Seguimento Sul - Fevereiro 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
0mm na estação netatmo entre Arronches e Elvas.
Enfim!

Por Portalegre já choveu mas não tem sido nada de especial, ainda assim, sempre está melhor que o sudeste do Alto Alentejo.
 


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Nada mau para o Sotavento algarvio, que bom! :palmas:

A estação do nosso companheiro regista (e continua a chover):

i-HTRrcZ8.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Desta vez, a pouca sorte saiu a mim, só levo 5 mm acumulados. Aliás, basta ver os acumulados horários do radar de Loulé e vê-se a frente a morrer antes de chegar aqui e depois ressuscita a seguir a Tavira. :D :lol:

De salientar, que o IPMA teve muito bem em lançar o aviso amarelo no Algarve para a precipitação, existiu várias estações a ultrapassar os 10 mm numa hora, casos de Aljezur e Castro Marim. No meu quintal, não justificava-se mas noutros quintais justificou-se.

Para a próxima, quem sabe se o brinde não sai só a mim. :D

O detector de trovoadas, apanhou alguma trovoada e eu não ouvi nem uma, às vezes rebenta mesmo aqui por cima e não apanha nada, deve ser a chamada trovoada sem som. :huhlmao:
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boa tarde.

Não estava à espera de grandes acumulados aqui em Vila Viçosa, mas estava à espera de um pouco mais de chuva (estavam esperados cerca de 20mm). Deu para regar e molhar os terrenos por 2 ou 3 dias... Não tenho estação mas seguramente deve ter acumulado menos de 10mm.
Aqui perto Estremoz tem cerca de 10mm, Elvas tem 0mm (preocupante- pensei que seria algum erro da estação ipma, mas outras estações amadoras e estações de badajoz mostram o mesmo valor).

Na aldeia onde tenho algumas árvores plantadas e uma pequena horta, no concelho do Alandroal junto à fronteira, nem molhou debaixo das árvores. A estação mais perto desta aldeia é Cheles (espanha) com 0.9mm acumulados. Estava à espera que a chuva regasse a horta por alguns dias, mas com o calor desta semana lá terei de voltar às regas :facepalm:

Fico feliz por alguns locais, sobretudo do baixo alentejo e algarve, tenham tido bons acumulados, superiores a 20mm. Era bom que fosse mais generalizado a todo o território, mas hoje em dia qualquer 1mm que chova é bem vindo :lol:
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Engraçado como essa estação da manta rota acumula sempre o dobro de outra estações ... Enfim ..
Quanto a precipitação aqui no Algarve acho que os registos são idênticos aos de 1 Fevereiro .. Cerca de 15 mm acumulados !!

A estação é do nosso companheiro do fórum @Gil_Algarvio, suponho que esteja em condições...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Valente carga de água, por aqui. :rain:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Tirando alguns chuviscos pela manhã, o resto do dia foi de céu nublado e fresco.
0.1mm acumulados na estação netatmo. 12.8mm acumulados mensalmente sendo que 12.2mm são do dia 1 e não deverá chover mais até ao final do mês. Está complicado!

12,6ºC atuais.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Hoje ao início da manhã, palas 9.30 caiu uma valente carga de água aqui pelo Sotavento.
Ao pondo que afirmar que choveu aqui como nunca tinha visto em tão pouco tempo.
O sistema de drenagem pluvial aqui da minha Rua tem 20 anos de construído, até ao momento sempre o vi dar conta do recado, com exceção de hoje, a Rua ia com água de lado a lado, e o sistema de drenagem não estava entupido, simplesmente ia em carga máxima (fui confirmar imadiatamente quando acabou de chover, na descarga das manilhas para a linha de água.

No entanto isto não foi só aqui na Rua, por toda a Manta Rota e Vila Nova de Cacela saltaram dezenas de tampas de caixas de visita fora. Eram 14h ainda havia ruas com tampas fora da caixa.


Os Ribeiros que na tinham secado voltaram a correr, mesmo de de importância maior. Claro que foi regime torrencial, não favorável á infiltração de água no solo.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
O Rain Alarm mostra precipitação forte entre o leste de Faro até a meio caminho entre Olhão e Tavira. Possibilidade de inundações rápidas nos meios urbanos.

A instabilidade vem de sudeste e desloca-se na direcção de Loulé.
Aqui fica a imagem
2fc083a1830eb401aae101301bc5c3bb.jpg
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,723
Local
Loures
Hoje ao início da manhã, palas 9.30 caiu uma valente carga de água aqui pelo Sotavento.
Ao pondo que afirmar que choveu aqui como nunca tinha visto em tão pouco tempo.
O sistema de drenagem pluvial aqui da minha Rua tem 20 anos de construído, até ao momento sempre o vi dar conta do recado, com exceção de hoje, a Rua ia com água de lado a lado, e o sistema de drenagem não estava entupido, simplesmente ia em carga máxima (fui confirmar imadiatamente quando acabou de chover, na descarga das manilhas para a linha de água.

No entanto isto não foi só aqui na Rua, por toda a Manta Rota e Vila Nova de Cacela saltaram dezenas de tampas de caixas de visita fora. Eram 14h ainda havia ruas com tampas fora da caixa.


Os Ribeiros que na tinham secado voltaram a correr, mesmo de de importância maior. Claro que foi regime torrencial, não favorável á infiltração de água no solo.

Impressionante o acumulado de 35mm em apenas 20 minutos! Dá uma média de 105mm/h nesse período.