Seguimento Incêndios - 2019

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Dadas as condições meteorológicas previstas durante a próxima semana, com calor, vento de leste que pode ser forte nalgumas regiões com o Algarve com rajadas até 65 km/h, segundo o IPMA. Não seria expectável que a Protecção Civil proibisse as queimadas ou queimas durante este período crítico. Tendo em conta, as ocorrências que tivemos ontem e as que temos já hoje, com alguns incêndios já com bastante meios devia proibir já.

Sem os bombeiros por perto e tendo em conta a situação, as coisas só podem piorar.

Pois não sei que técnicos, ou que iresponsáveis, ainda vão conceder essas mesmas autorizações, desde amanhã cedo que o vento sopra de forma moderada, na ordem dos 50 km/h, é o que chega para fazer descontrolar qualquer pequena ignição.
As ervas rente ao solo, estão já secas, o que faz com que muitas queimadas comecem a alastrar.

GNR detém autor de incêndio florestal em Marvão

O detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

A GNR anunciou este domingo que deteve um homem, de 44 anos, pela prática do crime de incêndio florestal em Marvão, no distrito de Portalegre.

O Comando Territorial de Portalegre da GNR explica, em comunicado, que após a denúncia de um possível incêndio florestal, os militares detiveram no sábado o autor, apurando que o mesmo, durante a queima de sobrantes de pinho, "perdeu o controlo" do fogo, acabando por consumir uma área de mato.

O detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Portalegre.

https://www.sabado.pt/portugal/deta...WT6oQZrl7pnN-QfhkNUYGJqBnt1GPgCFTVFE-yZbT8dTE
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Segundo o Presidente da Junta de freguesia de Montes da Senhora, o incêndio terá tido origem num carro que participava na Baja TT do pinhal.

https://www.radiocondestavel.pt/radio/index.php/noticias/29693-proenca-a-nova-incendio-em-mato


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Pois sendo assim, deverá de ser mais um incendio, em que a culpa "morre solteira", estas provas de automóveis, dentro de floresta, deveriam de estar melhor asseguradas com bombeiros prontos a actuar se necessário, pois se bem me lembro já não é a primeira vez que acontecem incidentes como este.



 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O incêndio de Proença está dominado. :) Passou para "em resolução" no mapa (e no Fogos.pt) que geralmente atualiza mais rápido do que o status da ocorrência significativa.

Felzemente cedeu aos meios de combate, que são de momento 243 operacionais, e certamente também tendo a redução como um grande auxílio.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Nuno_Gomes

Cirrus
Registo
18 Set 2017
Mensagens
53
Local
Braga
Alguns esclarecimentos sobre queimas, queimadas e autorizações que são importantes.

O termo queimada é utilizado maioritariamente de uma forma errada. A queimada é o uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho ou sobrantes de exploração cortados mas não amontoados. A queima é o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração cortados e amontoados.
A queimada requer sempre autorização por parte da câmara ou junta e tem requer acompanhamento por um técnico em fogo controlado ou operacional de queima, na ausência destes, uma equipa de bombeiros ou sapadores florestais.
Os incêndios que têm ocorrido, na sua maioria tem tido origem em queimas e não queimadas. O caso de Barcelos, fala-se, que foi causado por uma queima de sobrantes e não queimada.
O índice de risco de incêndio para Barcelos era reduzido, logo, para realizar uma queima de sobrantes apenas é necessário comunicar e não pedir autorização. Fora do período crítico, apenas se o índice de risco for muito elevado ou máximo é que as queimas têm que ser autorizadas!
Não culpemos o sistema por tudo, simplesmente as pessoas não têm qualquer cuidado, a ANPC emitiu comunicados a alertar para o perigo de incêndios e ao fazer a comunicação das queimas é recebido um e-mail com uma série de recomendações que ninguém cumpre.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Alguns esclarecimentos sobre queimas, queimadas e autorizações que são importantes.

O termo queimada é utilizado maioritariamente de uma forma errada. A queimada é o uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho ou sobrantes de exploração cortados mas não amontoados. A queima é o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração cortados e amontoados.
A queimada requer sempre autorização por parte da câmara ou junta e tem requer acompanhamento por um técnico em fogo controlado ou operacional de queima, na ausência destes, uma equipa de bombeiros ou sapadores florestais.
Os incêndios que têm ocorrido, na sua maioria tem tido origem em queimas e não queimadas. O caso de Barcelos, fala-se, que foi causado por uma queima de sobrantes e não queimada.
O índice de risco de incêndio para Barcelos era reduzido, logo, para realizar uma queima de sobrantes apenas é necessário comunicar e não pedir autorização. Fora do período crítico, apenas se o índice de risco for muito elevado ou máximo é que as queimas têm que ser autorizadas!
Não culpemos o sistema por tudo, simplesmente as pessoas não têm qualquer cuidado, a ANPC emitiu comunicados a alertar para o perigo de incêndios e ao fazer a comunicação das queimas é recebido um e-mail com uma série de recomendações que ninguém cumpre.

Sim, excelente explicação, nós, agricultores, ou pessoas do campo, sim usamos de forma errada o termo(queimada), mas eu pelo menos sei a diferença entre ambos os termos, mas existe muitas pessoas, principalmente mais idosas que não sabem essa mesma diferença.
Claro as pessoas, parece que não aprendem de vez, nem com as desgraças que ocorreram em 2017, ás vezes parece que tem memória curta, e continua a não existir civismo, e respeito pelo alertas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Pois sendo assim, deverá de ser mais um incendio, em que a culpa "morre solteira", estas provas de automóveis, dentro de floresta, deveriam de estar melhor asseguradas com bombeiros prontos a actuar se necessário, pois se bem me lembro já não é a primeira vez que acontecem incidentes como este.




É muito pior que a culpa morrer solteira. Passei por lá, a caminho da terra do meu pai, por volta das 14h. Ora, no cruzamento para os montes da senhora, estava a GNR a cortar o trânsito, porque decorria a prova de moto 4 (pareceu me).. Desculpem é que fiquei algo assombrado, quando na fila de carros em que me encontrava, estava também um carro cisterna dos bombeiros! Sim, para mim é vergonhoso, não interromper a prova e impedir a passagem dos bombeiros! Por acaso não morreu ninguém, mas se acontecesse o pior queria ver!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Se continuarmos nesta toada de tempo seco o próximo Verão arrisca-se a ser catastrófico em matéria de incêndios... :(
Ainda ontem estava a pensar nisso, a situação parece um pouco preocupante. Aliás, o tipo de ocorrências dos últimos dias parece quase de final de Primavera, início de Verão. Não é nada normal em Março aparecerem fogos com intensidade deste género e associados a uma secura tão grande.

De qualquer forma, há duas coisas a considerar:

1) Ainda só passaram 2 anos desde que ardeu uma fracção brutal do país. Na verdade há muito mato para arder, isso há sempre. Mas apesar de pouco ter ardido o ano passado, ainda é um período relativamente curto para haver biomassa para incêndios muito catastróficos em grande parte das regiões. Mas claro, há regiões que não ardem há vários anos, e como vimos na zona de Pedrógão em 2017, basta uma ocorrência para "disparar" todas as estatísticas de área ardida e de impactos humanos/económicos.
2) Não me admira que ainda chova significativamente em algumas áreas até ao verão. Isso pode ter efeitos "ambíguos". Por um lado, toda a humidade que diminua a secura brutal e anormal que está a ocorrer será boa, e minimizará risco de incêndio. Isso é inequívoco. Por outro lado, certas áreas (e há estudos que o demonstram) muitas vezes acabam por ter mais incêndios e área ardida no pico do verão após uma primavera chuvosa ou "tardia", pois acaba por crescer muita biomassa (nomeadamente rasteira) com esse tipo de tempo. Claro que isso é um factor e não uma consequência garantida. Teria sempre de haver condições específicas de eventos de calor extremo no verão para haver as ignições e queimar essa biomassa adicional.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
664
Local
Barcelos
Alguns esclarecimentos sobre queimas, queimadas e autorizações que são importantes.

O termo queimada é utilizado maioritariamente de uma forma errada. A queimada é o uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho ou sobrantes de exploração cortados mas não amontoados. A queima é o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração cortados e amontoados.
A queimada requer sempre autorização por parte da câmara ou junta e tem requer acompanhamento por um técnico em fogo controlado ou operacional de queima, na ausência destes, uma equipa de bombeiros ou sapadores florestais.
Os incêndios que têm ocorrido, na sua maioria tem tido origem em queimas e não queimadas. O caso de Barcelos, fala-se, que foi causado por uma queima de sobrantes e não queimada.
O índice de risco de incêndio para Barcelos era reduzido, logo, para realizar uma queima de sobrantes apenas é necessário comunicar e não pedir autorização. Fora do período crítico, apenas se o índice de risco for muito elevado ou máximo é que as queimas têm que ser autorizadas!
Não culpemos o sistema por tudo, simplesmente as pessoas não têm qualquer cuidado, a ANPC emitiu comunicados a alertar para o perigo de incêndios e ao fazer a comunicação das queimas é recebido um e-mail com uma série de recomendações que ninguém cumpre.

Não deixa de ser curioso que os maiores incêndios registados em Portugal foram fora do risco máximo de incêndio.
A UTAD tem estudado isso e chegaram a essa conclusão
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
É muito pior que a culpa morrer solteira. Passei por lá, a caminho da terra do meu pai, por volta das 14h. Ora, no cruzamento para os montes da senhora, estava a GNR a cortar o trânsito, porque decorria a prova de moto 4 (pareceu me).. Desculpem é que fiquei algo assombrado, quando na fila de carros em que me encontrava, estava também um carro cisterna dos bombeiros! Sim, para mim é vergonhoso, não interromper a prova e impedir a passagem dos bombeiros! Por acaso não morreu ninguém, mas se acontecesse o pior queria ver!

Sim nessa caso é muito pior, nesse caso o seria prioridade uma simples prova de motos e carros, ou apagar o incendio, ou então também podia ser mais uma vez, que se tratasse de falta de coordenação de meios no terreno.
Mas são estas coisas que deveria de ser averiguadas por quem de direito.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Se continuarmos nesta toada de tempo seco o próximo Verão arrisca-se a ser catastrófico em matéria de incêndios... :(

Quem lê-se este tópico e não soubesse em que altura do ano estávamos ninguém diria que estamos em Março, eu olho para isto e só tenho flashback´s de 2017 :unsure:, é incrível a secura que este país atravessa e ainda estamos no principio da Primavera , penso que só uma viragem gigante da sinótica nas previsões nos podem salvar, como tu tão bem escreves.te de um Verão catastrófico a nível de incêndios Miguel, basta olhar o mapa de ocorrências e vemos todos os dias uma ocorrência já de alguma relevância, hoje não é excepção! Concordando com tudo o que escreveste @rozzo , acho que pensar que estamos mais garantidos de um cenário desolador porque à dois anos arderam mais de 500mil ha não é de qualquer forma mais tranquilizador ,basta relembrar quem em 2003 arderam mais de 425mil , e passados apenas dois anos voltaram a arder mais 340mil , com 2005 a não estar muito longe da seca que neste momento já se vive em Portugal em igual período desse ano :disgust:
O pior disto tudo ,é que acho que ainda não estamos preparados para um Verão com estas condições a nível de DECIR! A situação que o @Paulo H descreveu pode ser um exemplo disso mesmo, mas espero estar enganado! Já agora uma pergunta, alguém me sabe responder se os dois Canadair que vão integrar o dispositivo já estão disponíveis caso sejam precisos trabalhar numa ocorrência?!:intrigante:
 
Última edição:

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
664
Local
Barcelos
Quem lê-se este tópico e não soubesse em que altura do ano estávamos ninguém diria que estamos em Março, eu olho para isto e só tenho flashback´s de 2017 :unsure:, é incrível a secura que este país atravessa e ainda estamos no principio da Primavera , penso que só uma viragem gigante da sinótica nas previsões nos podem salvar, como tu tão bem escreves.te de um Verão catastrófico a nível de incêndios Miguel, basta olhar o mapa de ocorrências e vemos todos os dias uma ocorrência já de alguma relevância, hoje não é excepção! Concordando com tudo o que escreveste @rozzo , acho que pensar que estamos mais garantidos de um cenário desolador porque à dois anos arderam mais de 500mil ha não é de qualquer forma mais tranquilizador ,basta relembrar quem em 2003 arderam mais de 425mil , e passados apenas dois anos voltaram a arder mais 340mil , com 2005 a não estar muito longe da seca que neste momento já se vive em Portugal em igual período desse ano :disgust:
O pior disto tudo ,é que acho que ainda não estamos preparados para um Verão com estas condições a nível de DECIR! A situação que o @Paulo H descreveu pode ser um exemplo disso mesmo, mas espero estar enganado! Já agora uma pergunta, alguém me sabe responder se os dois Canadair que vão integrar o dispositivo já estão disponíveis caso sejam precisos trabalhar numa ocorrência?!:intrigante:

Negativo. Apenas no verão.
Até é melhor porque vêm presos por arames.

Estão disponíveis 4 fireboss que são muito mais eficazes no nosso pais.

2 em Vila Real e 2 em Proença a Nova
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial