Seguimento Meteorológico Livre 2019

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
A posição do(s) anticiclone(s) influencia(m) a posição e trajeto das depressões. No fim do dia não há malta 'imune'.

Claro que falar em aquecimento quando está a nevar é sempre complicado. Enfim, há que esperar pelo verão e ter paciência no inverno :D

Esperar pelo verão ?? Mas em que estação é que estamos?
Resumindo, por estas paragens é verão o ano inteiro.
O paraíso para uns e o inferno para outros.
Que venha o próximo bloqueio! :facepalm:
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O Canadá se não tivesse um clima salubre para seres humanos e toda a diversidade de animais que possui não era habitado.
E no entanto, é a 9 maior economia mundial, e o lar de múltiplos ecossistemas, albergando uma grande variedade de seres vivos que instintivamente se adaptaram às condições climáticas do meio em que vivem.
Em Portugal há mais pessoas que morrem devido aos incêndios e ao calor que no Canadá devido ao frio. Sabe qual é o problema português ? Somos tão pequeninos e arrogantes que julgamos sempre que somos a ultima bolacha do pacote!
Há mais mundo lá fora para além de Portugal!

E o que ser habitado, nos dias que correm, tem a haver com a salubridade do clima?
A Sibéria, a Amazónia e o Sahara também têm cidades com a presença permanente de pessoas.
E o Canadá, não tem uma diversidade assim tão espetacular, tendo em conta o seu tamanho, devido a um fator chave: latitude... Talvez seja antes, «biodiverso» quanto baste, tendo em conta as suas condições.
E sim, tal como já tinha dito, concordo que as realidades económicas e sociais, entre Portugal e o Canadá, são bem diferentes.
 
Última edição:

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
ou mesmo fazer uma união que passaria a chamar-se Ibéria.

Isso é que era bom! Andou a Brites de Almeida a despachá-los à pazada para isso. Quem achar Espanha um espectáculo, pode sempre ir para lá. Eu, para lá não vou, mas vou lá com muito gosto. Mas também digo que ter um mundo à disposição e escolher Espanha como exemplo seria como alguém poder ter acesso a qualquer carro do mundo e escolher um Fiat. Desculpa lá, Pek! Absolutamente nada contra Espanha e/ou Espanhóis mas já não há pachorra para esta ideia peregrina que somos um que não sei como acabou como dois. Nada contra estabelecer parcerias com Espanha (ou outro país qualquer) que possam ser benéficas para ambas as partes mas temos mais de 900 anos de história como país independente.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
https://www.publico.pt/2018/12/30/l...orre-alentejo-ha-camelo-entra-algarve-1855033
E para quem está muito orgulhoso da nossa cortiça, não comecem a trabalhar para proteger o sobreiro que dentro de 2 décadas poucos vão restar.
Em estudo francês disse que quase todas as árvores de grande porte do Alentejo terão morrido nas próximas décadas.

O sobreiro até é protegido, mas devia-se fazer mais e melhor pela sua conservação. E nem é só o sobreiro, mas várias outras árvores autóctones (algumas bem mais raras e desconhecidas pela generalidade das pessoas).

E concordo que estrategicamente, Portugal tem algumas coisas a aprender com a Espanha, mas dispenso várias coisas que são praticadas em Espanha, entre as quais a quantidade maciça de agricultura intensiva (e baseada fortemente em químicos), coisa que vemos felizmente, (ainda e espero que para sempre...) em muito menor escala em Portugal.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Já nem falo do óbvio que é haver uma parte considerável de Espanhóis que têm vontade de ser independentes de Espanha, quanto mais o dois em um de serem dependentes de Espanha e Portugal. Teremos certamente a aprender com Espanha como teremos a aprender coisas com quase qualquer nação do mundo mas é só isso.
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Não estou a querer falar mal. Estou a dar apenas a minha opinião.
O clima actual de Portugal é doentio!
Cada vez mais baseado em extremos climáticos que não fazem bem a nada!
No Canadá ninguém sofre com a humidade nem o calor ou o frio. As pessoas por norma evitam sair de casa em dias extremados, tanto que até o governo manda toda a gente pra casa. . Aqui trabalha se pra ganhar uma miséria, seja debaixo de sol ou de chuva...
Em relação a incêndios florestais, que eu tenha conhecimento a maior parte dos canadianos felizmente não são pirómanos. Isso é coisa para malucos! Tanto que a realidade das matas não é igual à que se vê por cá Tudo limpinho! Há um grande controlo e esforço do governo nesse aspecto.
Mentalidades, ora pois!
O facto é que em Portugal o calor, a seca e os incêndios matam, e pelo andar da carruagem vai continuar a matar até não restar nada.
Os invernos aqui são uma "brincadeira", ultimamente até secos, (salvo um ou outro ano) , se for comparar com os reais invernos canadianos que muitos desconhecem... Enfim outras realidades .. :rolleyes:
Em relação ao "patriotismo" que fala, pena ele só ser espelhado no futebol...:buh::buh:

Check this out
Humans responsible for more than 400 B.C. wildfires so far this season
https://www.theglobeandmail.com/can...ore-than-400-bc-wildfires-so-far-this-season/

On heating
https://www150.statcan.gc.ca/n1/pub/16-001-m/2008006/5212652-eng.htm
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Publicar as tendências mensais e sazonais dará um tópico massivo. Fica para algum dia :D

Cá fica o resumo. Dezembro é o caso mais chocante.

bcO1aHH.gif


Meses mais notáveis - intensificação do anticiclone

Maio - Crista anticiclónica mais intensa que favorece mais bloqueios

oWkZmxX.gif


Dezembro

8Q1JnrC.gif


Menos anticiclone...

Abril - Enfraquecimento da crista

hSiZp7y.gif


Outubro - anticiclone mais móvel e fraco na região dos Açores; núcleo tendencialmente mais para sudoeste

BC55JeV.gif


Novembro - o núcleo dos Açores situado ligeiramente mais para oeste. Útil para o surgimento de cut-offs ao largo da PI.

VQUYZv4.gif


Muitas vezes a malta aqui escreve que o anticiclone está marado, criticando a posição e duração do bloqueio.

À semelhança do aquecimento global, também a pressão de superfície tem que ser avaliada com base em médias/anomalias.

Há meses mais estranhos que outros mas em geral (e em média!) o núcleo dos Açores tem estado onde teoricamente devia estar. Já em relação às cristas anticiclónicas a história é outra :D

No território português diferentes posições do anticiclone podem gerar um estado do tempo semelhante. Mas para muitos outros locais nem sempre é o caso. É o que há :D
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Muitas vezes a malta aqui escreve que o anticiclone está marado, criticando a posição e duração do bloqueio.

Há meses mais estranhos que outros mas em geral (e em média!) o núcleo dos Açores tem estado onde teoricamente devia estar. Já em relação às cristas anticiclónicas a história é outra :D

Atenção que não estou a menosprezar a preocupação alheia. O caso é sério tendo em conta o clima português (Jan de 2019 não está incluído):

KFznsuj.png


9t7Gpsl.gif


Era bom se esta média trimestral estivesse extremamente enviesada pela anomalia de Dezembro. Infelizmente não é o caso.

---

Acho que há algum tempo publiquei boa parte destas cartas. Bom, fica para relembrar :D
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
E o que ser habitado, nos dias que correm, tem a haver com a salubridade do clima?
A Sibéria, a Amazónia e o Sahara também têm cidades com a presença permanente de pessoas.
E o Canadá, não tem uma diversidade assim tão espetacular, tendo em conta o seu tamanho, devido a um fator chave: latitude... Talvez seja antes, «biodiverso» quanto baste, tendo em conta as suas condições.
E sim, tal como já tinha dito, concordo que as realidades económicas e sociais, entre Portugal e o Canadá, são bem diferentes.

A partir do momento que um determinado tipo de clima seja doentio, reflecte se na qualidade de vida social. Minha mãe por exemplo só em Portugal é que sofre reumatismo devido à humidade e ao calor. Quando vai ao Canadá o reumatismo desaparece por completo.
Já disseste tudo: Biodiversidade quanto baste! Quem nunca saiu deste pequeno rectângulo, é normal ver as coisas por outro prisma. Não censuro sequer...
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,695
Local
Gondomar (188m)
Neste último episódio nao creio que caiu muita neve, vejo fotos com cenarios de pouca neve e muito descobertos.

Ate a serra da estrela deve ter menos neve que a zona a norte do lado espanhol.

Lembro da serra da estrela com camadas enormes de 3 metros de espessura...

Manzaneda tambem deve estar engraçada

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Até há uns poucos anos atrás (início desta década), estudava-se e faziam-se artigos científicos a mostrar a tendência (muito significativa) de perda de precipitação no mês de Março...
Agora no clima desta década perdeu todo o sentido essa tendência, pois na verdade estamos num padrão recorrente de invernos "falhados" e atrasados, com bastante precipitação na sua fase final, incluindo Março.

Mas isso serve precisamente para perceber e demonstrar, que apesar da tendência inequívoca a largo-prazo de aquecimento e diminuição da precipitação, há mesmo ciclos a escalas decadais que vão dominando a variabilidade que vemos.
São essas duas escalas que as pessoas têm dificuldade no geral em perceber e em conseguir separar.

Será que os estudos como o SIAM reflectem bem a alteração do clima, tenho cá as minhas dúvidas, quando dizem que a precipitação no Outono e na Primavera vão diminuir e a precipitação passará a ser maior no Inverno, tenho cá as minhas dúvidas.

Quando, a realidade aponta para o contrário e duvido muito que o Outono e a Primavera percam precipitação quando são nessas estações que ocorrem sempre as precipitações mais intensas seja agora ou tinham sido há 20/30 anos atrás.

Se formos, fazer uma consulta, sobre notícias de precipitação intensa no Algarve, aponta quase sempre para o Outono e a Primavera.
 
  • Gosto
Reactions: bandevelugo

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Quando, a realidade aponta para o contrário e duvido muito que o Outono e a Primavera percam precipitação quando são nessas estações que ocorrem sempre as precipitações mais intensas seja agora ou tinham sido há 20/30 anos atrás.

Se formos, fazer uma consulta, sobre notícias de precipitação intensa no Algarve, aponta quase sempre para o Outono e a Primavera.

Altura das cut-offs. Também há questões quando se usa médias.

Chover 200 mms em 2 dias ou em 15 dias são cenários com consequências muito diferentes. Num mundo mais quente até podes ter alguns anos com acumulados muito acima da média. Paralelamente, basta não haver cut-offs durante algum tempo para haver uma colossal seca.

Acrescento que os maiores aumentos de temperatura serão tendencialmente registados nas regiões menos quentes. O mundo pode estar mais quente e os desertos não chegarem aos 70º :D

---

Entretanto, e como já falei da Austrália...

 
Última edição:

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
E o Canadá, não tem uma diversidade assim tão espetacular.

Em Portugal, se fizermos uma média geral, estamos acostumados a ter nove meses de muito sol, e dois ou três meses de chuva. Ponto!
No Canadá as coisas são bem diferentes.

Para começar, as estações do ano são nitidamente percebidas e estão sincronizadas, no que diz respeito ao dia e hora de começo e término, daí que falar em alterações climáticas neste país não faz sentido. Em Portugal talvez faça...!

O Canadá tem temperaturas e relevos variados, existindo neste país uma infinidade de lagos, mais de dois milhões se não estou em erro...
Afinal de contas a latitude sempre importa!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não se esqueçam que este tópico é para falar sobre meteorologia e não sobre política. :D
 
  • Gosto
Reactions: Candy

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas,

Alguém conhece um site
ww8. noticiasmeteo. ml ?

Enviaram-me um link e eu por impulso cliquei mas aquilo não abre. Estou em dúvida se existe esse site ou se foi vírus que me enviaram. Escrevi com espaços propositadamente para não clicarem logo.
Estou inclinada para que seja mais um site de tangas, mas...

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk