Previsões curto prazo (até 3 dias) - Fevereiro 2019



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Como assim? :huh:
Nunca esteve previsto a ocorrência de um e nem faz sentido falar-se de haboobs em Portugal. Os haboobs só ocorrem em regiões muito secas no médio Oriente ou no norte de África, por exemplo.
Pelo menos foi o que eu percebi através do Seguimento Meteorológico Livre. Se percebi mal peço desculpa a todos. :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
x792lwa.gif


Quase 50 hPa em 24h. É um hiper mega cavamento explosivo :D

É cada vez mais provável que as depressões passem ao lado das ilhas. No que concerne ao próximo evento...

anim_rlf7.gif


Pouca chuva em perspetiva.
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Possível episódio de neve [sem acumulação ou com acumulação reduzida(em especial a partir dos 700m) ] a cotas relativamente baixas, mais provável no Grupo Ocidental (entenda-se mais provavelmente a partir dos 400/500m)

A pouco mais que 3/4 dias ainda não existe consenso entre GFS (operacional e paralela) e ECMWF no que toca às temperaturas em altitude, nem quanto aos períodos mais frios (em termos horários) . Pelo ensemble GEFS nota-se que existe grande probabilidade de haver -35ºC aos 500hPa, sendo que inclusivamente estes valores são também já vistos pelo ECMWF, aos 850hPa a média do GEFS vai mais de encontro ao ECMWF que mostra temperaturas a rondar os -3ºC, pelo que é possível que ainda surjam cortes de última hora nas saídas do GFS (operacional e paralela).

Não deixa de ser curioso a assertividade do GFS (operacional e paralela) ao longo dos últimos dias no que toca às temperaturas muito baixas em altitude. Há um ponto negativo, que já foi inclusivamente analisado pelo Orion, e que de algum modo piorou até ao momento. Refiro-me à quantidade de água precipitável, que aquando os períodos mais frios vai tender a diminuir significativamente com intrusões irregulares de ar mais seco em altura, vai existir ainda assim bastante forçamento vertical, mas pode ser colocado de algum modo em causa. No grupo central é possível também que as cotas sejam relativamente baixas em determinados locais, mas há mais confiança para o grupo ocidental.

Ensemble GEFS:
graphe_ens3_pwq1.gif


Discordância significativa do ECMWF aos 850hPa:
mCwoJ9j.png


Intrusões de ar seco e índice PWAT baixo nas horas de maior frio (tendo em conta o GFS)
w2qCX9J.png


Aguardemos pelas últimas atualizações, mas eu cá se vivesse nas Flores... :malandro: :D É caso para dizer: "Quero voltar para a ilha":lol:
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Há um ponto negativo, que já foi inclusivamente analisado pelo Orion, e que de algum modo piorou até ao momento. Refiro-me à quantidade de água precipitável, que aquando os períodos mais frios vai tender a diminuir significativamente com intrusões irregulares de ar mais seco em altura, vai existir ainda assim bastante forçamento vertical, mas pode ser colocado de algum modo em causa.

Não é novidade nos pós-frontais. Contudo, os valores de água precipitável frontais (os únicos que abordei por isso estás a acrescentar informações novas) são bastante interessantes, também pouco habituais nesta altura do ano.

z0CbeXq.png


ANDgCdZ.png


Ainda assim, e tipicamente, este tipo de tempestades geralmente não traz muita chuva para aqui. No G. Oriental têm surgido acumulados superiores mas isso deve-se à temporária - mas completa - saturação da atmosfera. Há que ver a evolução disto.

XXNyb29.png


---

gfs-0-84_lgw1.png


Para a malta que quer granizo e/ou trovoada (melhor para ocidente), parecem haver boas condições daqui a alguns dias.

Mnj34ri.png


É possível o aparecimento de linhas de instabilidade mas em geral os aguaceiros deverão ser dispersos e tendencialmente fracos a moderados. Não deve haver condições para fenómenos extremos e o elevado cisalhamento/baixo CAPE não deve prolongar a vida das células. Ainda assim, boas perspetivas para o aparecimento de cumulus com intensidade suficiente para gerar granizo.
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES: Duas perturbações consecutivas

A%25C3%25A7ores1.jpg

a%25C3%25A7ores2.jpg

MetOffice

O estado do tempo no Arquipélago dos Açores estará esta semana condicionado pela aproximação e passagem de linhas de instabilidade associadas a profundas depressões, tempestades muito cavadas formadas no Atlântico Ocidental e que se irão deslocar para nordeste em direcção ao Atlântico Norte.
Assim, entre o final de Terça-feira e o meio – dia de Quarta – feira, uma primeira superfície frontal fria muito activa irá atravessar o arquipélago, desde o grupo ocidental até ao grupo oriental, provocando períodos de chuva ou aguaceiros, acompanhados de vento muito forte, com rajadas na ordem dos 100 a 110 quilómetros por hora e forte agitação marítima.
Entre o final de Sexta-feira e a tarde de Sábado, um sistema frontal irá atravessar também todo o arquipélago, desde o grupo ocidental até ao grupo oriental, provocando novamente períodos de chuva ou aguaceiros, acompanhados novamente por vento muito forte, com rajadas acima dos 100 quilómetros por hora e forte agitação marítima.
Proteja-se e siga as orientações que vierem a ser emitidas pela protecção civil regional.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Outra novidade boa é o facto de que a probabilidade de em Portugal termos um "haboob" diminuiu consideravelmente. Este deverá ocorrer mais provavelmente na zona de Huelva, e apenas as zonas limítrofes ao Guadiana apanharão com alguma coisa, mas não será nada de especial. :palmas:

Desculpa, o que é um "haboob"? Thank's! :D


Haboob, como já foi referido, é o termo para "tempestade de poeiras", causadas, normalmente, por tempestades/trovoadas fortes, nomeadamente na sua fase de "Colapso", em que os ventos predominantes já são do tipo "outflow", ou seja, sopram para o "exterior" da célula. Tipo isto, muito bem registado neste vídeo:


Agora, @"Charneca" Mundial , não confundir com a "chuva de lama" que por vezes ocorre por cá, quando temos poeiras do Norte de África na atmosfera sobre o Continente e condições de alguma precipitação. São situações completamente diferentes! ;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
nGCfaxT.gif


et0gZ48.gif


Excluindo a pressão central, o ciclone em si não tem muito de invulgar e se passasse mais perto/sobre as ilhas seria bem pior.

Será sem dúvida nomeado e considerado com tendo força de furacão. Como deve passar no sábado, não vai haver encerramento de escolas.

A água precipitável vai continuar com valores moderados. Para além da ventania, a precipitação pode ser intensa.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luky e guisilva5000

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Entretanto, em Portugal Continental...
ECMWF_096_PT_APC_pt-PT_pt.png

...nada a dizer nos próximos 3 dias.