Seguimento Meteorológico Livre 2019



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
GWU4xxT.gif


O anticiclone tem estado mais sossegado que o habitual.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e lserpa

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É incrível as diferenças entre vários modelos meteorológicos, em relação à precipitação. :surprise:

O GFS prevê quase 18 mm de acumulado para as próximas 240 horas, aqui para a minha zona, enquanto que o ECMWF prevê apenas 2 mm. Vamos lá ver qual é o modelo que acerta.

PS: Eu já em janeiro tive um pressentimento que iria chover muito no fim do mês, e choveu! Muitas vezes, esses pressentimentos acertam, mas não há certezas, por isso, vamos lá ver no que isto dá. :)
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,719
Local
Loures
É incrível as diferenças entre vários modelos meteorológicos, em relação à precipitação. :surprise:

O GFS prevê quase 18 mm de acumulado para as próximas 240 horas, aqui para a minha zona, enquanto que o ECMWF prevê apenas 2 mm. Vamos lá ver qual é o modelo que acerta.

PS: Eu já em janeiro tive um pressentimento que iria chover muito no fim do mês, e choveu! Muitas vezes, esses pressentimentos acertam, mas não há certezas, por isso, vamos lá ver no que isto dá. :)

Precipitação prevista para Loures nas várias runs do GFS:
  • 00z - 0,5mm
  • 06z - 40,4mm
  • 12z - 10,0mm
  • 18z - 1,2mm

Nem dentro do próprio modelo há consenso. Euforias a mais de 3 dias é meio caminho andado para sofrer desilusões.

Parece haver um consenso para uma possível cut-off, mas o seu posicionamento previsto não é de todo o ideal, seria necessário deslocar-se mais para Oeste para que pudesse trazer alguma precipitação.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
É incrível as diferenças entre vários modelos meteorológicos, em relação à precipitação. :surprise:

O GFS prevê quase 18 mm de acumulado para as próximas 240 horas, aqui para a minha zona, enquanto que o ECMWF prevê apenas 2 mm. Vamos lá ver qual é o modelo que acerta.

PS: Eu já em janeiro tive um pressentimento que iria chover muito no fim do mês, e choveu! Muitas vezes, esses pressentimentos acertam, mas não há certezas, por isso, vamos lá ver no que isto dá. :)
Camarada, quem analisa modelos há anos sabe perfeitamente, que estamos a entrar naquela época em que os modelos começam a prever cutt-offs a bastantes horas de distância, que muitas vezes, não nos dão precipitação, e sinceramente parece-me que será esse o caso.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Analisando os modelos pode se constatar que é exactamente isso que sucede. Pode se verificar o Anticiclone cada vez mais forte e abrangendo a Europa toda e o facto do tempo arrefecer prende se com o ar frio que sera empurrado pela circulação de leste ou nordeste. Mas se porventura numa altura súbita o mesmo rumar ao mediterrâneo então voltaríamos a ter o tempo actual.
Em relação a possível precipitação a mesma é cada vez mais remota neste mês e em abril já estaremos dependentes das cut offs se surgirem.
Todos os modelos sem excepções esperam um final de Primavera quente !
 
Registo
25 Out 2007
Mensagens
6
Local
Praia Da Vagueira
Boa pessoal, apos alguma ausência a minha estação esta de novo online, https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IAVEIROA8.
Tenho uma wmr300 e tive problemas no sensor da temperatura, como devem ter percebido sendo uma "copia" da davis ao que parece o acesso a material de substituição não é muito fácil.
Apesar do problema serviu para perceber como se repara o sensor, deixo o meu testemunho para se alguém estiver na mesma situação pode contactar.
Venha chuva :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bem, parece que vou dar parabéns àqueles que disseram desde o dia 7 que não iria haver chuva até ao fim do mês. A situação não está nada boa, nem para Portugal nem para o resto da Europa. :(

A nossa única esperança é uma cut-off que deverá surgir nos próximos dias no Mediterrâneo e que deverá afetar o Algarve, elevando o acumulado mensal de Faro para, no máximo, uns 13 ou 14 mm. Nada de especial, mas é o melhor que se pode arranjar. :facepalm:

As próximas saídas serão fundamentais para vermos se essa depressão se desloque para oeste ou se fica no local atual. Domingo choverá, mas não espero mais de 1 mm. Vamos lá ver o que acontece. :angry:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e 1337

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Bom dia
De acordo com os modelos teremos uma descida da temperatura na próxima semana mas sem precipitacao devendo a temperatura posteriormente voltar a subir para o final da próxima semana ..
Quanto a precipitação ou cut offs infelizmente com alguma expressão somente o gfs a vê!!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: joselamego

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Só para contextualizar como andam as coisas, aqui vão os meus registos deste dia desde que tenho registos.

16 de março de 2019: Dia soalheiro com máxima de 23.4ºC e mínima apenas alcançada ao final do dia, sendo que a noite/início do dia foi quente.
2018: Máxima de 11.2ºC com 5.6mm acumulados com a passagem de várias células convectivas.
2017: Dia seco com vento forte de nordeste de madrugada, com máxima de 18.6ºC. No Sul do País várias células convectivas deixaram acumulados, nada em Portalegre apesar do ar de ameaça.
2016: Sem dados meus, mas foi um dia com alguma chuva e nevoeiro, com temperaturas na ordem dos 10ºC.
2015: Dia relativamente seco e estável com máxima de 16.5ºC e mínima de 7.4ºC com vento moderado durante o dia. Teriam chovido 8mm no dia seguinte.
2014: 21.9ºC de máxima, dia relativamente quente e estável, parecido a 2019 mas menos quente. Os dias seguintes ter-se-iam caracterizado pela existência de inversões térmicas.
2013: Alguma (mas pouca, 1mm) precipitação acumulada com máxima de 12.7ºC. Relatos de instabilidade no Sudeste do País. O dia seguinte teria deixado mais 6mm de precipitação.
2012: Dia estável com máxima de 18.0ºC. Teria chovido no dia seguinte também.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Aqui vão acumulados aproximados dos anos hidrológicos da última década até dia 17 de março (dados do IPMA/IM):

Ano Hidrológico 2010/2011: 648 mm
Ano Hidrológico 2011/2012: 380 mm
Ano Hidrológico 2012/2013: 617 mm
Ano Hidrológico 2013/2014: 577 mm
Ano Hidrológico 2014/2015: 434 mm
Ano Hidrológico 2015/2016: 446 mm
Ano Hidrológico 2016/2017: 498 mm
Ano Hidrológico 2017/2018: 420 mm
Ano Hidrológico 2018/2019: 348 mm

Sinceramente, este ano hidrológico está a ser o pior da década. Até 2012 tinha um acumulado de precipitação maior por esta altura. :( :rain: