A perseguição vergonhosa do Meteo Trás-Os-Montes ao IPMA deve parar

Estado
Fechado para novas mensagens.

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Um claro exemplo de contra senso registado esta quinta-feira, dia 29 de Novembro, entre os avisos oficiais do IPMA (de chuva por vezes forte e agitação marítima) e os avisos não oficiais (de trovoada e vento forte) divulgados no Meteo Trás - os - Montes; ainda na quinta-feira à noite tive a oportunidade de consultar todas as cartas do IPMA e em nenhuma delas existia previsão de ventos com rajadas superiores a 70 Km/h, pelo que não havia justificação para qualquer aviso de vento, e não havia a previsão de ocorrência de trovoadas na previsão descritiva do IPMA.
Acho que os autores destas páginas no facebook deveriam ter mais cuidado na informação pública disponibilizada, pelo menos darem a devida importância aos avisos meteorológicos oficiais e, sempre que discordarem, apresentarem argumentos válidos; no exemplo desta sexta-feira, os alertas apontados foram muito além das expectativas associadas à passagem de uma típica superfície frontal nesta época do ano.
Avisos sem justificação podem causar pânico e alarmismo na opinião pública, sem qualquer razão; além disso, acabam por descredibilizar páginas que poderiam ser de interesse público.
Ficou de parabéns o IPMA que acertou nos avisos meteorológicos que fez.

FackNews.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito e ecobcg


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Hoje vimos publicado um mapa do território de Portugal Continental onde são inscritos alertas de cariz meteorológico, conforme ilustra a imagem:
meteo%2Btr%25C3%25A1s%2Bos%2Bmontes.jpg

Esclarece-se que os alertas (EDIT 00h03: alertas do CentroMeteo) são gerados a partir de modelos computacionais automáticos que carecem de interpretação por técnicos especialista na área. Em Portugal, a competência destes alertas é da ANPC segundo os critérios definidos no seguinte quadro:
estados%2Bde%2Balerta.jpg

Oficialmente não existe nenhum alerta oficial para o território de Portugal Continental (o último data de 10 de Janeiro do corrente ano), pelo que é bastante redutor a divulgação de alertas não oficiais para a opinião publica; os mesmos podem ser geradores de alarmismos e consequências imprevisíveis, pelo que as autoridades competentes deverão estar de sobreaviso a tais práticas porque um dia, quando os alertas forem mesmo efectivos, os alertas poderão deixar de surtir efeito exactamente devido à inconsistência dos alertas não oficiais.
 
Última edição:

Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
Previsão do IPMA

Arquipélago dos Açores

Previsão para 6ª feira, 22.fevereiro.2019

GRUPO OCIDENTAL
Períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros, que por ser de granizo e, que poderão ser de neve acima dos 700 metros na madrugada e inicio da manhã.
Vento oeste muito fresco (40/50 km/h), rodando para sudoeste e tornando-se FORTE (50/65 km/h) com rajadas até 90 km/h.

GRUPO CENTRAL
Períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros, que poderão ser de granizo.
Vento sudoeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 80 km/h, temporariamente moderado (20/30 km/h) durante a manhã.

GRUPO ORIENTAL
Períodos de céu muito nublado com abertas.
Aguaceiros, que poderão ser de granizo.
Vento sudoeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 80 km/h, tornando-se fresco (30/40 km/h).

ESTADO DO MAR
GRUPO OCIDENTAL:
Mar grosso tornando-se ALTEROSO. Ondas oeste de 6 metros.
GRUPO CENTRAL:
Mar grosso a ALTEROSO. Ondas oeste de 5 a 6 metros.
GRUPO ORIENTAL:
Mar grosso a ALTEROSO tornando-se cavado.
Ondas sudoeste de 5 a 6 metros, passando a oeste.

Atualizado a 20 de fevereiro de 2019 às 0:14 UTC
 
Estado
Fechado para novas mensagens.