Seguimento Meteorológico Livre 2019

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
anim_aiu3.gif


Com alguma sorte ainda aparecem umas trovadas por aqui :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
anim_aiu3.gif


Com alguma sorte ainda aparecem umas trovadas por aqui :D

Opá... a sinóptica já mudou um pouco desde ontem antes a depressão passava mesmo no grupo central...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É curioso que as últimas saídas do ECMWF desviou o grosso da precipitação da cut-off do sul de Espanha para o sul de Portugal. Neste momento, parece-me que a precipitação que irá haver na Cordilheira Bética será sobretudo chuva orográfica. :rain:
Já o GFS é o oposto do europeu: prevê mais chuva para o interior de Espanha.

Sendo que o modelo americano falhou diversas vezes nas últimas semanas, acredito agora mais nas previsões do modelo europeu. :)
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Bom dia

Parece ser que os Modelos estão a mudar radicalmente a previsão para o início de Abril com instabilidade e frio. Não deixa de ser irónico que o GFS está a prever o linear da cota de neve para Portalegre no dia 5 com precipitação... :D
O importante é vir precipitação para mitigar a seca, isso sim é o que importa :thumbsup:
 
Última edição:

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Querem ver que ainda vou ter um nevão em pleno Abril. Mas não acho estranho de todo a previsão de cotas de neve a quase a nível do mar por causa de teremos nos últimos dias tão baixa humidade nos solos. Penso que esse seja um factor está a provocar esta saída das 6h GFS. Mas uma mais importante é que venha precipitação para mitigar a seca. E não sei se um nevão em Abril como está previsto nesta saída da GFS não iriam trazer ainda mais problemas á agricultura. De qualquer forma o mais provável é desaparecer tudo na próxima saída mas espero que não aconteça no toca á precipitação.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Enquanto a chuva não vem resta mesmo matar as saudades das chuvadas dos ano passado, a 16 de março.
Neste momento este açude, corre menos de 1/3 da água, do que em igual período do ano passado.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Chuva aparentemente será pouca ou quase nada aqui para a zona Estremadura/ Ribatejo ....será que os modelos ainda carregam um pouco ?

Pouca??
Já a partir de Domingo até Quarta condições para aguaceiros e trovoadas. Depois disso ... Descida brutal das temperaturas para máximas que nem no Inverno tivemos com ISO negativa em todo o país . . Muita chuva. Muito vento e muito frio.
O inverno brutal em plena Primavera que vai encher barragens e atenuar bastante a seca. A queda de neve vai repor as barragens do Douro, Mondego, Tejo ..
Clara que seria necessário eu entrar de férias para que viesse . O vento é a chuva
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Mjhb