Seguimento Incêndios - 2019



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Por aqui cheira a queimado provavelmente vindo do incêndio da Caranguejeira com já alguma dimensão.
Aqui também já cheira... se puderes vai dizendo como vai progredindo. Obrigado!
Não consigo saber a sua evolução apenas acompanhando o site da Protecção civil.
Também está outro na Boa Vista- Sta Eufémia...
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aqui também já cheira... se puderes vai dizendo como vai progredindo. Obrigado!

Também está outro na Boa Vista- Sta Eufémia...

Sim essa ocorrencia está com 16 opearcionais.
Tenho visto que neste últimos dias, muitas ocorrencias tem começado ao inicio da noite, ou mesmo durante a madrugada.
Muitas vezes são devido ao abandono das queimadas, com o cair da noite, e depois a situação descontrola-se.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
O incêndio de Caranguejeira já vai com 62 operacionais e 19 meios terrestres, vários meios de corporações vizinhas no terreno.

Mesmo antes da ocorrência aparecer no site da Protecção Civil, tive relatos de que o incêndio já tinha uma dimensão bem considerável. Zona complicada, um eucaliptal.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Hoje às 15h00

23.03.2019_15h00a.jpg
23.03.2019_15h00b.jpg
23.03.2019_15h00c.jpg
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Eu não sei se foi pedida autorização ou não...
A queimada foi autorizada pelo icnf apesar do perigo de incêndio elevado.

Queimada feita na hora de maior calor, vento sul a subir a encosta, no sopé da montanha.

Incêndio típico de cone de vento que felizmente o conseguimos agarrar pelos cornos na cumeada.
O incêndio as 20.00 já só tinha uma pequena cauda numa zona onde só entravam ligeiros e a custo .

Este é o preço de diabolizar o eucalipto.
A questão principal passa ao lado, ou seja, o incendiarismo tuga.

Hoje terão sido uns 500 hectares, há semanas a 1km foi mais um, que não foi pior devido a ter começado a galgar numa noite fria
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A queimada foi autorizada pelo icnf apesar do perigo de incêndio elevado.

Queimada feita na hora de maior calor, vento sul a subir a encosta, no sopé da montanha.

Incêndio típico de cone de vento que felizmente o conseguimos agarrar pelos cornos na cumeada.
O incêndio as 20.00 já só tinha uma pequena cauda numa zona onde só entravam ligeiros e a custo .

Este é o preço de diabolizar o eucalipto.
A questão principal passa ao lado, ou seja, o incendiarismo tuga.

Hoje terão sido uns 500 hectares, há semanas a 1km foi mais um, que não foi pior devido a ter começado a galgar numa noite fria

Eu próprio já me tinha debatido sobre as autorizações, e em que condições seriam efectuadas.
Isto porque um vizinho me tinha dito que tinha pedido já várias autorizações, e que nem sequer ia queimar porque ele próprio não via as condições reunidas.
Os responsáveis que dão as licenças, ou são muito burros ou não devem de ter acesso á meteorologia.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Eu próprio já me tinha debatido sobre as autorizações, e em que condições seriam efectuadas.
Isto porque um vizinho me tinha dito que tinha pedido já várias autorizações, e que nem sequer ia queimar porque ele próprio não via as condições reunidas.
Os responsáveis que dão as licenças, ou são muito burros ou não devem de ter acesso á meteorologia.

Dadas as condições meteorológicas previstas durante a próxima semana, com calor, vento de leste que pode ser forte nalgumas regiões com o Algarve com rajadas até 65 km/h, segundo o IPMA. Não seria expectável que a Protecção Civil proibisse as queimadas ou queimas durante este período crítico. Tendo em conta, as ocorrências que tivemos ontem e as que temos já hoje, com alguns incêndios já com bastante meios devia proibir já.

Sem os bombeiros por perto e tendo em conta a situação, as coisas só podem piorar.