Seguimento Meteorológico Livre 2019

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Em Portugal, se fizermos uma média geral, estamos acostumados a ter nove meses de muito sol, e dois ou três meses de chuva. Ponto!
No Canadá as coisas são bem diferentes.

Para começar, as estações do ano são nitidamente percebidas e estão sincronizadas, no que diz respeito ao dia e hora de começo e término, daí que falar em alterações climáticas neste país não faz sentido. Em Portugal talvez faça...!

O Canadá tem temperaturas e relevos variados, existindo neste país uma infinidade de lagos, mais de dois milhões se não estou em erro...
Afinal de contas a latitude sempre importa!
O que não faz sentido é comparar o clima de um país com uma área de 92 000 km2 com outro 100 vezes maior...
E já nem falo das generalizações...
 


Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
O que não faz sentido é comparar o clima de um país com uma área de 92 000 km2 com outro 100 vezes maior...
E já nem falo das generalizações...

O que não faz sentido é falar em alterações climáticas como se todos os países tivessem o clima de Portugal, e pior, afirmar que o segundo maior país do mundo não possui diversidade à custa da sua latitude....

Começem a sair um pouco do pequeno casulo em que vivem, a sério! Viajem, abram fronteiras, e olhem o mundo com olhos de ver.

Há mais vida para além de Portugal.

Como já dizia o outro: pequeninos e arrogantes!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Para começar, as estações do ano são nitidamente percebidas e estão sincronizadas, no que diz respeito ao dia e hora de começo e término, daí que falar em alterações climáticas neste país não faz sentido. Em Portugal talvez faça...!

-> https://www.canada.ca/en/environment-climate-change/services/climate-change/impacts.html

Acrescento que os maiores aumentos de temperatura serão tendencialmente registados nas regiões menos quentes.

KFVGq4x.png


sSrwMFw.png
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A partir do momento que um determinado tipo de clima seja doentio,

Clima doentio ? Por favor isso não existe :hmm:

Não brinque com factos científicos. Aquela história de não existir anticiclone dos Açores então nem se fala...

As supostas alterações climáticas só se fazem sentir nas áreas próximas ao anticiclone porque de resto, não faz sentido falar nisso.:p

:lmao:

As alterações climáticas são globais, não se limitam aos anticiclones; estes, por sua vez, já são por si móveis.

No Canadá as coisas são bem diferentes. Para começar, as estações do ano são nitidamente percebidas e estão sincronizadas, no que diz respeito ao dia e hora de começo e término, daí que falar em alterações climáticas neste país não faz sentido.

Ridículo... :maluco: Com o permafrost canadiano a migrar 150 km para norte em 50 anos, isso não é obra das alterações climáticas?

Resumindo, por estas paragens é verão o ano inteiro. :facepalm:

:surprise:
Estaremos a falar de planetas diferentes; por cá (Hemisfério Norte do Planeta Terra), o Verão é definido como a estação do ano entre o Solstício de Junho e o Equinócio de Setembro.
 
Última edição:

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Clima doentio ? Por favor isso não existe :hmm:

Não brinque com factos científicos.

Pra mim e pra muitas pessoas é "doentio"! Humidade e calor q.b.

Um país que vive quase sempre à sombra de um anticiclone, e que à custa disso vê quase sempre as suas estações comprometidas, faz todo o sentido falar em alterações climáticas. Por outro lado, nem todos os países têm o clima que Portugal tem.

Além disso, P o r t u g a l é, entre os países europeus, um dos menos frios durante o inverno, tanto que muitos turistas dos países nórdicos escolhem o país como destino de inverno e vão felizes e saltitantes tomar banho na praia....um dos países com mais dias de sol, uma média de 300 por ano....
Ora se isto não é um clima "doentio", pois saudável muito menos o é!
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
As alterações climáticas são globais, não se limitam aos anticiclones; estes, por sua vez, já são por si móveis..

Sim, os anticiclones costumam ser móveis, o que não é o caso do Anticiclone dos Açores que condiciona quaze sempre o estado do tempo português seja verão, seja de inverno :lol:

Então limitam se a quê? Explique o porquê de alguns paises terem as suas estações percebidas mesmo com as alterações climáticas em curso?

Explique porque há países menos soalheiros que Portugal? Explique o porquê de Portugal e ilhas estarem ultimamente num padrão anticiclónico anual pouco variável....

A resposta eu até sei. Vai dar sempre ao mesmo...
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Sim, os anticiclones costumam ser móveis, o que não é o caso do Anticiclone dos Açores que condiciona quaze sempre o estado do tempo português seja verão, seja de inverno :lol:

-> https://uk.reuters.com/article/us-c...k-of-devastating-warming-report-idUKKCN1PT1X7

Todos os países nas redondezas dos anticiclones têm o seu 'tempo' condicionado por eles. Mas novamente, não há ninguém imune. Acrescento que só há monotonia meteorológica nos desertos e os anticiclones são razoavelmente móveis mas não desaparecem.

Então limitam se a quê? Explique o porquê de alguns paises terem as suas estações definidas mesmo com as alterações climáticas em curso?

Os países árticos também têm enormes variações nas horas de luz, por exemplo. Isso ajuda muito.

Explique porque há países menos soalheiros que Portugal? Explique o porquê de Portugal e ilhas estarem ultimamente num padrão anticiclónico anual pouco variável....

-> http://www3.inpe.br/crs/crectealc/pdf/camila.pdf

Onde há anticiclone, há bloqueios prolongados.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: rokleon

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas,

Alguém conhece um site
ww8. noticiasmeteo. ml ?

Enviaram-me um link e eu por impulso cliquei mas aquilo não abre. Estou em dúvida se existe esse site ou se foi vírus que me enviaram. Escrevi com espaços propositadamente para não clicarem logo.
Estou inclinada para que seja mais um site de tangas, mas...

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
Penso que chegou a existir mas por algum motivo já não é possível acedê-la. Lembro de ver várias pessoas no facebook a partilharem os artigos deste site. É/Era um site de tangas. :D
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Onde há anticiclone, há bloqueios prolongados.

Já disseste tudo. Certíssimo! Depois desta
"I rest my case.

É o que eu ando aqui a dizer desde o início, mas parece que houve quem se ofendesse mais pelo termo que usei ao dirigir me ao clima português... Enfim mentalidades!

Quanto aos bloqueios, e falando novamente no caso canadiano porque foi aquele que eu vivi mais de perto, (daí ter feito a comparação das estações definidas daquele país com as "estações" portuguesas) não me lembro das altas pressões criarem bloqueios eternos naquelas latitudes como acontece por aqui. Sim, lá também faz sol e calor mas em nada se compara ao português...

A ideia que tenho é que os anticiclones são muito mais móveis naquelas paragens se fizermos um termo de comparação com o caso português.
E é precisamente por causa da posição do anticiclone dos Açores que em Portugal as estações não são tão notórias como são no Canadá ou em outros locais que não tenham sempre a sombra anticiclónica em cima das suas cabeças..

Em Portugal passa se do Inverno para a Primavera, com muita naturalidade, ou desta última para o Verão sem haver muita diferença, se exceptuarmos as temperaturas.
Um país que tem mais de 3000 horas de sol anuais, não pode ter as suas estações do ano resolvidas.
Com o aumento da temperatura, aliado à presença constante do anticiclone, Portugal vai sofrer graves consequências de falta de água .
O nosso país tem de começar a investir na floresta nativa, na agricultura diversificada, na poupança de água, e valorizar a biodiversidade e o carácter da sua paisagem. Só assim será possível salvar o país nos anos próximos e vindouros de se tornar um deserto....

Aliás, já existem até previsões que a península ibérica pode vir mesmo a transformar se em deserto em 2100 se o clima continuar a ser aquilo que é....



https://www.google.com/amp/s/observ...ar-se-num-deserto-ate-ao-final-do-seculo/amp/
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Quanto aos bloqueios, e falando novamente no caso canadiano porque foi aquele que eu vivi mais de perto, (daí ter feito a comparação das estações definidas daquele país com as "estações" portuguesas) não me lembro das altas pressões criarem bloqueios eternos naquelas latitudes como acontece por aqui.

A ideia que tenho é que os anticiclones são muito mais móveis naquelas paragens se fizermos um termo de comparação com o caso português.
E é precisamente por causa da posição do anticiclone dos Açores que em Portugal as estações não são tão notórias como são no Canadá ou em outros locais que não tenham sempre a sombra anticiclónica em cima das suas cabeças..

kldcpJZ.png


Quase teclas como se o caso português fosse único no mundo. Há outros anticiclones oceânicos semi-permanentes com efeitos climáticos semelhantes.

Comparar países em latitudes semelhantes é razoável. Comparar países em latitudes completamente distintas não faz sentido. Nem é preciso ir buscar o Canadá. Pode-se comparar Portugal com a Finlândia ou com a Suécia. Nestes 2 países também não há anticiclone semi-permanente.

Os anticiclones oceânicos situam-se por volta dos 30º de latitude em ambos os hemisférios. Movem-se e 'deformam-se' mas mais cedo ou mais tarde 'voltam' para o seu local. Faz parte da circulação atmosférica 'normal'.

Quanto à noção de clima 'doentio', isso é bastante relativo e vou mais além...

OK2xIwR.gif


A maior parte da população do Canadá vive nas zonas climáticas menos agrestes, incluindo aquela que tanto elogias (este/sudeste). Porque não há mais gente a viver no centro-sul do Canadá? O verão aparenta ser porreiro:

s92JjN9.gif


Felizmente para a malta de lá, o Canadá tem uma economia que permite ter todas as benesses de um país desenvolvido como por exemplo aquecimento. Se não fosse o caso, as críticas seriam outras.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: rokleon

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Eu sei que o caso português não é único mas também a nível mundial é dos poucos casos globais, atendendo ao número de anticiclones oceânicos e a sua respectiva posição.
Se os bloqueios e a posição das altas fazem parte de uma circulação atmosférica "normal" então vamos aceitar a realidade do nosso clima como NORMAL e deixemos nos de lamurias.
Aceitemos o clima normal que temos, enquanto outros vivem o seu. O que aqui pode ser considerado normal noutros locais não é. Há muita gente que sofre com o clima húmido e quente português e é aconselhada a respirar o ar de outras paragens pelos médicos. Por alguma razão é! Quem sofre de reumatismo por exemplo, experimente ir de férias ao Canadá, assim como os nórdicos vêm para Portugal apanhar sol na praia durante o Inverno . .
Nem todos os países à mesma latitude de Portugal têm o mesmo clima, uma vez que nem todos são influenciados pelo mesmo anticiclone.

Em relação no Canadá a maioria da população estar concentrada relativamente mais à sul-leste, não se deve à posição do anticiclone, até porque ele nem é semi permanente mas sim ao maior número de horas de sol, e mesmo assim o clima apesar de continental é outro, uma vez que por aquelas bandas o anticiclone é muito mais móvel, e chover no verão é muito normal. Já aqui ...

De qualquer forma li algures numa notícia qualquer do ano passado que o futuro climático de Portugal está condenado devido à quase eterna actividade do anticiclone.
Ou seja, enquanto que por cá fala se em "aquecimento global" com a presença cada vez mais de bloqueios atmosfericos em qualquer altura do ano, ( que até é normal dada a latitude do país e consequente influência anticiclonica) outros andam a congelar no inverno, e a ver as suas estações a progredir de forma mais normalizada seja com aquecimento global ou não, daí que não faça mais sentido hoje falar em estações em Portugal ...
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
O Canadá possui quatro estações bem distintas, particularmente nas regiões mais habitadas ao longo da fronteira com os EUA. No verão, as temperaturas durante o dia podem atingir 35ºC ou mais, ao passo que no inverno temperaturas de -25ºC são comuns.

Esperemos pelas alterações previstas para ver o suposto clima "doentio" ter também por cá contraste térmicos de 60 ºC entre o Inverno e o Verão como no Canadá. Por alguma razão os tipos de clima em Portugal são temperados e no Canadá são predominantemente continentais (por outros palavras, como já foi dito, é como se estivesse a comparar os climas de Portugal com os climas da Finlândia).

Que seria do Canadá se o Sol atingisse a altura na esfera celeste que atinge em Portugal?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
É sempre bom podermos comparar o nosso país com outros que têm as suas estações bem definidas para termos a verdadeira ideia de seca meteorológica versus alterações climáticas.
Às vezes pensamos que no mundo inteiro o aquecimento global é semelhante ao nosso.
O problema climático de Portugal chama se anticiclone, assim como há uns que sofrem com a mesma influência, e outros não.
Posto isto, fica tudo dito!