Seguimento Meteorológico Livre 2019

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
@Orion... já ninguém pode com este bloqueio... é que nem frio em condições faz. Já tenho saudades de umas boas granizadas e de apanhar uma água neve nas serras... a iso a 850hpa tem estado elevadíssima e nem para apanhar neve na montanha do Pico dá... boring


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Esqueci-me de referir que os modelo apontam para uma Primavera quente e seca. Mas perante o estrondoso falhanço de todos os modelos deste ano... Logo veremos
Eu cada vez acho mais é que teremos um ano hidrológico do tipo 2014-2015, com outubro e novembro muito chuvosos e o resto dos meses extremamente secos.
O problema este ano é que as barragens não estão tão cheias como em 2014 e, ao contrário do outono de 2014, os acumulados do outono de 2018 foram bem menores.

Março parece-nos ser a única esperança, pois praticamente todos os modelos preveem um resto de primavera muito seca e quente. Há uns tempos atrás, previa-se um mês de janeiro e fevereiro muito chuvosos, mas agora já nem fevereiro vai ser chuvoso como o previsto. Março possivelmente seguirá o mesmo caminho. :(

Não é de esquecer que aquilo que aconteceu o ano passado em março e abril, pode não acontecer este ano.
YYaMyck.png
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Curioso que as supostas "alterações climáticas" do hemisfério norte parece estarem só confinadas às latitudes cavalo do anticiclone dos Açores, uma vez que nas latitudes superiores o inverno continua a progredir normalmente, onde se localizam de facto, as baixas subpolares.
Ou seja, às nossas latitudes, cada vez mais tudo aponta para a existência de 2 únicas estações: Verão e Inverno, esta última que ao fim ao cabo é o prolongamento do Estio, não fosse apenas a diferença de temperatura, salvo um ou outro evento mais significativo de precipitação
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Falta acrescentar este mês mas nos últimos 8 anos o anticiclone tem tendencialmente aumentado de intensidade (relativamente à média em vigor). O mês passado vai também reforçar esta conclusão.

POaXeuK.png


Média vs 'novo' padrão

jrwtqxV.gif


A diferença não é colossal porque está-se a lidar com médias e basta uma depressão muito cavada para reduzir alguns hPa no compósito mensal. Ainda assim, é um reflexo de bloqueios (mais?) prolongados e/ou menos depressões/frentes.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Para acabar com o off-topic do AG vs frio nos EUA...



Paralelamente, e em parte devido aos valores extremos de água precipitável, alguns locais têm tido precipitação muito elevada. Esta estação (por exemplo) já acumulou mais de 800 mms nos últimos 4 dias -> http://www.bom.gov.au/products/IDQ60801/IDQ60801.95293.shtml

8Tr6I57.png


São outras realidades :D


Epá, 800 mm em 4 dias, deve ser lindo. :D 50ºC também deve ser algo mágico. :D

Esquecem e que na década de 70 tivemos imensos outonos secos ...

Final da década de 80 é que era. Se acontecesse agora, vinham todos para a TV dizerem que eram as alterações climáticas. :lol: Agora, quando faz uma tempestade ou temporal mais forte dizem logo que são as alterações climáticas, o aquecimento global, o diabo a quatro.

Aliás, se fizesse -10ºC em Portugal, metade da população batia a bota, porque as casas não estão preparadas para essas temperaturas e depois era tudo a fazer braseiras dentro de casa e lá iam para o céu, embora mesmo não fazendo assim tanto frio, continua a haver lamentavelmente mortes por braseiras dentro de casa para aquecerem.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
A época de furacões de 2018 não foi propriamente ativa para os Açores. O relatório relativo ao ciclone tropical 'Helene' - o mais relevante para a região - foi publicado -> https://www.nhc.noaa.gov/data/tcr/

lYJw21X.png


Do relatório:

Although no surface data are available, Helene is estimated to have produced tropical storm force winds over the far western Azores on 15–16 September.

Estranho. O IPMA não partilhou os dados/não houve pedido por parte do NHC? Não me recordo se na altura a estação do Corvo estava a funcionar.

Do boletim:

De destacar a passagem da tempestade tropical Helene a norte do Grupo Ociden-tal (cercade 105km a NNW das Flores) na noite do dia 15, tendo-se atingido uma rajada máxima de 126km/h num dos anemómetros do aeroporto das Flores, bem como ondas com alturas significativas até 8 m e uma onda máximade 13 m (boia-ondógrafo nº 6202403)

Algumas estações da rede regional também tiveram registos interessantes.

Para recordação, também deixo a avaliação do ASCAT-B (+-22:44h UTC; 15 Set). Intensidade estimada por esta altura: 50-55 nós (TT moderada a forte).

codqsM3.png


Agora é esperar pelo relatório do Leslie. Tanto pode ser publicado daqui a 3 semanas como daqui a 3 meses.
 
Última edição:

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Esquecem e que na década de 70 tivemos imensos outonos secos ...


Falo da minha realidade em concreto . ... Só boas lembranças de grandes eventos tempestuosos.... Até mesmo no verão.
Aliás se for fazer um inquérito à população local da minha geração quase todos vão dizer a mesma coisa. Já não há invernos como antigamente.
Não vale a pena nos iludirmos e esperar o que não vem mais. E não é pessimismo É realismo!
Resta nos resignar ao clima nojento que temos e aceitar a vida real como ela é. Ou melhor como ela passou a ser.
A realidade hoje faz mossa. :buh:
E quem não souber aceitar pois que emigre para um local onde o clima mais lhe agradar (sou suspeito :huhlmao:)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
Final da década de 80 é que era. Se acontecesse agora, vinham todos para a TV dizerem que eram as alterações climáticas. :lol: Agora, quando faz uma tempestade ou temporal mais forte dizem logo que são as alterações climáticas, o aquecimento global, o diabo a quatro.

Aliás, se fizesse -10ºC em Portugal, metade da população batia a bota, porque as casas não estão preparadas para essas temperaturas e depois era tudo a fazer braseiras dentro de casa e lá iam para o céu, embora mesmo não fazendo assim tanto frio, continua a haver lamentavelmente mortes por braseiras dentro de casa para aquecerem.
Maus hábitos, tudo serve para causar alarme hoje em dia.
Tal como chuva em abundância é uma alteração climática, meses de inverno resumidos a sol graças ao bloqueio de um anticiclone que cada vez está a latitudes mais elevadas, também é. Se não fosse Março do ano passado como isto estaria? Mal, muito mal mas felizmente tivemos sorte. Vamos ver o que teremos até Abril.
Ainda ontem, li uma notícia acerca de Portugal ser o 5º país da Europa onde é mais difícil manter a casa quente e é o país onde menos frio faz.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
@Orion... já ninguém pode com este bloqueio... é que nem frio em condições faz. Já tenho saudades de umas boas granizadas e de apanhar uma água neve nas serras... a iso a 850hpa tem estado elevadíssima e nem para apanhar neve na montanha do Pico dá... boring


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Há esperança até Abril :D
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Ainda ontem, li uma notícia acerca de Portugal ser o 5º país da Europa onde é mais difícil manter a casa quente e é o país onde menos frio faz.

E isso mata! Construções manhosas, electricidade ridiculamente cara e pensões de miséria = taxa de mortalidade dos mais frágeis acima do que poderia ser. Uma tristeza.