Seguimento Meteorológico Livre 2019



dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Se a chuva chegasse mais tarde podíamos ter cotas mais baixas. Mas ao que parece a chuva ela começa já no dia 4 o que não vai coincidir com as horas de mais frio. E por isso como a chuva chega mais cedo os níveis de humidade serão mais altos e consequentemente também a temperatura/cota da neve. Se o inicio da chuva coincidisse com as as 6h do dia 5 aí acreditava em cotas nos 600 e pontualmente até 400 sem acumulação. Mas sendo assim só acredito em cotas de 800/1000. Esta é só a minha mera opinião. Vamos aguardar pelas próximas saídas mas já não acredito em grandes alterações.
 
Última edição:

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Na imagem de satélite já se vê uma corrente de norte mais fria em aproximação á península ibérica, o que vai ditar já a partir de amanhã uma descida das temperaturas

i-K3rRfxX.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Precipitações significativas previstas para os próximos dias, com acumulados perto dos 300 mm no Alto Minho segundo o ECMWF:

ECMWF-216-PT-APC-pt-PT-pt.png


GFS também com acumulados generosos, em especial mais a Norte/Centro:

240-777-SP.gif
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Não me tinha apercebido, peço desculpa!



Também pensei nisso, mas julgo que o dust devil está mais associado a situações de estabilidade atmosférica. Como vivemos dias de muita instabilidade, com cumulonimbus bem desenvolvidos e com uma nuvem no topo da foto, apostei claramente num tornado.

Sem problema ;)

Na altura falou-se em ser dust devil ou landspout. O facto de a atmosfera na altura estar instável e haver pessoas a dizer que o funil estaria ligado à nuvem, leva-me a crer que se tratava de um landspout e não de um dust devil.
 

pmontas

Cirrus
Registo
25 Out 2016
Mensagens
14
Local
Vila Franca de Xira
Não me tinha apercebido, peço desculpa!



Também pensei nisso, mas julgo que o dust devil está mais associado a situações de estabilidade atmosférica. Como vivemos dias de muita instabilidade, com cumulonimbus bem desenvolvidos e com uma nuvem no topo da foto, apostei claramente num tornado.

O topico de Março já tinha sido fechado quando eu descobri outra prespectiva do fenómeno, por isso não partilhei.
Mas como voltou-se a tocar no assunto, deixo aqui outra prespectiva



A meio vão ter que rodar ecrã/monitor. :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Precipitações significativas previstas para os próximos dias, com acumulados perto dos 300 mm no Alto Minho segundo o ECMWF:

ECMWF-216-PT-APC-pt-PT-pt.png


GFS também com acumulados generosos, em especial mais a Norte/Centro:

240-777-SP.gif

Snifa, pedia que colocasses este tipo de posts no tópico das previsões, é uma pena posts informativos ficarem aqui "perdidos" no seguimento livre. ;)