Seguimento Meteorológico Livre 2019

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Ainda ontem, li uma notícia acerca de Portugal ser o 5º país da Europa onde é mais difícil manter a casa quente e é o país onde menos frio faz.
Isso, infelizmente, está completamente relacionado. Em Portugal, não há necessidade de aquecer a casa, porque o frio não mata (normalmente os gases nocivos das lareiras e braseiras é que matam pessoas, e não o frio). Noutros países, o frio é mortífero, e, por isso, ter sistemas de aquecimento eficientes é completamente obrigatório. Já nem sequer estou a falar de lareiras, mas sim de outros sistemas, tais como: sauffages, sistemas de radiadores elétricos, bombas de calor, chão aquecido... :)
Aliás, se formos a ver com mais atenção, isso do clima ser mais frio ou mais quente também está relacionado com o nível de desenvolvimento dessa região. Portugal é o 24º país mais rico da Europa, enquanto que a Noruega é o 3º (isto se falarmos do PNB per capita), numa lista de 50 países, acontecendo por várias razões, sendo que uma delas é o clima. :w00t:
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Ainda ontem, li uma notícia acerca de Portugal ser o 5º país da Europa onde é mais difícil manter a casa quente e é o país onde menos frio faz.

A marca da nossa pobreza.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A marca da nossa pobreza.
Essa não é a razão. Uma bomba de calor, nos dias que correm, custa apenas 3000 a 4000 euros, o que nem é assim muito caro. Um sistema de radiadores elétricos custa, em média, cerca de 6000 euros.
Mais caro, isso sim completamente fora dos rendimentos da maioria da população, é a sauffage. Em Portugal, um sistema de aquecimento desses pode custar cerca de 20.000 euros ou mais, dependendo da marca. Curiosamente, é das maneiras mais eficientes também. :)

A razão é, como eu já disse: o facto de aquecer a casa não ser prioritário. Uma pessoa sobrevive no inverno português se não tiver aquecimento, mas não sobrevive no inverno norueguês. É essa a questão. :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Portugal apresenta um excesso de mortalidade nos meses mais frios. Algo que não se verifica, de forma tão notória, noutros países, nomeadamente nos países nórdicos.
excess%20winter%20deaths.png

Deve estar agora a fazer dois anos que me cortei no dedo e fui às urgências para ser suturada. A quantidade de velhos a morrer do que me pareceu serem infecções respiratórias e consequentes complicações, foi chocante. Num país em que há gente a ir às urgências por causa de constipações e unhas encravadas, há também muitos velhos que por negligência, ignorância ou isolamento já só lá vão para morrer. Conheço pessoas que trabalham no hospital de Viseu e já tinha ouvido muitas histórias. Mas nessa altura vi.
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Portugal apresenta um excesso de mortalidade nos meses mais frios. Algo que não se verifica, de forma tão notória, noutros países, nomeadamente nos países nórdicos.
excess%20winter%20deaths.png

Esses dados já são um pouco antigos. Felizmente, o cenário melhorou, mas mesmo assim ainda continua a haver mortes por frio em excesso.

Eu penso que o problema não é tanto o facto de fazer mais ou menos frio num país da Europa (apesar de também o ser de certo ponto), mas sim a falta de hábito e de tempo de adaptação do nosso corpo ao frio.
Nós passamos grande parte do ano (pelo menos entre Março e Outubro) com temperaturas na ordem dos 20ºC ou até superiores. Chega-se ao mês de Novembro e em pouco tempo as temperaturas descem logo até valores nos 0ºC ou até negativos. É certo que o corpo, estando habituado a uma determinada temperatura, demora mais para se habituar a novas temperaturas. Pior ainda para as pessoas mais velhas, pois o sistema, devido à idade, demora mais tempo a responder a novas exigências.
Resumindo, refiro-me a amplitudes térmicas.


-----------------------------------------------------

Lembrei-me, que foi no Inverno 2016-2017, acho que até era um dia em que a península estava a ser afetada pelo anticiclone dos Açores, saí do litoral, junto a Lisboa, com temperatura à volta dos 20ºC. À noite, tinha chegado a uma localidade na província de Salamanca, em Espanha. Estou a falar de um lugar com bastante influência continental. Na rua tinha sentido um frio, mas um frio, e de que maneira, não me lembro de alguma vez ter passado o mesmo! Parecia que estava na Sibéria! Nesse lugar as temperaturas eram negativas, -4ºC acho, mas a sensação térmica ainda era pior. Desses -4ºC pareciam -15ºC ou -20ºC naquele preciso momento.
Portanto, a sair de Lisboa quase com calor, para depois chegar com o inverso.

Só estou a dar um exemplo do que aconteceu comigo e que pode muito bem acontecer com uma pessoa qualquer, quando o corpo não está habituado a diferenças tão grandes de temperatura num baixo espaço de tempo.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Essa não é a razão. Uma bomba de calor, nos dias que correm, custa apenas 3000 a 4000 euros, o que nem é assim muito caro. Um sistema de radiadores elétricos custa, em média, cerca de 6000 euros.
Mais caro, isso sim completamente fora dos rendimentos da maioria da população, é a sauffage. Em Portugal, um sistema de aquecimento desses pode custar cerca de 20.000 euros ou mais, dependendo da marca. Curiosamente, é das maneiras mais eficientes também. :)

A razão é, como eu já disse: o facto de aquecer a casa não ser prioritário. Uma pessoa sobrevive no inverno português se não tiver aquecimento, mas não sobrevive no inverno norueguês. É essa a questão. :D

Só para deixar os meus "2 cents". Antes de apostar em qualquer tipo de aquecimento há que tornar as casas mais eficientes, isolamento térmico...isolamento térmico...isolamento térmico. Sem isso não há sistema de aquecimento que valha, de que me vale um sistema de aquecimento eficiente se casa não consegue reter o calor? Além disso o isolamento tanto funciona no inverno como no verão.
Pior do que isso é ter uma casa muito pouco isolada e ter a pior forma de aquecimento possível e imaginária, a lareira. A retenção de calor de uma lareira é muito baixo, ar quente produzido pela combustão vai pela chaminé acima e a fonte de calor é só a radiação. É muito melhor uma salamandra a lenha ou o tradicional fogão a lenha, pois uma boa parte do calor da combustão aquece uma massa metálica que está no interior da habitação e vai aquecer por convecção, o que é muito mais eficiente o de que por radiação. Mas volto a bater na mesma tecla, sem isolamento térmico, não há muito a fazer.
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Essa não é a razão. Uma bomba de calor, nos dias que correm, custa apenas 3000 a 4000 euros, o que nem é assim muito caro. Um sistema de radiadores elétricos custa, em média, cerca de 6000 euros.
Mais caro, isso sim completamente fora dos rendimentos da maioria da população, é a sauffage. Em Portugal, um sistema de aquecimento desses pode custar cerca de 20.000 euros ou mais, dependendo da marca. Curiosamente, é das maneiras mais eficientes também. :)

A razão é, como eu já disse: o facto de aquecer a casa não ser prioritário. Uma pessoa sobrevive no inverno português se não tiver aquecimento, mas não sobrevive no inverno norueguês. É essa a questão. :D

Já agora, a palavra é francesa e é chauffage (aquecimento) e deve-se referir a aquecimento central, calculo eu...

Põe-te lá com 200 ou 300 Euros de pensão e vê lá se há dinheiro que chegue alguma vez para esses valores...
Nem chega para a electricidade ou, mais importante ainda, para comida e medicamentos, o que, certamente, é um factor determinante na elevação do grau de mortalidade.

Deve estar agora a fazer dois anos que me cortei no dedo e fui às urgências para ser suturada. A quantidade de velhos a morrer do que me pareceu serem infecções respiratórias e consequentes complicações, foi chocante. Num país em que há gente a ir às urgências por causa de constipações e unhas encravadas, há também muitos velhos que por negligência, ignorância ou isolamento já só lá vão para morrer. Conheço pessoas que trabalham no hospital de Viseu e já tinha ouvido muitas histórias. Mas nessa altura vi.

E, por essa mesma razão, nem sequer vão às urgências, para quê, para lhes receitarem medicamentos que não podem comprar?
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Põe-te lá com 200 ou 300 Euros de pensão e vê lá se há dinheiro que chegue alguma vez para esses valores...
Calma, eu estou a fazer as contas com o salário mínimo português. Se formos a ver, 3000 euros por uma bomba de calor são cerca de 4,28 salários mínimos (valor de 2019: 700€/12 meses).
Agora compara esses valores com os de comprar uma casa (ou pior, construir uma casa)? Ora, pois! :) E normalmente quem põe esses sistemas são os construtores, e não os pensionistas.
O problema em Portugal não tem a ver com a população, mas sim com a cultura. As casas portuguesas não são como as suecas, que retêm o calor. E porque é que isso acontece: lá está, mais uma vez o clima ajuda. Simplesmente não é prioritário, para quem constrói as casas, colocar isolamento e aquecimento eficientes, pois em Portugal isso pode não significar a morte. Contudo, noutros países não é só poder, é mesmo a morte. :rolleyes:
_______________________
Voltando ao tema da meteorologia, parece que vamos ter mais uma semana de treta.
:sono:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
eu quando vivi na Alemanha é que percebi o que é o conforto de ter sempre a casa quente e de viver sem frio no Inverno, de facto passa-se muito frio durante o inverno em Portugal dentro de casa. Conheço casas de vizinhos aqui na zona que roça o inabitável em termos de temperaturas nos meses frios. Tb nunca vi tanta gente constipada durante o Inverno como em Portugal, isso é uma coisa por demais notória...sao países mais frios e quase ninguém está doente com gripes. Enfim, é o país que temos, gostamos de sofrer e somos pobres, não ha nada a fazer em relação a isso...sempre será assim, penso que é mesmo esta geografia e condições climáticas que determina o sermos pobres, é uma maneira de viver. A nossa latitude climática é mais abaixo do que a verdadeira latitude, somos mais um país do Norte de África do que da Europa, sei que isso dói aceitar mas é a realidade...talvez genes árabes ahaha Espanha soube melhor lutar contra o nosso lado árabe.:hehe::lol:
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Subscrevo!
Vivi no Canadá anos a fio, e nunca vi tanta malta constipada nessa altura do ano como vejo por cá...Sinal que os portugueses estão mais habituados ao calor do que o contrário.
Ainda vai levar umas boas décadas até que essa realidade seja ultrapassada. Acho que é tudo uma questão de mentalidade neste país . Em relação ao clima que temos é de facto um clima "reles" e "nojento" como já referi, mais próximo do norte africano que do Europeu.
, mas ao fim ao cabo é disso mesmo que a maior parte dos portugueses gosta.
Portugal é o "paraíso" para quem gosta de sol e calor todo o ano. O resto é que não vale a pena. .
Claro que a minha realidade é ligeiramente diferente, mas também por cá já começa a ser "normal" o clima quente e seco durante quase todo o ano. Segundo as últimas previsões da Comissão europeia, Portugal em 2050 poderá correr mesmo o risco de se tornar num deserto, com graves carências de água potável.
O melhor mesmo é voltar a emigrar, já que nem a chuva quer saber deste malogrado país plantado à beira mar :buh:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Penso que no futuro o país verá reforçado a sua condição de país de emigrantes. Portugal não tem a estrutura dorsal para lutar contra o que vem aí em termos de alterações climáticas e só reforçara a nossa condição de país estruturalmente pobre. Há muita falta de sentido de estado e de Estado em geral, o estado português é apenas cobrador de impostos e falta aquela coluna dorsal forte que vemos nos outros países europeus. Mas, concordo que nós gostamos de ser republica das bananas, nem lidamos bem com o contrario..sol e praia é que é bom. Cada povo tem exactamente o país ( e o clima ahaha) que merece (embora eu ache que podia ser bem melhor do que esta pasmaceira!).

Subscrevo!
Vivi no Canadá anos a fio, e nunca vi tanta malta constipada nessa altura do ano como vejo por cá...Sinal que os portugueses estão mais habituados ao calor do que o contrário.
Ainda vai levar umas boas décadas até que essa realidade seja ultrapassada. Acho que é tudo uma questão de mentalidade neste país . Em relação ao clima que temos é de facto um clima "reles" e "nojento" como já referi, mais próximo do norte africano que do Europeu.
, mas ao fim ao cabo é disso mesmo que a maior parte dos portugueses gosta.
Portugal é o "paraíso" para quem gosta de sol e calor todo o ano. O resto é que não vale a pena. .
Claro que a minha realidade é ligeiramente diferente, mas também por cá já começa a ser "normal" o clima quente e seco durante quase todo o ano. Segundo as últimas previsões da Comissão europeia, Portugal em 2050 poderá correr mesmo o risco de se tornar num deserto, com graves carências de água potável.
O melhor mesmo é voltar a emigrar, já que nem a chuva quer saber deste malogrado país plantado à beira mar :buh:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,616
Local
Açores
zVBYAek.gif


Nos próximos dias serão publicadas as previsões atualizadas dos diversos modelos. Na previsão de Janeiro, os 3 'grandes' tinham basicamente a mesma previsão para Fevereiro.

Aliás, o estabelecimento de um padrão favorável à península ibérica foi prevista transversalmente e para fins de curiosidade publico as cartas dos IMs chinês, japonês, francês, canadiano e alemão.

CZHBfp7.gif


Só o modelo russo mostra anticiclone mas não vou desanimar (mais) a malta ao publicar a carta :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e lserpa