Seguimento Meteorológico Livre 2019

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Deus te oiça, mas às vezes é difícil manter o optimismo com estes Invernos muito estáveis e solarengos com que nos estamos a deparar. O Ano passado foi a chuva que veio toda ja no final da época que nos salvou, por isso...vamos acreditar. eu nem vivo numa zona em que falte a água...mas preocupa-me pq chove tb aqui muito menos e sei mto bem como as coisas estão a Sul do tejo...

que pessimismo, eu até entendo que existam razões para isso, mas calma pessoal que nem ainda estamos a meio de fevereiro e já estão a deitar a toalha ao chão.
de facto este inverno está a ser um nojo, mas ainda temos dois meses em que muita coisa pode acontecer, o AA não vai durar para sempre a fazer bloqueio, é impossível e algum dia terá que ceder, vamos manter a esperança que o inverno ainda vai a tempo de se salvar.:thumbsup:
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Q8fZzpG.gif


QhKHdqM.gif


0SDOxtT.png



:facepalm:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,192
Local
loule-caldeirao
A barragem do monte da Rocha, é neste momento, na minha opinião, uma situação muito preocupante.
No ano passado foi "salva", por uma semana de chuva intensa, (estava com 9%) mas ficou apenas salvo erro com a cota por volta dos 28%. Os seus afluentes, rio Sado, ribeiras talvez 2 dignas desse nome, são o grande problema, no encaixe de água na bacia. O que aconteceu nos últimos anos, foi quando os terrenos estavam ensopados, e os afluentes a correr deixava de chover. Aliado a isto tudo, não sei como nem porque carga de aguá existiu essa decisão, a barragem começou a abastecer outras vilas e aldeias, triplicando em muito o seu consumo, até a bem pouco tempo era só a vila de Castro verde, claro que agora decidiram iniciar uma obra com ligação, salvo erro a barragem do roxo, para receber água do alqueva, mas não sei sinceramente as proporções, que isto irá tomar. Tomara que a chuva apareça em grande quantidade, sem causar estragos, pois o cenário não é nada bom! Como se costuma dizer pelo Alentejo, não há fome que não dê em fartura! Deus queira que se aplique neste caso.
A bacia do Mira vai pelo mesmo caminho! Basta ver a Barragem de Santa Clara que também vem por aí abaixo. Mais a Sul Odelouca também não está a conseguir encaixar decentemente.Apenas Odeleite tem tido sorte graças às cut-offs e à grande área do caldeirão mas mesmo assim tem andado muito inconstante. Parece-me óbvio que o anti-ciclone nos está a matar lentamente!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra


Verdade, ainda que algo optimista com algumas cut-off´s que possam aparecer e minimizar as médias aqui e ali, mas é sem dúvida manifestamente pouco aquilo que os modelos nos vão apresentando , para o que já se vai adivinhando a curto prazo :calor::facepalm:

Temos isto :rain:

r4G1mHy.gif


E claro, depois isto :facepalm:

JjHfwaw.gif


lhZWUlS.png


Está bom para ir de férias ao Açores :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Outra vez a mesma conversa e picardia?
Acabou por aqui.

O fórum é livre de expressão, mas dentro das regras básicas a respeitar (é só procurar). Não é portanto local para confronto de egos. Infelizmente se não se ajuda a moderação, temos de fazer aquele papel chato que não gostamos nada (mesmo sinceramente) de andar a apagar posts off-topic, e que desrespeitem as regras. Não só não nos dá prazer, como nos faz parecer "tiranos" não é?
Com um bocadinho de ajuda e respeito das regras, evitávamos isso.

Obrigado.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Outra vez a mesma conversa e picardia?
Acabou por aqui.

O fórum é livre de expressão, mas dentro das regras básicas a respeitar (é só procurar). Não é portanto local para confronto de egos. Infelizmente se não se ajuda a moderação, temos de fazer aquele papel chato que não gostamos nada (mesmo sinceramente) de andar a apagar posts off-topic, e que desrespeitem as regras. Não só não nos dá prazer, como nos faz parecer "tiranos" não é?
Com um bocadinho de ajuda e respeito das regras, evitávamos isso.

Obrigado.
Este tipo de conversa é algo que não faz qualquer sentido debater, o AA faz e sempre fez parte do nosso clima e não há nada que possamos fazer para o eliminar. Estão a ocorrer alterações no nosso clima? Sim. Querem invernos como "antigamente"? Pois façam a vossa parte e não contribuam mais para as alterações climáticas neste planeta, o que todos devem fazer, mas não se fazem esforços para tal devido a interesses de "força maior" que todos sabemos.
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Este tipo de conversa é algo que não faz qualquer sentido debater, o AA faz e sempre fez parte do nosso clima e não há nada que possamos fazer para o eliminar. Estão a ocorrer alterações no nosso clima? Sim. Querem invernos como "antigamente"? Pois façam a vossa parte e não contribuam mais para as alterações climáticas neste planeta, o que todos devem fazer, mas não se fazem esforços para tal devido a interesses de "força maior" que todos sabemos.

Até que enfim que alguém entendeu meu ponto de vista.

A latitude de Portugal está condenada (ou não) pelo anticiclone.

Se isto é motivo de ataque a algumas pessoas, então resolvam se primeiro e depois venham cá debater.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
“El Nino conditions across the equatorial Pacific have come together, and we can now announce its arrival,” said Mike Halpert, deputy director, NOAA’s Climate Prediction Center, and ENSO forecaster. “While sea surface temperatures are above average, current observations and climate models indicate that this El Nino will be weak, meaning we do not expect significant global impacts through the remainder of winter and into the spring.”

Forecasters say there is about a 55-percent chance that El Nino conditions will continue through the spring.

-> https://www.noaa.gov/media-release/noaa-announces-arrival-of-el-nino
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Portugal sempre foi um pais de secas, já em História na escola em quantas secas não se falou, até me lembro de um texto não sei de que altura que dizia que em Coimbra o Mondego secou.
O que nos falta é educação ambiental, aumentar o preço da água, e arranjar tudo que seja canalizações para evitar fugas
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e RStorm

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O que falta é aceitarmos o clima que temos.* ponto !
E quem não souber aceitar, que vá viver para o pólo norte.

Exato, é por isso também que não quero saber do gelo canadiano para nada.



Portugal está confinado a ver passar os navios e a falar perdidamente de aquecimento global enquanto por outras paragens, as estações do ano continuam a evoluir de forma mais equilibrada.

Infelizmente, o aquecimento global, não é um problema só de Portugal.

Quem é que ainda não ouviu falar do aquecimento climático do Árctico?
 
Última edição: