Monitorização Clima de Portugal - 2019

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Dia interessante :) o de ontem, ora vejamos:

Precipitação bem distribuída

kKiMB6H.png


em termos de vento reparem soprou maioritariamente do quadrante Oeste e as rajadas foram do quadrante Este

orznVQY.png
dwNDOc2.png


Rajadas acima de 110Km/h

115,2km/h Guarda
112,7km/h Pampilhosa da Serra
112,3km/h Torres Vedras
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Brutal o valor de Torres Vedras, nunca tinha visto a estação com tal valor.

Guarda com vento médio de 43,6 km/h e S. Pedro de Moel, apesar de rajada abaixo dos 100, com 42,8 km/h!

Pena não termos a máxima de Penhas Douradas, provavelmente foi superior a Guarda.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Brutal o valor de Torres Vedras, nunca tinha visto a estação com tal valor.

Guarda com vento médio de 43,6 km/h e S. Pedro de Moel, apesar de rajada abaixo dos 100, com 42,8 km/h!

Pena não termos a máxima de Penhas Douradas, provavelmente foi superior a Guarda.

De facto grande valor de rajada em Dois Portos,Torres Vedras.
Ontem fiquei com ideia que a rajada máxima do dia, teve relacionado com alguma convecção à mistura.

Claro que foi um dia ventoso, mas como já estava vento forte, depois surgiam células, talvez tenha potenciado ainda mais a velocidade do vento.

Ontem à noite tive um vento brutal quando surgiu uma célula com granizo, certamente com rajadas bem superiores a 80 km/h.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Com um final de Fevereiro dos mais quentes que já se viu, o dia 22, com Santa Barbára a chegar aos 23,7ºC

UejVVQx.png


De salientar o valor de Aveiro, 23ºC é apenas a 2ºC do recorde de Fevereiro :eek: e sendo uma cidade bem mais amena.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Dia 23 de Fevereiro de 2019 , dia estupidamente quente para a altura do ano! Com mais de cinco estações da rede IPMA a ultrapassarem os 24ºc! :calor:

Coruche e Coimbra com 24.4ºc,
Aljezur e Pegões com 24.2ºc,
Lousã 24.1ºc .

 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Dia 24 de Fevereiro de 2019 , dia estupidamente quente para a altura do ano! Com mais de cinco estações da rede IPMA a ultrapassarem os 24ºc! :calor:

Coruche e Coimbra com 24.4ºc,
Aljezur e Pegões com 24.2ºc,
Lousã 24.1ºc .


Boas Ricardo, isso é de dia 23. :thumbsup:
Valores impressionantes, então os 21,1 graus de máxima no cabo da Roca. :shocking:
Representa dia de verão por aqueles lados.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas Ricardo, isso é de dia 23. :thumbsup:
Valores impressionantes, então os 21,1 graus de máxima no cabo da Roca. :shocking:
Representa dia de verão por aqueles lados.
Já o tinha dito ao @guisilva5000 também :cheers:.
Ainda não saíram os extremos de ontem, mas o dia esteve mais quente, apenas com alguns cirrus durante a tarde. A Zambujeira do Mar nesse dia foi :winner: com 24.9ºC:w00t:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas Ricardo, isso é de dia 23. :thumbsup:
Valores impressionantes, então os 21,1 graus de máxima no cabo da Roca. :shocking:
Representa dia de verão por aqueles lados.

Obrigado João, já corrigido!;) Completamente, por aqui foi isso que se assistiu nas praias durante todo o fim-de-semana,parecia dias de Verão! :maluco: Com especial atenção para os valores registados ontem! Eu por aqui registei uma máxima de 24.7ºc às 17.17H , contudo um pouco inflacionada porque o meu RS precisa de uma manutenção!:unsure: Vamos esperar pelos valores finais do IPMA !
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Obrigado João, já corrigido!;) Completamente, por aqui foi isso que se assistiu nas praias durante todo o fim-de-semana,parecia dias de Verão! :maluco: Com especial atenção para os valores registados ontem! Eu por aqui registei uma máxima de 24.7ºc às 17.17H , contudo um pouco inflacionada porque o meu RS precisa de uma manutenção!:unsure: Vamos esperar pelos valores finais do IPMA !

--------------------------------

E aqui estão os extremos do dia 24 de Fevereiro (Domingo) , Lousã levou a taçã com 25.1ºc:winner: Impressionante as amplitudes térmicas! Aljezur com 24.3ºc , e Alcobaça com 22.3ºc das ditas :shocking: Com os 23.9ºc registados em Setúbal, e conhecendo bem a minha zona, sempre bem mais quente do que Setúbal, os meus 24.7ºc registados não estão muito inflacionados, ou provavelmente nem estarão :hehe:


eTiSU9s.png
iafEDsC.png
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
--------------------------------

E aqui estão os extremos do dia 24 de Fevereiro (Domingo) , Lousã levou a taçã com 25.1ºc:winner: Impressionante as amplitudes térmicas! Aljezur com 24.3ºc , e Alcobaça com 22.3ºc das ditas :shocking: Com os 23.9ºc registados em Setúbal, e conhecendo bem a minha zona, sempre bem mais quente do que Setúbal, os meus 24.7ºc registados não estão muito inflacionados, ou provavelmente nem estarão :hehe:


eTiSU9s.png
iafEDsC.png
De certeza que algumas estações não distritais devem tar perto ou mesmo ultrapassado o recorde, Braga tem o valor absoluto de 23,5ºC por isso em príncipio é novo recorde os 24,1ºC.