Seguimento Incêndios - 2019

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa


bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
A queimada foi autorizada pelo icnf apesar do perigo de incêndio elevado.

Queimada feita na hora de maior calor, vento sul a subir a encosta, no sopé da montanha.

Incêndio típico de cone de vento que felizmente o conseguimos agarrar pelos cornos na cumeada.
O incêndio as 20.00 já só tinha uma pequena cauda numa zona onde só entravam ligeiros e a custo .

Este é o preço de diabolizar o eucalipto.
A questão principal passa ao lado, ou seja, o incendiarismo tuga.

Hoje terão sido uns 500 hectares, há semanas a 1km foi mais um, que não foi pior devido a ter começado a galgar numa noite fria

"Perigo de incêndio elevado"????

Ainda hoje fui ver o índice meteorológico do risco de incêndio para Barcelos (IPMA) e ele continua "reduzido" - http://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/#0#0302. Organizem-se!!!

E o caro slbgdt consegue ler o que diz o IPMA nesta mesma página, do lado direito?

Eu acho piada a muitos destes comentários: mal começa a malfadada "festa" dos incêndios, parece que se perde o bom senso e desata tudo a desbaratinar com comentários que parecem concorrentes à "boca mais tola do dia".

Eu não tenho nada a ver com as câmaras ou com quem dá estas autorizações, mas vamos lá ver: eu obtenho uma licença, ou autorização (seja o que for) das autoridades, para fazer uma queima/queimada, vou para a fazer e levanta-se vento. O que faço? Não avalio se será seguro fazer a queima? Não penso duas vezes, e se devo manter a minha decisão ou se devo aumentar as medidas de segurança - pedir apoio aos bombeiros ou sapadores, ou chamar um vizinho ou alguém da família? Apesar de ter autorização, devo munir-me de todas as medidas para garantir que a queima/queimada não sai das proporçoes que posso controlar com os meus meios.

As autoridades, câmaras e juntas de freguesia, obviamente, não dominam toda a meteorologia e não adivinham com 100% de certeza o tempo de amanhã, ou de daqui a 2 dias, nem os microclimas. Até os bombeiros, nos grandes incêndios, se queixam muitas vezes que "o problema era o vento que estava sempre a mudar" - vide as declarações neste incêndio de Proença-a-Nova...

Outro paralelo: eu obtenho da Direção-Geral de Viação a "licença de condução" de viaturas (vulgo "carta"), que diz que eu posso conduzir o meu carro. Num determinado dia, por guiar de forma negligente e descuidada, provoco um acidente. A culpa é da DGV?
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"Perigo de incêndio elevado"????

Ainda hoje fui ver o índice meteorológico do risco de incêndio para Barcelos (IPMA) e ele continua "reduzido" - http://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/#0#0302. Organizem-se!!!

E o caro slbgdt consegue ler o que diz o IPMA nesta mesma página, do lado direito?

Eu acho piada a muitos destes comentários: mal começa a malfadada "festa" dos incêndios, parece que se perde o bom senso e desata tudo a desbaratinar com comentários que parecem concorrentes à "boca mais tola do dia".

Eu não tenho nada a ver com as câmaras ou com quem dá estas autorizações, mas vamos lá ver: eu obtenho uma licença, ou autorização (seja o que for) das autoridades, para fazer uma queima/queimada, vou para a fazer e levanta-se vento. O que faço? Não avalio se será seguro fazer a queima? Não penso duas vezes, e se devo manter a minha decisão ou se devo aumentar as medidas de segurança - pedir apoio aos bombeiros ou sapadores, ou chamar um vizinho ou alguém da família? Apesar de ter autorização, devo munir-me de todas as medidas para garantir que a queima/queimada não sai das proporçoes que posso controlar com os meus meios.

As autoridades, câmaras e juntas de freguesia, obviamente, não dominam toda a meteorologia e não adivinham com 100% de certeza o tempo de amanhã, ou de daqui a 2 dias, nem os microclimas. Até os bombeiros, nos grandes incêndios, se queixam muitas vezes que "o problema era o vento que estava sempre a mudar" - vide as declarações neste incêndio de Proença-a-Nova...

Outro paralelo: eu obtenho da Direção-Geral de Viação a "licença de condução" de viaturas (vulgo "carta"), que diz que eu posso conduzir o meu carro. Num determinado dia, por guiar de forma negligente e descuidada, provoco um acidente. A culpa é da DGV?

Acredito que muitas pessoas, principalmente as mais idosas, que vão pedir essas mesmas licenças/autorização para efectuar a queima de sobrantes, não ligam a mais nada, se está vento, ou calor, para eles é igual, tem a "ordem e toca de queimar".
Ainda a semana passada um vizinho meu disse que tinha feito o pedido online, e foi-lhe dada a ordem que poderia queimar numa tarde de calor e vento, mas ele disse-me que nem sequer ia começar a queimar nada, devido ao vento e calor, felizmente é uma pessoa consiente.
E depois no fim de contas, nem começou a queimar, que eu fiquei-lhe com os restos de podas das oliveiras.

Uma decisão bem tomada por parte do meu municipio, e que no meu ver se deveria prolongar por mais tempo.

 
Última edição:

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Acredito que muitas pessoas, principalmente as mais idosas, que vão pedir essas mesmas licenças/autorização para efectuar a queima de sobrantes, não ligam a mais nada, se está vento, ou calor, para eles é igual, tem a "ordem e toca de queimar".
Ainda a semana passada um vizinho meu disse que tinha feito o pedido online, e foi-lhe dada a ordem que poderia queimar numa tarde de calor e vento, mas ele disse-me que nem sequer ia começar a queimar nada, devido ao vento e calor, felizmente é uma pessoa consiente.
E depois no fim de contas, nem começou a queimar, que eu fiquei-lhe com os restos de podas das oliveiras.

Uma decisão bem tomada por parte do meu municipio, e que no meu ver se deveria prolongar por mais tempo.



Pois o problema é esse... pessoas idosas... se calhar deveria ser como nas cartas de condução, se se tem mais de 70 ou 80 anos tem de se ter licença especial para queimar, e o médico pode mesmo proibir, porque com essa idade as pessoas já não têm o físico (e às vezes o descernimento) que tinham há 40 ou 50 anos, e às vezes são muito teimosas.

Mas ter uma licença ou autorização não "autoriza" a ser-se descuidado! Nem é "ordem para queimar"! Digo eu, que posso estar enganado...

EDIT: muito obrigado pela nota da Câmara de Torres Novas, todas as autoridades locais deveriam ser assim, mais interventivas e próximas das pessoas.

Fui ver o site do IPMA e de facto, apesar de amarelo, Torres Novas fica encostado a concelhos laranja e vermelhos e no dia 27 é mesmo laranja: http://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/#2#1419
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois o problema é esse... pessoas idosas... se calhar deveria ser como nas cartas de condução, se se tem mais de 70 ou 80 anos tem de se ter licença especial para queimar, e o médico pode mesmo proibir, porque com essa idade as pessoas já não têm o físico (e às vezes o descernimento) que tinham há 40 ou 50 anos, e às vezes são muito teimosas.

Mas ter uma licença ou autorização não "autoriza" a ser-se descuidado! Nem é "ordem para queimar"! Digo eu, que posso estar enganado...

EDIT: muito obrigado pela nota da Câmara de Torres Novas, todas as autoridades locais deveriam ser assim, mais interventivas e próximas das pessoas.

Fui ver o site do IPMA e de facto, apesar de amarelo, Torres Novas fica encostado a concelhos laranja e vermelhos e no dia 27 é mesmo laranja: http://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/#2#1419

Nao quero com isto dizer que as pessoas mais novas também não tenham a sua culpa, mas pelo menos já estão mais informadas do que as pessoas mais idosas, porque consultam as redes socias, os alertas emitidos que por lá podem circular, ou até através dos media sociais.
Confesso que eu já estava que este alerta fosse emitido pelas entidades oficiais, e ainda bem que assim foi.
Depois também uma pessoa com 40 ou 50 anos, tem melhores capacidade físicas para pelo menos tentar controlar o fogo em caso de descontrolo.
 
  • Gosto
Reactions: bandevelugo

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
aviso_ANPC.jpg

1. SITUAÇÃO: De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se a partir de hoje, 25 de Março, a ocorrência de acentuado aumento da intensidade do vento e a manutenção de valores de temperatura acima do habitual para esta época do ano, que se traduzirá:
-Humidade Relativa do Ar (HRA) inferior a 30% na generalidade do território do continente (sendo inferior a 20% na região interior Sul), durante a tarde, verificando-se uma fraca recuperação da humidade durante a noite;
-Intensificação do vento a partir da noite de hoje, do quadrante Leste, por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 65 km/h no litoral a norte do cabo Mondego durante a noite e manhã, e no Algarve a partir do final da tarde. Nas terras altas (acima 800 metros), o vento será moderado a forte (até 50 km/h) do quadrante leste, com rajadas até 80 km/h até final da manhã e a partir do final da tarde.
-Temperatura máxima acima dos valores normais para a época do ano, a contribuir para onda de calor, com valores entre 25ºC e 28ºC nas regiões do Centro e Sul e entre 20ºC e os 25ºC na região norte.
Este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre hoje e quarta-feira com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em todo o território continental, com níveis Elevado a Muito Elevado.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS: Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS: A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível MUITO ELEVADO ou superior:
-A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.
A ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da Internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
ANPC
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Mantém-se ativo um dos incendios de Viana do Castelo desta tarde, 48 opr e 12 MT no combate.
Entretanto um incendio em Águeda, que teve incio á 1h já conta com mais de 50 opr no seu combate.:unsure:
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
113 operacionais em Águeda, temos incêndio para a noite se os acessos forem maus e o vento for forte como está a ser em algumas zonas mais altas. :unsure:
E contínua o reforço de meios, a nível de vento a madrugada promete trazer uma lestada valente

03572688a8ff84a5e67819efa005e6cd.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E contínua o reforço de meios, a nível de vento a madrugada promete trazer uma lestada valente

03572688a8ff84a5e67819efa005e6cd.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Outra ocorrencia já bem significativa, em Oliveira de Azeméis, conta com 122 operacionais, 40 veiculos e 1 MA, e teve inicio ás 03:30.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Outra ocorrencia já bem significativa, em Oliveira de Azeméis, conta com 122 operacionais, 40 veiculos e 1 MA, e teve inicio ás 03:30.

É verdade Pedro, e neste momento já são 171 operacionais, apoiados por 3 meio aéreos! O dia poderá ter mais situações complicadas, o vento de ENE , hoje vai ser rei e senhor, com as máximas a chegarem a valores completamente estúpidos para a altura do ano! Ao final do dia, muita atenção ao Algarve:unsure: Olhando para o mapa de ocorrências a esta hora, mais parece uma "típica" manhã de Verão no nosso país,mas ai já estamos habituados :rolleyes: Mas em Março isso deixa.me ainda mais triste , e preocupado claro! Olhando as últimas run´s dos modelos é secura até deixar de ver, e até o GFS que ainda nos dava alguma esperança já mostra isso mesmo na run 6z :facepalm:
 
Última edição: