Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2019

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia,
A mínima foi de 7,3ºC na Charneca e de 7,7ºC em Corroios.
Agora estão 17,8ºC e céu limpo. A esta hora, já existem estações que ultrapassaram os 23ºC, inclusive estações na área de abrangência do nosso amigo @Ricardo Carvalho. Mas, como eu já tenho vindo a reparar desde que vivo na Charneca há cerca de 2 anos, entre estar aqui e estar no Litoral Oeste é exatamente a mesma coisa. Portanto, as expectativas eram altas mas, se calhar não é bem assim...

Esse foi o dia mais quente por cá, 24.7ºc por volta das 17.20H ! Mas não me surpreendeu de todo face ás previsões para esse dia, esta zona da península de Setúbal é um forno com correntes de leste! Quem conhece sabe do que falo :calor:

------------------------------

Mas pronto, parece que o "bom" :rolleyes: tempo tem os dias contados , mas sinceramente tenho pena da malta que venera o Carnaval, tanto tempo sem chover , e vai chover logo nessa altura,grande galo! :lol: Agora fora de brincadeiras, algum dia tinha que ser , e quanto mais rápido melhor :pray: Neste momento 21.2ºc, 30% de HR , e vento moderado predominante de SE! Secura total :facepalm:

Fica umas fotos do fim-de-semana quase de Verão !


Portinho da Arrábida by Ricardo Carvalho, no Flickr

Serra do Risco by Ricardo Carvalho, no Flickr

Roselha-grande (Cistus albidus) by Ricardo Carvalho, no Flickr

Pedra da Anicha by Ricardo Carvalho, no Flickr

Portinho da Arrábida by Ricardo Carvalho, no Flickr
 
Última edição:


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,719
Local
Loures
Apesar de não haver tempestade, o céu está cheio de mammatus (apesar de não serem muito perceptíveis nas fotos - tiradas com o telemóvel).

Sigo com 20,6ºC.

wEoVL1J.jpg


M97y0IL.jpg
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje o dia já não aqueceu tanto como ontem, devido ao céu parcialmente nublado, e vento fraco, hoje não dava vontade de andar de t-shirt.
As árvores estão já em plena floração, e outras estão já a iniciar a rebentação de folhas, os melros e o pica-pau, andam numa euforia.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

O dia de hoje já foi diferente dos anteriores, com céu encoberto por nuvens altas e vento moderado de S/SE.

Mínima: 6,7ºC
Máxima: 21,4ºC

T. Atual: 17,8ºC
HR: 41%
Vento: S / 7,6 Km/h
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Onda de calor continua, 21,2ºC de máxima. Mínima de 6,9ºC.

5º dia consecutivo acima dos 21ºC :eek:

Os 21,8 graus de máxima no Cabo da Roca no passado dia 24 é algo impensável, muito provavelmente recorde da estação.
No boletim de Fevereiro o Ipma deve fazer referência a estes e outros registos.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas Pedro,

Deixo então fotos de ontem

Almonda:











Serra de Aire

Início da subida

Foi uma subida brutal, do lado pior da serra, pois a base da vertente sul por onde subi tem uma altitude muito baixa, o que faz disparar o desnível comparativamente com a vertente norte. Um belo desafio.






Cota 500 mts

what are other duties of a forensic anthropologist

Topo da serra de Aire.
Vértice geodésico de primeira ordem - Aire-678 mts



Aqui foi a cota 547 mts. Em cima do Vértice geodésico de 2 ordem - Goucha Larga.


Duas coisas que ando há anos para fazer: ir à nascente do Almonda, que é um sítio quase surreal, e escalar a Serra d'Aire :) Tenho é que procurar um acesso mais simpático pelo lado norte :D Grande subida João, as vistas devem ser mesmo arrebatadoras :w00t:

Boa tarde

Primavera em pleno. Flores, abelhas, folhas a rebentar, pássaros a fazer ninhos.
174064788cee7b994c5d699a3f1cf370.jpg
eb4bf37d46d2fdb1e78dd71526dab448.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
Estes prunus até não estão muito fora de época, são sempre dos primeiros a florir. Já as folhas sim, algumas estão já bem adiantadas.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Hoje foi o 5º dia consecutivo com temperaturas superiores a 20ºC. Nem parece que estamos em fevereiro...
A máxima foi um pouco mais baixa que a de ontem e a mínima igual às anteriores, nos valores normais.
Pelo resto da Europa está igual, ou pior! Bilbau teve uma máxima de quase 27ºC :surprise: e certas zonas de França superaram os 28ºC! Sítios tão a norte como Copenhaga chegaram aos 18ºC! :uau: :calor:

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 21,7ºC
Mín: 8,5ºC
Rajada máxima: 22 km/h

Corroios
Máx: 22,3ºC
Mín: 8,6ºC

Agora estão 12,3ºC e céu nublado. Amanhã deverá cair alguma chuva, esta que será fraquinha e deverá ser a última chuva antes de o mês acabar. :(

Anexo:
Acumulados de precipitação aqui da Charneca: :rain:
- Fevereiro: 27,3 mm (29% do normal)
- Inverno: 119,8 mm (41% do normal)
- Ano hidrológico: 317,8 mm (71% do normal)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Esse foi o dia mais quente por cá, 24.7ºc por volta das 17.20H ! Mas não me surpreendeu de todo face ás previsões para esse dia, esta zona da península de Setúbal é um forno com correntes de leste! Quem conhece sabe do que falo

------------------------------

Mas pronto, parece que o "bom" tempo tem os dias contados , mas sinceramente tenho pena da malta que venera o Carnaval, tanto tempo sem chover , e vai chover logo nessa altura,grande galo! Agora fora de brincadeiras, algum dia tinha que ser , e quanto mais rápido melhor Neste momento 21.2ºc, 30% de HR , e vento moderado predominante de SE! Secura total

Fica umas fotos do fim-de-semana de Verão !


Portinho da Arrábida by Ricardo Carvalho, no Flickr

Serra do Risco by Ricardo Carvalho, no Flickr

Roselha-grande (Cistus albidus) by Ricardo Carvalho, no Flickr

Pedra da Anicha by Ricardo Carvalho, no Flickr

Portinho da Arrábida by Ricardo Carvalho, no Flickr
Magníficas :palmas: As duas primeiras estão :w00t:
Bonitos os cistus parecem ser feitos de papel :)
Posso estar errado, mas tenho cá um feeling que a última foto é uma foto de família... :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa tarde,

Máxima de 21°C, hoje ao contrário de ontem, tarde marcada por vento de S/SE, que torna o ambiente um pouco desagradável onde sopra com mais intensidade.

Fim de tarde nublado, nota-se bem o céu azul para NE.

c34a88baba25d1d81fa177ac85fc7c0e.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Foste aos States e não avisaste? :intrigante:Esta foto faz lembrar, remotamente, as Great Plains :D
 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Bom dia, céu nublado por nuvens altas! É tao bom ver as noticias alarmantes e altamente sensacionalistas falharem sobre a chuva que supostamente vinha hoje ( que eu nunca acreditei porque uma pessoa vê os modelos … ) Tempo ameno