Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
A que distância estão os sensores da consola?

A primeira coisa essencial a fazer quando há problemas de nível fraco de sinal é afastar tanto a consola como os sensores de qualquer fonte de radiação electromagnética (PCs, radios, colunas de som, micro-ondas, televisões,...). Outra medida a tomar nestes casos é tentar colocar a consola o mais perto possível da janela.

Se mesmo assim não resultar existem uns repetidores da Oregon à venda. Penso que terias de comprar um repetidor por cada emissor/transmissor, neste caso um para o termo-higro, outro para o cata-vento/anemómetro e outro para o pluviómetro.

Obrigado Minho pela resposta
A solução custo beneficio será relocalizar a consola WMR200 num local com cobertura wieless que já estive a testar. Mas como não há bela sem senão, nesse local onde tenho boa cobertura wireless, fico com o computador a 6 metros de distância. Penso que terei 2 soluções: 1-tento arranjar um cabo usb para ligar a estação ao computador com 6 mts, o que tenho duvidas se funcionará, ou 2-compro um meteohub como já vi aqui no forum alguns comentários. Qual das 2 soluções é a mais adquada?
Cumprimentos a todos.
 


rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Bom dia
(...)
Mas eu continuo com outro problema para o qual não tenho solução: a ligação wireless entre a estação e os sensores por vezes fica interrompida devido á distância entre eles. Já alguém teve este problema e como o resolveu??
Cumprimentos
Lumes

Quanto a esse problema já o vi relatado, em pelo menos, num fórum. Eu aparentemente não sofro desse problema mesmo tendo a consola
no R/c (telhado - onde está a estação - 1º piso - r/c). Talvez a não interferência no sinal deva-se ao material maioritário na construção da casa - adobe!!! - para quem não saiba, não,o não é a empresa de software: adobe - pequeno bloco, semelhante a um tijolo, feito da mistura de argila com palha seca ao sol!).
A estação ficou instalada ao lado de uma chaminé que não funciona e aparentemente o termómetro está bem ventilado. Será o suficiente ? Ou precisa mesmo do radiation shield? Comentários: agradecia!

Localização: 39º 11" 41.59 N - 9º 15" 33.19 O
Altitude: 140 m

Agora falta a fase 2: ligação à net! Estou a pensar em comprar um meteohub - acaba por ser mais económico porque não é necessário ter um PC a trabalhar. Por isso aconselho o mesmo ao Lumes! Segundo o que está no site, o meteohub só consome 10watts o que é MUITO MENOS que ter o PC a trabalhar 24/7. Os 10 watts equivalem a uma lâmpada económica acesa!

08052008cd9.jpg

By rbsmr, shot with 6680 at 2008-05-08

08052008001vy6.jpg

By rbsmr, shot with 6680 at 2008-05-08

O termómetro/higrómetro parece estar a mais de 5 ft (1m,52cm) do telhado como se recomenda aqui
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Concordo com rsbm. Sem dúvida que a melhor solução é o Meteohub, mas.... se queres colocar os dados na Net vais ter de ligar o Meteohub ao teu router lá da casa e aí vais ter de passar um cabo de rede (que é bem mais barato que um cabo USB) isto porque o Meteohub não tem conectividade Wi-Fi.
Agora a nível de consumos e fiabilidade (o facto do Meteohub não ter disco rígido é uma enorme vantagem) o Meteohub é imbatível...
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Concordo com rsbm. Sem dúvida que a melhor solução é o Meteohub, mas.... se queres colocar os dados na Net vais ter de ligar o Meteohub ao teu router lá da casa e aí vais ter de passar um cabo de rede (que é bem mais barato que um cabo USB) isto porque o Meteohub não tem conectividade Wi-Fi.
Agora a nível de consumos e fiabilidade (o facto do Meteohub não ter disco rígido é uma enorme vantagem) o Meteohub é imbatível...

Boa noite
Eu tenho uma WMR200
Estive a ler os comentários e concluí que a melhor soluçãoserá adquirir um Meteohub porque resolve os meus problemas de sinal wiereless (ficando a estação num local dentro da cobertura dos sensores) e evito ter o computador ligado.
Penso que o Meteohub de que falam é o NSLU2 que pode ser adquirido em http://www.meteohub.de/joomla/index.php por 70€. Caso não me sugiram aqui outra solução na próxima semana vou proceder á encomenda do Meteohub.
Por outro lado e no que se refere á configuração do MeteoHub, há algum local onde se possa ler algo sobre essa matéria??
Cumprimentos a todos.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boa noite
Eu tenho uma WMR200
Estive a ler os comentários e concluí que a melhor soluçãoserá adquirir um Meteohub porque resolve os meus problemas de sinal wiereless (ficando a estação num local dentro da cobertura dos sensores) e evito ter o computador ligado.
Penso que o Meteohub de que falam é o NSLU2 que pode ser adquirido em http://www.meteohub.de/joomla/index.php por 70€. Caso não me sugiram aqui outra solução na próxima semana vou proceder á encomenda do Meteohub.
Por outro lado e no que se refere á configuração do MeteoHub, há algum local onde se possa ler algo sobre essa matéria??
Cumprimentos a todos.

Boa decisão.
Para instalar o Meteohub no NSLU2 a documentação mais completa é a do próprio autor que está no site: http://www.meteohub.de/joomla/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=16&Itemid=30
Lá encontras tudo o que é preciso e está tudo descrito step-by-step de como configurar o NSLU2 para correr o Meteohub...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
Pessoal encontrei aqui uma estação meteorológica gira:D:D

Estação barométrica com visor a cores
Código do Artigo 151234



€ 59,00
IVA Incluído



Projectada segundo as últimas tecnologias e com os componentes mais modernos, esta estação barométrica é composta por uma unidade base e por um sensor externo ligado via rádio. Elabora uma previsão do tempo para o
período das 12-24 horas seguintes baseando-se nas alterações da pressão atmosférica. O seu design moderno faz com que se adapte a todos os tipos de decoração, enquanto que o visor iluminado e colorido com ícones (sol,
chuva, nuvens, etc.) lhe permite ter sempre informações imediatas e vem visíveis. Para além da medição muito fiável da pressão atmosférica e da temperatura interna e externa, dispõe também da função calendário e despertador. Ligando o alimentador externo de 4,5 V à entrada na parte
posterior é possível manter a iluminação sempre acesa. Dim.: 14 x 6,5 x 4,5 cm. Características técnicas: Temperatura no interior: de 0ºC a 50ºC; Temperatura no exterior: de -20ºC a +60ºC; Transmissão: até 30 mt em espaço aberto, frequência 434 MHz; Resolução: 0,1ºC para a temperatura; Alimentação: alimentador de 4,5 V (incluído) e 2 pilhas AAA (não incluídas) para a estação; 2 pilhas AAA (não incluídas) para o sensor remoto.



http://www.dmail.pt/prodotto.php?cod=151234-124&np=1
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Boa decisão.
Para instalar o Meteohub no NSLU2 a documentação mais completa é a do próprio autor que está no site: http://www.meteohub.de/joomla/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=16&Itemid=30
Lá encontras tudo o que é preciso e está tudo descrito step-by-step de como configurar o NSLU2 para correr o Meteohub...

Alô Minho
Obrigado pela resposta
Gostaria que me confirmasses todo material que necessito para colocar a wmr200 a bombar na net sem computador ligado, pois tenho algumas duvidas.
Penso que além do Meteohub/NSLU2 por 70€ (sendo o 1º o software e o 2º o hardware) necessito de uma pendrive de 2GB, um cabo usb para ligar a estação ao Meteohub, e um cabo de rede para ligar o Meteohub ao router??
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Alô Minho
Obrigado pela resposta
Gostaria que me confirmasses todo material que necessito para colocar a wmr200 a bombar na net sem computador ligado, pois tenho algumas duvidas.
Penso que além do Meteohub/NSLU2 por 70€ (sendo o 1º o software e o 2º o hardware) necessito de uma pendrive de 2GB, um cabo usb para ligar a estação ao Meteohub, e um cabo de rede para ligar o Meteohub ao router??

Sim falta-te:

1) o conversor Série para USB - atenção que não dão todos os conversores. O que dá de certeza absoluta é o LogiLink USB 2.0 Serial RS232 Adapter pois é este que é feito referência no manual do Meteohub

2) O cabo de rede (UTP-RJ45) também é necessário sim para ligares ao router

3) A PEN USB (comprar alguma coisita de marca não vá o "diabo tece-las")

4) O NSLU2

5) O software Meteohub

Uma nota sobre os 70€. Esse não é o preço do Meteohub + NSLU2. Isso é o preço aproximado só do NSLU2. Do Meteohub (software) são mais 49 €
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Pessoal, mais uma estação estação do Lidl :w00t:, desta vez só para o distrito de Lisboa., a partir de segunda-feira dia 19.

Caracteristicas técnicas:

• temperatura e humidade do ar no interior/exterior,
• pressão atmosférica,
• memorização de mínimos e máximos,
• relógio com calendário e despertador,
• fases da Lua;
• Sensor sem fios para exterior;
• Previsão barométrica das condições meteorológicas;
• Funciona a pilhas 2xAA (incluídas);
• Garantia de 3 anos.

http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20080519.p.Estacao_meteorologica
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pessoal tou a pensar comprar a Oregon Scientific WMR200 com osensor de UV acham que o termometro já inclui o proprio Radiation Shield é que parece :p

imageloader.asp


Caracteristicas Oregon Scientific Kit de previsão meteorológica profissional WMR200:

- Ecrã táctil de fácil uso com iluminação
- Previsões por icónes
- Pressão atmosférica em Mb/ Hpa
- Histograma da pressão de 24 horas
- Temperatura e humidade interior e exterior, com memórias mini/ maxi
- Direcção e velocidade do vento
- Pluviómetro – nível de precipitações diárias e acumuladas
- Indice de calor e ponto de orvalho
- Data Logger integrado – armazenamento das informações durante 1 mês
- Aceita até 10 sensores termo/hidro
- Distância da transmisão: 100 metros
- Conexão a PC, através do cabo USB, para descarga de dados
- Alimentação: Adaptador 6V (incluido) + 4 pilhas LR06 (armazenamento)

Barómetro:

- Previsões meteorológicas por icónes – sol / claros e nublados / nublados / chuva / neve
- Pressão de 600 a 1500 mb/hPa
- Regulador da pressão ao nível do mar
- Histograma de 24 horas
- Compensação altitude

Temperatura e humidade:

- Temperatura e humidade actuais com memórias mini/maxi
- Medida e indicação da temperatura de -30°C a +60°C
- Ponto de orvalho
- Medida e indicação da humidade de 2% a 98% RH

Vento:

- Indicação da velocidade do vento
- Unidade : m/s – kph – mph – nó
- Transmissão a cada 14 segundos
- Direcção do vento (8 direcções)
- Memória da velocidade maxima + rajada

Pluviómetro:

- Histograma de 24 horas
- Precipitações diárias e acumuladas
- Unidade: mm/hr ou in/hr
- Medida de 0mm a 9999mm

Ela é vendida aqui ao lado mas...o preço ui ui :eek::eek: :lmao:

http://www.redcoon.pt/index.php/cmd...id/B146235/cid/6042/Oregon_Scientific_WMR200/

Em principio vou mandar vir dos states custa apenas 231€ :shocking: :w00t::w00t::w00t:

http://www.ambientweather.com/orscwmprwece.html
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Sim falta-te:

1) o conversor Série para USB - atenção que não dão todos os conversores. O que dá de certeza absoluta é o LogiLink USB 2.0 Serial RS232 Adapter pois é este que é feito referência no manual do Meteohub

2) O cabo de rede (UTP-RJ45) também é necessário sim para ligares ao router

3) A PEN USB (comprar alguma coisita de marca não vá o "diabo tece-las")

4) O NSLU2

5) O software Meteohub

Uma nota sobre os 70€. Esse não é o preço do Meteohub + NSLU2. Isso é o preço aproximado só do NSLU2. Do Meteohub (software) são mais 49 €
Alô Minho
O local onde vou instalar a estação WMR200 dista 7 mts em tubo subterâneo do local onde ficam o NSLU2, o router e o computador.
Como no painel traseiro da estação existe uma saida mini USB, tenho de converter o sinal USB em sinal TCPIP (no manual - pag 6). Como resolvo este problema?
(Nota: o comprimento maximo admissivel para cabos USB são 5mts)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Alô Minho
O local onde vou instalar a estação WMR200 dista 7 mts em tubo subterâneo do local onde ficam o NSLU2, o router e o computador.
Como no painel traseiro da estação existe uma saida mini USB, tenho de converter o sinal USB em sinal TCPIP (no manual - pag 6). Como resolvo este problema?
(Nota: o comprimento maximo admissivel para cabos USB são 5mts)

Olá, Lumes. :)
O radiation shield já chegou ?
Já pensaste no local de instalação ?

Cumprimentos.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Alô Minho
O local onde vou instalar a estação WMR200 dista 7 mts em tubo subterâneo do local onde ficam o NSLU2, o router e o computador.
Como no painel traseiro da estação existe uma saida mini USB, tenho de converter o sinal USB em sinal TCPIP (no manual - pag 6). Como resolvo este problema?
(Nota: o comprimento maximo admissivel para cabos USB são 5mts)

Viva.

Esqueci-me completamente que a WMR-200 já trás suporte USB e portanto não precisas obviamente do conversor USB/RSR232. Por tanto o ponto 1) não precisas.
Quanto à limitação dos 5 metros penso que a solução mais simples será adquirir um HUB Extensor de USB que permite precisamente aumentar a distância entre dois equipamentos para lá dos 5 metros.
É género isto: http://www.minicom.com/kvm_usb.htm o que precisas que faz precisamente a injecção do sinal USB em pares UTP...

Abraço
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Viva.

Esqueci-me completamente que a WMR-200 já trás suporte USB e portanto não precisas obviamente do conversor USB/RSR232. Por tanto o ponto 1) não precisas.
Quanto à limitação dos 5 metros penso que a solução mais simples será adquirir um HUB Extensor de USB que permite precisamente aumentar a distância entre dois equipamentos para lá dos 5 metros.
É género isto: http://www.minicom.com/kvm_usb.htm o que precisas que faz precisamente a injecção do sinal USB em pares UTP...

Abraço

Alô
Obrigado pela resposta
Estive a ver o site que me envias-te e de facto poderá ser uma solução esse HUB extensor de USB. No entanto como te disse a estação vai ficar numa parede de basalto na sala, e por motivos estéticos ficaria melhor sem mais nada á vista. Por isso pergunto se a solução da ligação TCPIP (pagina 6 do manual) é possivel e como se faz??
Já recebi a webcam para colocar imagens live na net, mas ando a ver como ligar.
Um abraço.
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Olá, Lumes. :)
O radiation shield já chegou ?
Já pensaste no local de instalação ?

Cumprimentos.

Alo Daniel
O radiation Shield foi "apanhado" na Alfandega, e por isso demorou mais tempo. No entanto sei que está nos CTT e deve estar a chegar.
Quanto á instalação quando ele chegar logo vejo, mas penso que não deverá haver problema pois o Radiation Shield da Davis dá para varios modelos de sensores.