Seguimento Sul - Março 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Chuva miudinha mas densa e persistente, algum vento também presente mas para já, nada de especial. O aviso amarelo devido ao vento lançado pela AEMET só entra em vigor amanhã após a passagem da frente.
A estação netatmo tem um bom acumulado graças ás células que passaram a sul daqui, 9.5mm. Vamos ver o que a frente vai deixar pelo sul.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Continua o vento com umas rajadas agora, nada de especial, com 12.1ºC. Momentos de chuvisco e nada mais, a frente está literalmente presa a Norte do Tejo, nem passa para aqui. O GFS 18z adiou a passagem da frente para as 6z por aqui.
Adiou e aumentou os acumulados, coisa que olhando para o radar, não se concretizará. Frente completamente dissipada a atingir a região sul, se chegar aos 5mm já será bom. O ÍCON tem sido o único modelo que nas últimas saídas não prevê grandes acumulados com esta frente e parece que vai acertar.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Bom dia

Linhas intensas de instabilidade, com movimento SW-NE (ideais para acumular na vertente SW da Serra de S. Mamede) e aguaceiros fortíssimos e localizados.
Em 25 kms apanhei duas cargas de água como este ano ainda não tinha visto cair. E mesmo com o radar de Coruche desligado, no mapa dinâmico, é possível ver que a festa ainda não acabou. :viva:
Ela que venha, pois faz muita falta ;)

EDIT: agora é possível ver o céu azul em Arronches no quadrante SW, mas com o resto a ameaçar chuva forte
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
que fiasco, a maioria das minhas estações nem aos 5mm chegou
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
Por Faro pouco choveu durante noite! Ontem só chuviscou. Agora de manhã alguns aguaceiros por vezes fortes mas muito localizados. Apanhei um aguaceiro forte pelas 9h na A22 entre Boliqueime e Paderne mas muito curto. A maioria das zonas no Algarve litoral se tiver 3/4 mm é muito. Nas serras talvez tenha chegado aos 10...
Digam o que disserem a situação está péssima para o sul. Ainda hoje vou regar a horta e no fim de semana as árvores que plantei em Outubro. Ontem abri umas covas para plantar mais umas árvores e abaixo dos 30 cm a humidade é reduzida.
Pelo radar o evento acabou por aqui!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Ainda acabou por chover bem, principalmente durante a passagem das linhas de instabilidade durante a manhã, Arronches apanhou com um eco alaranjado e descarregou com força. Quanto à frente, tal como referido, afetou a região sul bastante dissipada mas aqui nesta zona prolongou-se durante algum tempo e ainda descarregou entre as 4h e as 6h. Destaque para o vento, que foi bastante forte, oxalá chovesse tanto como houve vento.
Graças ao facto de vir toda desorganizada, estou no meio de acumulados completamente distintos:
Portalegre: 26.2mm
Netatmo: 5.1mm
Elvas: 3mm


Amanhã deverá chover mais um pouco e não se vislumbra nada tão depressa, como é costume. A região sul já tem garantida mais uma seca terrível pela frente. Até ao final de fevereiro, a Barragem do Caia aumentou apenas 1%, estando a 32% e a chuva de hoje nada contribui para isso porque graças ás temperaturas acima de 20ºC durante vários dias, os solos já estavam bastante secos e pouca diferença faz nos cursos de água. Serviu para regar e manter a erva verde durante mais algum tempo.

Vento moderado ainda com algumas rajadas fortes. 11,1ºC.
 
Última edição:

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boa tarde.

Vou utilizar as palavras que a minha avó utilizou para descrever esta chuva: "Deu para limpar o pó". :D

Hoje em dia contento-me com qualquer chuva acima de 1mm.. e esta chuva acabou por ser boa para regar durante uns dias, mas nada mais que isso.
O chão já está seco há algumas horas e o vento ajuda a secar ainda mais depressa a terra após esta chuva. No fim de semana voltarei às regas..

Estações mais próximas:

IPMA :
- Estremoz: 2.2 mm (dia 4) + 2.4 mm (dia 5) + 8.2 mm (até este momento) = 12.8 mm
- Elvas: 0.2 mm (dia 4) + 4.5 mm (dia 5) + 3 mm (até este momento) = 7.7 mm

Netatmo:
- Estremoz: 6.06 mm (hoje)
- Elvas: 5.05 mm (hoje)
- Cheles (estação espanhola mais perto do local da minha horta): 12.22 mm (hoje)


O sol está quentinho, mas o vento diminui muito a sensação térmica.
Não tenho estação aqui em Vila Viçosa, mas pelo que fui vendo pelo radar os valores neste evento deverão estar entre os valores de Estremoz e Elvas: cerca de 10 mm. Estavam previstos mais de 20 mm, por isso até agora o evento ficou bastante aquém do previsto. Houve bons acumulados, principalmente no litoral norte, mas no sul foi muito mau...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Reparem no reduzido numero de dias com precipitacao igual ou superior a 0.1 mm desde Dezembro. Quantos foram no Algarve? Para ai 3 ou 4. E a media e de cerca de 30 dias, ou seja, 10 por mes. Isto e muito grave e vai acentuar a morte de sobreiros e azinheiras se nao vier um milagre nas proximas semanas. Ja agora, ha pinheiros-mansos a morrer tambem por stress hidrico.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.