Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2019

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Inesperadamente (pelo menos para mim depois de ver as previsões e imagens de radar ontem à noite), a frente ficou bastante mal distribuida. Na grande Lisboa, a frente em si foi bastante fraca. Muitos locais a W de Lisboa acumularam apenas 1 a 3 mm, o que é pouquíssimo tendo em conta o tipo de evento. Na margem Sul o que salvou foi a linha de instabilidade pré-frontal que deixou muita àgua em pouco tempo. Em Sesimbra tenho 17.3 mm desde ontem à noite, o que não é mau.

No Algarve a frente foi muito mais generosa, deixou entre 15 a 30 mm (zona de Aljezur) pelo menos no Barlavento. Mas o que salta mais à vista são os acumulados muito baixos nos concelhos de Cascais, Sintra e Amadora/Lisboa.
 


remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
O pior da frente ja passou?

Entrecampos- ceu nublado sem ocorrência de precipitação agora

Bom dia,

ao tempo...onde é que ela já vai:(

Não tem havido muito para dizer, dias amenos, algum vento e pouco mais.
Ontem lá choveu algo, um novo fiasco, vai bonito este Fevereiro!
7.3 mm ontem e hoje, para o meio da semana volta a aquecer:facepalm:
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Inesperadamente (pelo menos para mim depois de ver as previsões e imagens de radar ontem à noite), a frente ficou bastante mal distribuida. Na grande Lisboa, a frente em si foi bastante fraca. Muitos locais a W de Lisboa acumularam apenas 1 a 3 mm, o que é pouquíssimo tendo em conta o tipo de evento. Na margem Sul o que salvou foi a linha de instabilidade pré-frontal que deixou muita àgua em pouco tempo. Em Sesimbra tenho 17.3 mm desde ontem à noite, o que não é mau.

No Algarve a frente foi muito mais generosa, deixou entre 15 a 30 mm (zona de Aljezur) pelo menos no Barlavento. Mas o que salta mais à vista são os acumulados muito baixos nos concelhos de Cascais, Sintra e Amadora/Lisboa.

Bom dia,

Grande "banhada" (no sentido inverso..), por aqui, realmente.
Foi tão pouca que nem deu para escorrer, o chão por baixo dos carros estacionados manteve-se seco... :buh:
 

AJJ

Cumulus
Registo
1 Nov 2015
Mensagens
384
Local
Avenidas Novas, Lisboa
Bom dia,

ao tempo...onde é que ela já vai:(

Não tem havido muito para dizer, dias amenos, algum vento e pouco mais.
Ontem lá choveu algo, um novo fiasco, vai bonito este Fevereiro!
7.3 mm ontem e hoje, para o meio da semana volta a aquecer:facepalm:

Esperemos que isto mude asap a ver se as colheitas não morrem todas este ano outra vez
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Por aqui não posso me queixar muito, a frente rendeu 11,1 mm, o que já é muito bom. Só é pena é não continuar e não ter chegado a todos :(
Fevereiro segue com 25,8 mm, cerca de 30% do normal :facepalm:
Ontem o acumulado foi de 5,4 mm, sendo que a maior parte foi graças a um fortíssimo aguaceiro que ocorreu pelas 22h30.
Trovoada não dei por nada, mas os meus familiares relataram-me a tal descarga mencionada aqui no fórum.

Agora sigo com céu nublado e vento moderado do quadrante leste. A ver se ainda teremos mais alguns aguaceiros, mas acho que já estou a pedir muito :hmm:

Extremos de ontem:

Mínima: 5,3ºC
Máxima: 17,3ºC
Acumulado: 5,4 mm

Mínima de hoje: 9,8ºC
T. Atual: 12,6ºC
HR: 69%
Vento: E / 10,8 Km/h
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas pessoal,

Sem grandes relatos por cá.
1,5 mm deste evento.
Vento a soprar a forte..

No sábado andei pelos concelhos de Torres Novas/Ourém , algum calor temperaturas de 21 graus.Passei pela estrada de Alvega numa hora onde já se registava inversão pois saímos do castelo de Ourém com 17 graus e na estrada de Alvega a temperatura caiu para os 11 graus.

@Pedro1993 andei aí no teu concelho em Beselga de cima, num trilho junto à ribeira da Beselga, linha de água que estava totalmente seca. Ficámos lixados. Lol


Já vi imagens lindas da ribeira da Beselga a correr em anos, mas não conheço pessoalmente esse local, tenho de marcar um dia destes para ir dar por lá uma caminhada, eu estou na zona sul do concelho de Torres Novas, a cerca de 25 km aí do local.
Os ribeiros que já passei levam já um bom caudal, mais do dobro que levavam ontem antes de chover.
A ribeira da Beselga é afluente do rio Nabão.

Este inicio de tarde segue fria e com vento moderado.
12ºC.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O acumulado deste evento segue com quase 21 mm (20,9 mm), depois de uma morrinha permanente desde as 12:00. Os acumulados até agora são os seguintes :rain:
- Mensal: 27,5 mm (27% do normal)
- Inverno (1 de dezembro): 119,8 mm (39% do normal)
- Ano Hidrológico: 314,9 mm (64% do normal)

Em relação às temperaturas, a mínima foi de 9,9°C em Corroios e de 9,7°C na Charneca. Agora segue com 12,7°C e céu nublado. :)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa tarde pessoal,

Por aqui não me posso queixar muito, o problema é estar agora 10 ou 15 dias novamente sem precipitação!:unsure: Esperemos que não aconteça :pray: O evento até ao momento rendeu 9.7mm por Azeitão, 17.3mm por Sesimbra e 12.2mm por Setúbal (IPMA) , metade do quais de precipitação pré-frontal! A frente em si , ficou bem aquém do modelado, mas também sabemos a complexidade deste eventos a nível de previsões! Tem chuviscado por Sesimbra, e sente.se bem o fresco pós-frontal na rua, estão apenas 9.7ºc ! Ontem à mesma hora estava 14.1ºc :hehe:
 
Última edição: