão a pensar que venha um evento interessante se é que ainda acreditam que isso possa acontecer neste inverno ? Para mim eu considero um evento interessante aquele que se prevêem cotas de neve de 400/500 metros, que me permitem ficar na expectativa de ver algum elemento branco. È um evento interessante aquele que me faz ver a temperatura de hora a hora ou minuto a minuto, verificar a humidade e a intensidade do vento. Se caí granizo que faz descer 4 ou 5 graus a temperatura e com isso estar mais próximo do objectivo da queda de neve. Eu adoro neve por ser um fenómeno raro se fosse coisa comum possivelmente não tinha interesse para mim. Também me interesso de fenómenos extremos por causa da sua raridade mas não gosto da sua destruição que eles possam causar. Por isso no inverno se acontecer fenómenos raros que seja a neve. Se outro inverno já foi uma decepção este o também o está a ser sempre com o monstro do anticiclone colado a nós. O antepassado quando já se previam cotas de neve á volta de 200 metros o anticiclone voltou a aparecer para estragar a festa. O norte ainda chegou a ver o fenómeno de chuva congelante mas com certeza não era aquilo que eles mais queriam. E este ano mais uma vez isso voltou a acontecer. Resta agora somente Fevereiro mas já não tenho muitas esperanças que algo possa acontecer. Já nem dá vontade de estar a verificar a temperatura que está lá fora. Penso que o anticiclone já fez muitos inimigos. Penso não ser o único. Talvez por causa das alterações climáticas, talvez por causas dos incêndios que estão na memória no nosso país, ele de ano para a no parece cada vez estar mais potente. Se ele mesmo quisesse aparecer tudo menos no inverno.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Para quando é que estão a pensar que venha um evento interessante se é que ainda acreditam que isso possa acontecer neste inverno ? Para mim eu considero um evento interessante aquele que se prevêem cotas de neve de 400/500 metros, que me permitem ficar na expectativa de ver algum elemento branco. È um evento interessante aquele que me faz ver a temperatura de hora a hora ou minuto a minuto, verificar a humidade e a intensidade do vento. Se caí granizo que faz descer 4 ou 5 graus a temperatura e com isso estar mais próximo do objectivo da queda de neve. Eu adoro neve por ser um fenómeno raro se fosse coisa comum possivelmente não tinha interesse para mim. Também me interesso de fenómenos extremos por causa da sua raridade mas não gosto da sua destruição que eles possam causar. Por isso no inverno se acontecer fenómenos raros que seja a neve. Se outro inverno já foi uma decepção este o também o está a ser sempre com o monstro do anticiclone colado a nós. O antepassado quando já se previam cotas de neve á volta de 200 metros o anticiclone voltou a aparecer para estragar a festa. O norte ainda chegou a ver o fenómeno de chuva congelante mas com certeza não era aquilo que eles mais queriam. E este ano mais uma vez isso voltou a acontecer. Resta agora somente Fevereiro mas já não tenho muitas esperanças que algo possa acontecer. Já nem dá vontade de estar a verificar a temperatura que está lá fora. Penso que o anticiclone já fez muitos inimigos. Penso não ser o único. Talvez por causa das alterações climáticas, talvez por causas dos incêndios que estão na memória no nosso país, ele de ano para a no parece cada vez estar mais potente. Se ele mesmo quisesse aparecer tudo menos no inverno.
Eu sei que pode parecer estranho e pode não fazer sentido mas, se é o anticiclone dos Açores porque é que nos últimos anos está sempre sobre a península? Das duas uma, ou se enganaram no nome ou ele cada vez está mais a leste...
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Aborrecimento? Pelo que vi foi um belo dia de chuva no norte e centro do país... ;)
Uns dias de chuvinha vem sempre a calhar para combater a seca mas por outro lado já estás cá no fórum há algum tempo e já devias saber que o pessoal quer é animação à grande. :D Eventos raros/extremos é o que no geral nos trouxe o bichinho para a meteo, o que nos move. Por vezes quando alguém se confessa desejoso deste tipo de eventos parece que meio mundo vem com quatro pedras na mão para julgar mas esquecem-se de onde veio a sua paixão pela meteo, eventos marcantes/excecionais. Vá, falo por mim, dias destes de chuva fraca/moderada fazem-me relativamente feliz por saber que combatem a seca que é algo preocupante hoje em dia, mas mesmo assim nunca irei ficar eufórico com este tipo de situação, do que como fico com neve, trovoadas, etc... :)
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Uns dias de chuvinha vem sempre a calhar para combater a seca mas por outro lado já estás cá no fórum há algum tempo e já devias saber que o pessoal quer é animação à grande. :D Eventos raros/extremos é o que no geral nos trouxe o bichinho para a meteo, o que nos move. Por vezes quando alguém se confessa desejoso deste tipo de eventos parece que meio mundo vem com quatro pedras na mão para julgar mas esquecem-se de onde veio a sua paixão pela meteo, eventos marcantes/excecionais. Vá, falo por mim, dias destes de chuva fraca/moderada fazem-me relativamente feliz por saber que combatem a seca que é algo preocupante hoje em dia, mas mesmo assim nunca irei ficar eufórico com este tipo de situação, do que como fico com neve, trovoadas, etc... :)
Eu estou bastante feliz. Muita chuva todo o dia com muitos aguaceiros fortes! Até a TV foi a baixo... uma emoção! :lol:
 
  • Gosto
Reactions: dvieira

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Eu sei que pode parecer estranho e pode não fazer sentido mas, se é o anticiclone dos Açores porque é que nos últimos anos está sempre sobre a península? Das duas uma, ou se enganaram no nome ou ele cada vez está mais a leste...
Verdade...ninguém se enganou no nome, as coisas apenas estão a mudar e uma delas é o comportamento deste anticiclone. O núcleo do anticiclone está por cima do arquipélago mas acaba sempre por bloquear tudo até à Península.Tirando a situação de Março do ano passado, há 5 anos que todo o país não assiste a um inverno digno de chuva. Para isto se recompor o anticiclone teria de ir para sul dos Açores como era costume acontecer nesta altura mas agora, aquilo a que assistimos constantemente é um enfraquecimento do mesmo mas no dia a seguir fortalece-se novamente e empurra tudo para longe tal como aconteceu neste evento e mesmo em termos de chuva, está tudo a ser adiado.