Arquivo de eventos históricos

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
O dia das fotos da neve no Algarve, que estão acima, 02.02.1954:

i-SB4XQxF-XL.gif
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
59vmWHw
E a 18 de Fevereiro passaram 11 anos da enorme efeméride meteorológica que deixou Lisboa debaixo de um manto de água.

Recordes de acumulação em 6h, 12h e 24h para o dia 18/02/2008, com algumas estações a chegarem aos 150 mm e a superarem-nos, até.

https://ibb.co/59vmWHw

efemeride-18fev2008jpg.jpg

59vmWHw
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
59vmWHw
E a 18 de Fevereiro passaram 11 anos da enorme efeméride meteorológica que deixou Lisboa debaixo de um manto de água.

Recordes de acumulação em 6h, 12h e 24h para o dia 18/02/2008, com algumas estações a chegarem aos 150 mm e a superarem-nos, até.

https://ibb.co/59vmWHw

efemeride-18fev2008jpg.jpg

59vmWHw

Um dos eventos que nunca me esqueço, apesar de não ter presenciado as grandes inundações à minha frente. Ainda não era meteolouco, pelo que me fiquei por casa.

Mas deixo aqui uma fotografia das cheias de Loures, relativamente perto de onde moro. Resido num daqueles prédios ao fundo.

cheias.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
59vmWHw
E a 18 de Fevereiro passaram 11 anos da enorme efeméride meteorológica que deixou Lisboa debaixo de um manto de água.

Recordes de acumulação em 6h, 12h e 24h para o dia 18/02/2008, com algumas estações a chegarem aos 150 mm e a superarem-nos, até.

https://ibb.co/59vmWHw

efemeride-18fev2008jpg.jpg

59vmWHw


Lembro.me desse dia (evento) como se fosse hoje! :unsure:

Relembrei a data do mesmo à cerca de um ano no fórum, a lamentar a perda de uma vida por efeito do mesmo na minha área de residência em Azeitão:sad:

-> Seguimento Meteorológico Livre 2018[/UR
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Alguém se lembra do evento de temperaturas baixas em Novembro de 2001? Recordo pq foi no ano em que entrei na faculdade e no Campo Grande (Faculdade Ciências) quando saímos das aulas ao final da tarde sentia-se um frio húmido gelado. Lembro-me que foi a inicio de Novembro mas durou bastante tempo. Mas o que mais me surpreendeu foi o congelar de uma pequena lagoa que existe aqui num pinhal a Norte de Alenquer, Na televisão tb apareceram vários registos semelhantes pelo país, e até houve mortes a lamentar: alguém decidiu atravessar uma lagoa congelada com um carro que acabou por quebrar o gelo e o ocupante morreu.
Foi uma anomalia nas temperaturas que penso ser bem conhecida, mas gostava que me confirmassem.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Alguém se lembra do evento de temperaturas baixas em Novembro de 2001? Recordo pq foi no ano em que entrei na faculdade e no Campo Grande (Faculdade Ciências) quando saímos das aulas ao final da tarde sentia-se um frio húmido gelado. Lembro-me que foi a inicio de Novembro mas durou bastante tempo. Mas o que mais me surpreendeu foi o congelar de uma pequena lagoa que existe aqui num pinhal a Norte de Alenquer, Na televisão tb apareceram vários registos semelhantes pelo país, e até houve mortes a lamentar. Alguém decidiu atravessar uma lagoa congelada com um carro que acabou por quebrar o gelo e o ocupante morreu.
Foi uma anomalia nas temperaturas que penso ser bem conhecida, mas gostava que me confirmassem.
Eu tenho uma vaga ideia dessa vaga de frio, mas nessa altura deveria ter para aí uns 7 anos de idade (ou talvez menos), logo não me lembro muito bem. :cold:
Uma coisa é certa: não nevou por aqui. Já em 2006 nevou, e aí lembro-me muito bem de ver os flocos de neve a cair no quintal dos meus pais, em Corroios. :)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: N_Fig e jamestorm

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Recordo o dia 1 de novembro de 2015, um dia de cheias no Algarve.
Foi causado por uma depressão isolada em níveis altos (cut-off), parecida com aquelas do Mediterrâneo, que causou grandes chuvas e inundações pelo Barlavento Algarvio. :rain: :(

Estes foram os acumulados mais significativos:
- Algoz: 144,8 mm
- Paderne: 134,8 mm
- São Bartolomeu de Messines: 110,8 mm
- Faro: 101,6 mm
- Monchique: 97,6 mm
- Portimão: 89,3 mm
- Foia: 88,4 mm
- Sagres: 79,1 mm
- Aljezur: 74,0 mm
- Odemira: 71,6 mm
- Zambujeira: 69,5 mm
- São Barnabé: 69,0 mm
- Sines: 55,0 mm
- Barranco do Velho: 51,7 mm
- Relíquias: 50,6 mm
:surprise:

No ano de 2017 ocorreu outra cut-off, afetando o Sotavento Algarvio, mas os acumulados mais significativos ocorreram na província de Huelva.
O maior valor registado em solo português foi em 2017, em Vila Real de Santo António, com 98,1 mm. Já em Huelva registou-se algo à volta dos 150 mm. :eek:
 
  • Gosto
Reactions: jamestorm

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Eu tenho uma vaga ideia dessa vaga de frio, mas nessa altura deveria ter para aí uns 7 anos de idade (ou talvez menos), logo não me lembro muito bem. :cold:
Uma coisa é certa: não nevou por aqui. Já em 2005 nevou, e aí lembro-me muito bem de ver os flocos de neve a cair no quintal dos meus pais, em Corroios. :)

Este evento não foi de neve, foi de frio apenas, eu tinha 18 anos e foi a altura que comecei a interessar-me por metrologia.

Penso que o ano que nevou foi em 2006. Estava em Telheiras quando começou a nevar, lembro-me perfeitamente que primeiro só chovia e nas noticias já se falava da A1 cortada pela neve, estavam em direto, com o transito parado. Em Lisboa nada, apenas chuva...mas, depois e de repente, granizo muito pequeno e depois do nada, neve!
2007 também nevou perto da minha zona e em Loures.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Alguém se lembra do evento de temperaturas baixas em Novembro de 2001? Recordo pq foi no ano em que entrei na faculdade e no Campo Grande (Faculdade Ciências) quando saímos das aulas ao final da tarde sentia-se um frio húmido gelado. Lembro-me que foi a inicio de Novembro mas durou bastante tempo. Mas o que mais me surpreendeu foi o congelar de uma pequena lagoa que existe aqui num pinhal a Norte de Alenquer, Na televisão tb apareceram vários registos semelhantes pelo país, e até houve mortes a lamentar: alguém decidiu atravessar uma lagoa congelada com um carro que acabou por quebrar o gelo e o ocupante morreu.
Foi uma anomalia nas temperaturas que penso ser bem conhecida, mas gostava que me confirmassem.
Lembrar, não me lembro, mas se fores ver os gráficos dos boletins do IPMA verificas que novembro e dezembro de 2001 foram meses muito frios (e muito secos, já agora): novembro foi o 11º mais frio de sempre e o 2º mais frio do século, a seguir ao de 2008, com quase 2 ºC de anomalia negativa, e dezembro foi ainda pior, com mais de 2 ºC de anomalia e 8º mais frio de sempre, de longe o mais frio deste século. Estes 2 meses fizeram com que 2001, que até então tinha tido quase todos os meses com anomalias positivas, acabasse por ter uma temperatura ligeiramente abaixo do normal
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Pois eu lembro-me bem que foi um frio que permaneceu muito tempo e deu muitas noticias na televisão sobre congelamentos de rios, lagoas etc. Já andei a tentar encontrar noticias de Novembro/Dez de 2001, mas nada. Obrigado pela informação, tenho q ver os boletins do IPMA.

Lembrar, não me lembro, mas se fores ver os gráficos dos boletins do IPMA verificas que novembro e dezembro de 2001 foram meses muito frios (e muito secos, já agora): novembro foi o 11º mais frio de sempre e o 2º mais frio do século, a seguir ao de 2008, com quase 2 ºC de anomalia negativa, e dezembro foi ainda pior, com mais de 2 ºC de anomalia e 8º mais frio de sempre, de longe o mais frio deste século. Estes 2 meses fizeram com que 2001, que até então tinha tido quase todos os meses com anomalias positivas, acabasse por ter uma temperatura ligeiramente abaixo do normal
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Alguém se lembra do evento de temperaturas baixas em Novembro de 2001? Recordo pq foi no ano em que entrei na faculdade e no Campo Grande (Faculdade Ciências) quando saímos das aulas ao final da tarde sentia-se um frio húmido gelado. Lembro-me que foi a inicio de Novembro mas durou bastante tempo. Mas o que mais me surpreendeu foi o congelar de uma pequena lagoa que existe aqui num pinhal a Norte de Alenquer, Na televisão tb apareceram vários registos semelhantes pelo país, e até houve mortes a lamentar: alguém decidiu atravessar uma lagoa congelada com um carro que acabou por quebrar o gelo e o ocupante morreu.
Foi uma anomalia nas temperaturas que penso ser bem conhecida, mas gostava que me confirmassem.

Houve de facto frio bastante significativo e pouco vulgar para meio de Novembro, e manteve-se vários dias:

Gnlflby.png


xCOAuad.png
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Lembro/me bem que se instalou quase no inicio de Novembro, pois na festa de Sao Martinho da Faculdade, ja havia muito frio há dias...nunca vi tanto gorro e luvas juntos em Lisboa. Penso que o frio se instalou de repente por volta do dia 4 de Novembro.

Houve de facto frio bastante significativo e pouco vulgar para meio de Novembro, e manteve-se vários dias:

Gnlflby.png


xCOAuad.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
No arquivo da Cinemateca Portuguesa existe um filme raro que retrata as cheias do rio Tejo em Constância em 1936.
O filme foi realizado por António Salazar Diniz (1900-1955) para o Secretariado da Propaganda Nacional.
Há 80 anos, a água do rio Tejo subiu mais de 12 metros e inundou lojas e casas. No filme vemos os moradores a navegarem nas ruas e praças de Constância como se estivessem nos canais de Veneza.

Para quem conhece a vila de Constância, o cruzeiro fica no meio da praça principal e daí até ao leito do rio ainda são uns bons metros.
Já há alguns anos que as águas não sobem tanto, mas na praça principal de Constância estão marcadas as maiores cheias ali registadas e é impressionante pensar na quantidade de água necessária para chegar aqueles pontos.
Artigo via Tomarnarede
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Faz agora 65 anos que ocorreu o fevereiro mais frio de sempre, o mítico e brutalmente frio fevereiro de 1956, com quase 5°C de anomalia negativa na temperatura média. Ocorreu uma intensa, severa e longa onda de frio que abrangeu praticamente todo o território, com valores mínimos absolutos da temperatura mínima que ainda hoje persistem e nevões brutais. É uma pena que, 65 anos depois, eventos destes sejam cada vez mais raros com o passar do tempo. :buh:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic