Seguimento Incêndios - 2019

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
o governo deve rever o DCIF de 2019 para lhe acrescentar mais meios aéreos e sobretido mais pessoal do exército.
as campanhas para limpeza do território devem recomeçar o quanto antes.

a circulação em matas ou perímetros florestais deve ser reduzida a situações pontuais ou mesmo proibida com vigilância do exército.

a situação será crítica logo que as temperaturas comecem a subir. A primavera será muito curta e tudo se transformará em palha.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje foi um dia bem atarefado para os bombeiros, pelo menos no distrito de Santarém, onde em 5 ocorrencias, estiveram envolvidos 86 operacionais, 24 operacionais, e 1 MA.
Ás 11:30, vi os veiculos todos dos BV de Torres Novas, saírem para um incendio agrícola, e para variar continuam a surgir focos de incendio meia noite e meia, provavelmente de uma queima que reacendeu com o vento que fez durante a noite.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Ao que parece que foi uma gestão de combustível que se descontrolou.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Curiosamente esta ocorrência não apareceu, nem aparece no site da ANPC (prociv.pt).

Pois por acaso também reparei nisso, não sei porque razão não consta no site, ainda para mais sendo já uma ocorrencia significativa.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
IF já com alguma expressão em Castro D aire. Conta já com 3 meios aéreos.

Reforço de meios! Provavelmente pelo ataque inicial pegou com força, mal de nós se não chover mais alguma coisa até ao Verão!:unsure:
QZn2WWA.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Reforço de meios!
QZn2WWA.png

Tendo em conta que estamos ainda no inverno, apesar de não parecer, é já uma ocorrencia bastente significativa.
Um vizinho, ia agora proceder á queima de ramagens de oliveiras, tendo já feito o pedido online, no qual ele me disse que mesmo com autorização para queimar, em outros terrenos seus, com mais matéria seca, nem sequer ia começar.
Ora eu pedi-lhe toda essa ramagem para triturar, e o meu vizinho ficou todo satisfeito, não me custa nada, e ficamos os tres a ganhar, eu, ele, e e atmosfera.
As juntas de freguisia deviam de possuir um grande triturador florestal, e disponibilizar ás pessoas, segundo marcação prévia, aí sim seria uma óptima ideia, e depois ou o junta ficava com a estilha, para vender, ou simplesmente, dono do terreno pagava, o trabalho da máquina.
 

Devas

Cumulus
Registo
23 Jul 2017
Mensagens
175
Local
Bragança/Tomar/Leiria
Tendo em conta que estamos ainda no inverno, apesar de não parecer, é já uma ocorrencia bastente significativa.
Um vizinho, ia agora proceder á queima de ramagens de oliveiras, tendo já feito o pedido online, no qual ele me disse que mesmo com autorização para queimar, em outros terrenos seus, com mais matéria seca, nem sequer ia começar.
Ora eu pedi-lhe toda essa ramagem para triturar, e o meu vizinho ficou todo satisfeito, não me custa nada, e ficamos os tres a ganhar, eu, ele, e e atmosfera.
As juntas de freguisia deviam de possuir um grande triturador florestal, e disponibilizar ás pessoas, segundo marcação prévia, aí sim seria uma óptima ideia, e depois ou o junta ficava com a estilha, para vender, ou simplesmente, dono do terreno pagava, o trabalho da máquina.

"O fogo está a dirigir-se em direção à Serração da Soalheira. Por causa desta ocorrência, o troço da Estrada Nacional 2 entre Vale de Azia e a Ponte Pedrinha foi cortado ao trânsito." Fonte: BombeirosTV

https://bombeirostv.pt/2019/03/19/m...i8nPJyhHRhSjGIOoTAFqknFxuneKv4sM4AnCi_RyNA-bA
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"O fogo está a dirigir-se em direção à Serração da Soalheira. Por causa desta ocorrência, o troço da Estrada Nacional 2 entre Vale de Azia e a Ponte Pedrinha foi cortado ao trânsito." Fonte: BombeirosTV

https://bombeirostv.pt/2019/03/19/m...i8nPJyhHRhSjGIOoTAFqknFxuneKv4sM4AnCi_RyNA-bA

Entretanto o reforço de meios continua, esperemos que o fogo comece a ceder, pois caso contrário se a chuva não vier a curto prazo, a situação só tende a piorar.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3