Seguimento Meteorológico Livre 2019

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
O gfs adia mas em contrapartida abre a torneira mas só às 200 é tal horas. Já sabemos como funciona o processo mas acredito que algures virá qualquer coisa caso contrário é uma seca que eu pelo menos não me recordo. Nem em 2005 tivémos Março e Abril assim tão secos mas pode ser só impressão minha...
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
O gfs adia mas em contrapartida abre a torneira mas só às 200 é tal horas. Já sabemos como funciona o processo mas acredito que algures virá qualquer coisa caso contrário é uma seca que eu pelo menos não me recordo. Nem em 2005 tivémos Março e Abril assim tão secos mas pode ser só impressão minha...

Março de 2005 teve 15 mm em Faro e depois teve 1 mm em Abril !
Se Abril ainda nem começou e os sinais até são positivos teremos que esperar para ver...
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
A run das 12h trás novidades.... O prolongamento das temperaturas da grandeza de hoje após quarta e uma eventual mudanca de padrão pós quarta... volta a ser adiada . ..
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,018
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Desde já, vou dar os parabéns àqueles que arriscaram que não ia chover muito no resto do mês e parece que acertaram.

Mesmo assim, fico um pouco preocupado em relação à seca. O inverno 2018/2019 acabou com 120,3 mm, que é menos do que o acumulado que registei em novembro, e 38% do normal acumulado. :angry:

A primavera segue o mesmo caminho, com apenas 34,7 mm acumulados dede 1 de março. Desses, 25,9 mm ocorreram apenas num dia. :(

Nem o ano hidrológico 2011/2012 nem o 2004/2005 tinham acumulados de precipitação tão baixos por esta altura. 2011/2012 seguia com 381 mm, 2005 seguia para aí com uns 400 mm e este ano hidrológico segue com 355 mm.

Se abril não tiver a chuva que nós tanto necessitamos, este ano hidrológico provavelmente será o pior do século XXI, sem dúvida alguma. :rain:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
pronto lá se vai o gfs, lá vai o ecm na frente, estamos bem tramados se isto continua assim

Pois cada vez mais a chuva está a adiar, e a tardar em vir, o que faz com que a dependencia dos lençóis freáticos este anos comece ainda mais cedo.
O agricultores na Golegã, já estão a testar os pivots de rega ainda antes de semear do milho, e muitos deles ou reduzem na área semeada, ou já nem sequem deitam as sementes á terra, e isto numa das zonas mais "ricas" em água.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e david 6

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Isto está-se a tornar em miséria para muitas regiões do país..ano atrás de ano em seca.
Sempre houve secas mas não desta ordem...Isto cada ano é pior...

Abril águas mil, ou Abril águas zero?? Quem aposta?
Eu prefiro ir pelo pessimismo, parece-me mais certo que não chova nada de significativo. :cool: