Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2019



Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
G2J8yDz.gif


Só falta adicionar os dias 23 e 24.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas pessoal ...

Por aqui durante a tarde começou a chover mas na última hora caiu outra vez uma daquelas cargas de água monstras ... A sirene dos bombeiros já está a tocar novamente ... Com os terrenos cheios de água não é preciso muito para voltar a vir as inundações ... :unsure::rain::rain::rain::unsure:


EDIT ( 19:02 ) - A coisa felizmente parece que acalmou pelo menos aqui por Angra ... Esperemos que noutros locais esteja tudo calmo também pois foi uma valente chuvada outra vez ... Tenho informação que pelo Porto Martins ( zona sul da ilha ) também choveu com muita intensidade ... Mas talvez alguém dessa zona consiga falar com mais detalhe ... Que não haja problemas de maior ...
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
26-02-2019 16:00

Açores

Mau tempo nos Açores provoca mais de 100 ocorrências

A passagem da depressão Kyllian pelos Açores, no passado fim de semana, provocou cerca de uma centena de ocorrências em quase todas as ilhas.

Em declarações prestadas à agência Lusa, o vice-presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Osório Silva, informou que se registaram 97 ocorrências, sendo que 58 foram na ilha Terceira. No grupo oriental registaram-se 14 ocorrências, sobretudo quedas de árvores e de postes, e a inundação de uma habitação. Nas ilhas do grupo ocidental, que estavam sob aviso vermelho, devido às previsões de vento forte, com rajadas que poderiam chegar aos 140 km/h, e de agitação marítima, com ondas que poderiam atingir os 20 metros, apenas se registou a queda de uma árvore.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a rajada de vento máxima foi registada em Santa Cruz das Flores e na Horta, com 117 km/h. Relativamente à precipitação, foi em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, que choveu mais, com um registo de 32 litros por metro quadrado em apenas uma hora, entre as 10h e as 11h (hora local).

Na ilha Terceira, foi necessário realojar temporariamente seis famílias, quatro em Angra do Heroísmo e duas na Praia da Vitória.

Algumas estradas dos Açores chegaram a estar fechadas ao trânsito, devido a movimentos de vertente, inundações e transbordos de ribeiras. Também algumas estradas junto ao mar nas ilhas do Pico, Faial, São Jorge e São Miguel tiveram de ser encerradas devido à forte ondulação.

Vários portos nos Açores estiveram encerrados e o vento forte provocou cancelamentos e atrasos nas ligações aéreas. No total, foram afetados cerca de 360 passageiros.

Após a passagem da depressão Kyllian, os Açores voltaram a ser afetados por precipitação forte na tarde de domingo, e que provocou cerca de 30 ocorrências, entre as quais inundações em moradias, obstrução de estradas, movimentos de vertente e queda de árvores, principalmente nas ilhas do grupo Central. Segundo o vice-presidente do SRPCBA, estas últimas ocorrências resultaram, em grande parte, do facto dos solos estarem saturados, devido às chuvas fortes dos últimos dias, provocadas pela passagem pelo arquipélago da depressão Kyllian.


Fontes

Público
Açoriano Oriental

20190224-acores.png