Seguimento Meteorológico Livre 2019

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
A humidade esteve elevada todo o dia, por aqui.

Exemplo da estação mais perto, há pouco:

i-vvNvfsP-L.gif
A maior parte das estações lisboetas andaram pelos 50% durante a tarde, não há nada de anormal nem de elevado nisso.
 


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
A maior parte das estações lisboetas andaram pelos 50% durante a tarde, não há nada de anormal nem de elevado nisso.

Não me estava a referir a Lisboa, escrevi explicitamente "no meu sítio", onde se notou bem uma humidade elevada, apesar do vento, e que foi aumentando ainda mais a partir do meio da tarde.

Para veres que, na zona de Lisboa, também foi assim:

i-WTsZ8qf.gif
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Foi um Inverno em linha com os anteriores, bastante fraco em precipitação.

Pode ter sido com a mesma tendência que os outros, mas foi bem pior que os outros! Por esta altura, no inverno do ano passado, já tinha acumulado quase 190 mm, ou 62% do normal. Este inverno apenas acumulei 119,8 mm, ou 38% do normal. :(

Que eu saiba, à exceção do inverno de 2012, este inverno está a ser o pior da década, para grande parte do país (sobretudo o Sul). :rain:

Se as previsões de uma primavera seca e quente se concretizarem, provavelmente este será o pior ano hidrológico da década também. Com o tempo quente previsto para os próximos dias e vendo que a chuva que iria cair aqui na minha zona pifou-se dos modelos (ainda faltando 234 horas), não é de admirar que o país entre novamente em seca gravíssima e talvez pior que a 2005, em duração e em área de seca extrema. :angry:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Não concordo com o que é dito .. Está chuva veio regar os terrenos e as barragens ao dia 15 Fevereiro ainda antes destas últimas chuva subiram imenso a norte sobretudo a norte do Mondego.... Devido a chuva de 31 e 1 ... Mas sobretudo devido a queda de neve nas regiões montanhosas.
Não haverá falta de água mesmo que não chova nos próximos meses. Não sei qual o stress !!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Não concordo com o que é dito .. Está chuva veio regar os terrenos e as barragens ao dia 15 Fevereiro ainda antes destas últimas chuva subiram imenso a norte sobretudo a norte do Mondego.... Devido a chuva de 31 e 1 ... Mas sobretudo devido a queda de neve nas regiões montanhosas.
Não haverá falta de água mesmo que não chova nos próximos meses. Não sei qual o stress !!
Entre dezembro e Janeiro as bacias desceram, provavelmente graças a essa chuva algumas barragens melhoraram mas não deve ter sido imenso como dizes. Não chove nada de jeito desde então e continua a não se perspetivar nada.
Olha para as Barragens do Alentejo e pensa que se não chover nos próximos meses, irão descer significativamente e algumas podem voltar a uma situação bastante crítica. Qual é o stress? A única consequência de termos um inverno tão seco como este não é só a falta de água nas barragens. Algumas até não estão assim tão mal graças ao ano passado mas se isto continua assim...
2017 ficou marcado mas antes do verão só foi pior em Abril porque ao longo destes meses sempre foi chovendo, a situação nesse ano agravou-se mais devido ao outono seco e quente que se sucedeu. Até ao momento, este inverno está a ser pior, para além da falta de chuva, nem frio se tem.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
Pois, muito preocupante a falta de frio mesmo, todos sabemos o que isso implica para quem tem pomares pereiras e Maceiras....produção desce sempre qdo falta o frio, e este deve ser o mais quente inverno de sempre devido à falta de frio, foi intenso apenas durante umas duas semanas de resto o frio desapareceu por completo. Por frio quero dizer temperaturas negativas nocturnas, que por norma começam aqui a Norte de Alenquer, logo em Novembro/Dezembro dependendo do ano.

A chuva também foi pouca, até começou bem em Novembro, mas logo parou em Dezembro (muito sol e quente)...choveu apenas pontualmente em Janeiro..e Fevereiro é o que se sabe. Assim não vamos lá...em breve voltaremos a mitigar água.

Um Inverno bastante estranho e a lembrar os Invernos do Sul do Brasil em que o inverno quando estive lá em 2007 durou uma semana.

Entre dezembro e Janeiro as bacias desceram, provavelmente graças a essa chuva algumas barragens melhoraram mas não deve ter sido imenso como dizes. Não chove nada de jeito desde então e continua a não se perspetivar nada.
Olha para as Barragens do Alentejo e pensa que se não chover nos próximos meses, irão descer significativamente e algumas podem voltar a uma situação bastante crítica. Qual é o stress? A única consequência de termos um inverno tão seco como este não é só a falta de água nas barragens. Algumas até não estão assim tão mal graças ao ano passado mas se isto continua assim...
2017 ficou marcado mas antes do verão só foi pior em Abril porque ao longo destes meses sempre foi chovendo, a situação nesse ano agravou-se mais devido ao outono seco e quente que se sucedeu. Até ao momento, este inverno está a ser pior, para além da falta de chuva, nem frio se tem.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Pois, muito preocupante a falta de frio mesmo, todos sabemos o que isso implica para quem tem pomares pereiras e Maceiras....produção desce sempre qdo falta o frio, e este deve ser o mais quente inverno de sempre devido à falta de frio, foi intenso apenas durante umas duas semanas de resto o frio desapareceu por completo. Por frio quero dizer temperaturas negativas nocturnas, que por norma começam aqui a Norte de Alenquer, logo em Novembro/Dezembro dependendo do ano.

A chuva também foi pouca, até começou bem em Novembro, mas logo parou em Dezembro (muito sol e quente)...choveu apenas pontualmente em Janeiro..e Fevereiro é o que se sabe. Assim não vamos lá...em breve voltaremos a mitigar água.

Um Inverno bastante estranho e a lembrar os Invernos do Sul do Brasil em que o inverno quando estive lá em 2007 durou uma semana.
Curioso que em Janeiro, a temperatura mínima foi bastante inferior ao normal em mais de 1ºC ;)
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
E a diferença deste Fevereiro é nas máximas que estão com uma anomalia muito grande, porque as mínimas estão normalíssimas para a época do ano. O que tenho verificado nos últimos anos cá em PT Continental é mesmo isso: Máximas mais elevadas, mínimas mais baixas .
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Boa noite
De acordo com os modelos os próximos tempos prometem temperaturas amenas e tempo seco. Para já não indicam sinais de mudança.
Em termos de índice de seca a situação no final deste mês poderá ser o de seca fraca a norte e seca moderada a sul.
Em princípio não deverá ocorrer seca severa neste mês.
As barragens estão na sua grande maioria muito bem e não haverá problemas de abastecimento neste Verão mesmo que não chova.
Normalmente na época mais seca as barragens perdem seca de 20% da sua capacidade e como a maioria neste momento se encontra com cerca de 60% não haverá qualquer tipo de problema.
É verdade que a maioria deseja chuva mas por favor não inventem problemas onde eles não existem.
 
  • Gosto
Reactions: 1337

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
E a diferença deste Fevereiro é nas máximas que estão com uma anomalia muito grande, porque as mínimas estão normalíssimas para a época do ano. O que tenho verificado nos últimos anos cá em PT Continental é mesmo isso: Máximas mais elevadas, mínimas mais baixas .

Na minha zona, nos vales, por norma nesta altura quando as máximas são “assim” altas as mínimas costumam ser baixas o suficiente para a formação de geada, o que não está a acontecer.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego