Seguimento Meteorológico Livre 2019



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Saída maluca do Gfs, neve a cota 0 em Abril no dia 5 :confused:

Saída interessante, mas neve a cota 0 é sempre muito difícil:

gfs-0-120.png


gfs-1-120.png


Eu diria, e se se confirmar, que uma cota 300/400 m não será descabida num aguaceiro mais forte, poderemos é ver também bastantes aguaceiros gelados com granizo/saraiva.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Saída interessante, mas neve a cota 0 é sempre muito difícil:

gfs-0-120.png


gfs-1-120.png


Eu diria, e se se confirmar, que uma cota 300/400 m não será descabida num aguaceiro mais forte, poderemos é ver também bastantes aguaceiros gelados com granizo/saraiva.
Bem, pelo menos na teoria a cota 0 está lá:
n4f8sJr.png

Já seria interessante cotas de 300/400m contudo. No final de Março de 2017 tivemos neve aos 300m no litoral norte por isso não seria impossível...
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
"Abril frio e molhado, enche o celeiro e enfarta o gado"

Tanta vez que ouvi a minha avó a dizer isto, portanto significa que este tempo invernal que aí se avizinha não é atipico nesta época...
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
"Abril frio e molhado, enche o celeiro e enfarta o gado"

Tanta vez que ouvi a minha avó a dizer isto, portanto significa que este tempo invernal que aí se avizinha não é atipico nesta época...
A primeira vez que vi neve a cair foi precisamente em abril, de 1994, na Serra da Estrela. Não ia, claramente, preparado para aquele frio... :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Último inverno foi o quarto mais seco dos últimos 19 anos

Com o regresso da chuva, fazem-se contas à falta de precipitação, durante os últimos meses. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera revela que o último inverno foi o quarto mais seco dos últimos 19 anos.

De acordo com o resumo do Boletim Climatológico, registou-se um défice de chuva. Entre os meses de dezembro a fevereiro a quantidade de precipitação ocorrida corresponde a apenas 41 por cento do valor médio.

Foi este fenómeno que levou a que se instalasse uma situação de seca meteorológica em todo o território, mas com maior intensidade na região sul do país.


https://www.rtp.pt/noticias/pais/ultimo-inverno-foi-o-quarto-mais-seco-dos-ultimos-19-anos_a1138695