Seguimento Litoral Centro - Março 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,039
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Moita
Já não chove.
05b429883f1cda0e2e24e4bf7c22a733.jpg
a105dc3294106fce5bdea59f1c58373d.jpg
5bfca42d662144ed11e01e3871ae2714.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Colocaram isto numa página de Facebook de Vila Franca de Xira e escreveram que aconteceu às 17h, não vi.


Hmmm...será que foi mesmo um tornado ou um dust devil grande?
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Hmmm...será que foi mesmo um tornado ou um dust devil grande?
Dust devil. Bastante frequente em situações destas. No verão passado, registei um idêntico durante uma trovoada por aqui.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Colocaram isto numa página de Facebook de Vila Franca de Xira e escreveram que aconteceu às 17h, não vi.



Hmmm...será que foi mesmo um tornado ou um dust devil grande?

Aposto mais na segunda opção. :intrigante:

Dust devil. Bastante frequente em situações destas. No verão passado, registei um idêntico durante uma trovoada por aqui.

Difícil avaliar se é dust devil ou um landspout, pois não dá para ver se o funil está ligado à nuvem ou não.

Deixo aqui um excerto sobre os landspouts, o que vai de encontro às condições presentes no local.

Landspouts most often occur in drier areas with high-based storms and considerable low-level instability. Fonte.
 
Última edição:

AndréGM22

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
155
Local
Alhandra
Estava no passeio ribeirinho em Alhandra quando ocorreu, era bem vísivel, de facto é complicado dizer o que era.

Quanto a estar ligado à nuvem posso dizer que à distância a que me encontrava via-se que o funil estava de facto ligado à nuvem.

Até brinquei com quem estava comigo que estava ali um tornado, uma vez que à distancia que estava apenas se via o funil.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Estava no passeio ribeirinho em Alhandra quando ocorreu, era bem vísivel, de facto é complicado dizer o que era.

Quanto a estar ligado à nuvem posso dizer que à distância a que me encontrava via-se que o funil estava de facto ligado à nuvem.

Até brinquei com quem estava comigo que estava ali um tornado, uma vez que à distancia que estava apenas se via o funil.

Então se estava de facto ligado à nuvem, tratou-se de um landspout e não de um dust devil :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.