Seguimento Sul - Fevereiro 2019



Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Acho que este ventinho de leste juntamente com algum calor que já se vai fazendo sentir anularam por completo esta última chuva que caiu ... Nem se nota que choveu ..
Em relação às barragens neste mês ate melhoraram bastante especialmente a norte e centro .. Mas é em Fevereiro que atinge o seu ponto máximo . ..
Agora dependerá do que se seguirá ..
Este mês prespectiva se como eu já estava a espera que venha a ser ... Mais um mês seco .
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Há 3 anos atrás, a situação era bem diferente aqui pelo Sul! O facebook fez questão de me relembrar esse dia! :D



Venha de lá então a terça-feira de Carnaval, para ver se lavamos novamente as estradas...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Bom Dia,
Algumas nuvens e nevoeiro disperso neste inicio de dia:
TioExlw.jpg

VxsymGQ.jpg

F7exqIF.jpg

7PAMRkj.jpg


Mínima de 4,1ºC

Atualmente estão 5,2ºC.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Tenho os dados e posso dizer que a única zona do país onde choveu mais do que o normal, este mês, é o Sotavento Algarvio.
A estação Wunderground de Vila Nova de Cacela registou, neste mês, quase 85 mm de precipitação, num mês em que a média de fevereiro por lá ronda os 50 mm, quase 175% do normal. :rain:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Tenho os dados e posso dizer que a única zona do país onde choveu mais do que o normal, este mês, é o Sotavento Algarvio.
A estação Wunderground de Vila Nova de Cacela registou, neste mês, quase 85 mm de precipitação, num mês em que a média de fevereiro por lá ronda os 50 mm, quase 175% do normal. :rain:

Isso não é certamente verdade pois o sotavento algarvio não é apenas na zona dessa estação e a zona onde ocorreu valores altos foi extremamente pequena.
Faro Olhão Tavira etc.. Também sao parte do sotavento e manta rota dista somente uns 6 km de Castro Marim ..
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Isso não é certamente verdade pois o sotavento algarvio não é apenas na zona dessa estação e a zona onde ocorreu valores altos foi extremamente pequena.
Faro Olhão Tavira etc.. Também sao parte do sotavento e manta rota dista somente uns 6 km de Castro Marim ..

Mais estranho ainda, são os valores de precipitação das estações da DRAPALG, Cacela teve 11 mm em Fevereiro, Castro Marim 14 mm e Tavira 15 mm. :intrigante: Ou seja, os valores das estações DRAPALG estão mais coincidente com os restantes valores observados.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Mais estranho ainda, são os valores de precipitação das estações da DRAPALG, Cacela teve 11 mm em Fevereiro, Castro Marim 14 mm e Tavira 15 mm. :intrigante: Ou seja, os valores das estações DRAPALG estão mais coincidente com os restantes valores observados.

Não sei não . .. Tanto são estranhos uns valores como os outros ... Já por várias vezes a estação dele teve valores que duplicam mais do que qualquer outra região. Por outro lado os valores dessas estações estão bastante baixos mas coerentes entre si.
A estacao dele está na zona da manta rota e fazendo a triângulo dos valores usando o valor de Castro Marim do IPMA assume que a precipitação ocorreu ali entre a baixa de Castro Marim vrsa e cancela ou manta rota.
Prova disso mesmo e as barragens até terem descido .
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Tenho os dados e posso dizer que a única zona do país onde choveu mais do que o normal, este mês, é o Sotavento Algarvio.
A estação Wunderground de Vila Nova de Cacela registou, neste mês, quase 85 mm de precipitação, num mês em que a média de fevereiro por lá ronda os 50 mm, quase 175% do normal. :rain:
Os dados de fevereiro da estação de Cacela do WU relativos a precipitação são de ~50 mm. 47 dos quais no dia 18 de fevereiro e comprovados presencialmente e analisados forma manual.
35 mm (dos 85) foram interferência causada pelo vento no dia 1 de fevereiro.
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho