Seguimento Litoral Centro - Abril 2019



RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

O resto do dia de ontem foi maioritariamente soalheiro e primaveril, apesar da nebulosidade convectiva.
Hoje o panorama já é diferente: céu parcialmente nublado, vento moderado/forte de N e temperatura fresca.
A preparar-se para a saga chuvosa que aí se avizinha :viva: :rain:

Extremos de ontem:

Mínima: 9,1ºC
Máxima: 20,0ºC

Mínima de hoje: 10,4ºC
T. Atual: 14,3ºC
HR: 53%
Vento: N / 21,6 Km/h
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
  • Gosto
Reactions: remember

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)

Não me tinha apercebido, peço desculpa!

Olá! Isso não me parece um tornado, é um "dust devil"... não sei se tem termo em português.

Também pensei nisso, mas julgo que o dust devil está mais associado a situações de estabilidade atmosférica. Como vivemos dias de muita instabilidade, com cumulonimbus bem desenvolvidos e com uma nuvem no topo da foto, apostei claramente num tornado.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Vento e estratocumulus.

NNW 20 a 35 Km/h com rajadas.

14,4°C
52%
018df66b64d0a772cf230e162204e96d.jpg
52ef1a83d7bba1dd2a9cc3c024fc504f.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Esta manhã/tarde tem sido bem diferente das anteriores. Espetacular! :palmas:

A máxima não chegou aos 20°C, ficando pelos 15,7°C na Charneca e pelos 16,3°C em Corroios. Já a mínima não foi lá muito baixa, ficando pelos 10,5°C na Charneca e pelos 10,1°C em Corroios. Neste momento estão 14,7°C e céu limpo. :)

Os próximos dias serão de grandes acumulados de precipitação. Esperemos que esta chuva renda bem! Nossa Senhora da Chuva, dá-nos alguma água!!!:pray::uau:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa tarde pessoal, finalmente um dia abaixo do 20ºc, e com o wind chill a fazer sentir.se bem! A partir de amanhã os modelos estão assim qualquer coisa :palmas: Tanto se falou em mudança de padrão e a dita nunca aconteceu, quando todos nós menos esperávamos aqui esta ela :lol: E por esta volatilidade da meteorologia que eu gosto cada vez mais da mesma ;)

Meteograma para a minha zona até dia 12 :D.

1q1QcVe.png
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Bem já tinha desligado a minha estação por causa deste inverno muito fraquinho em que nem pareceu inverno. Voltei a ligar novamente para acompanhar estes 2 ou 3 dias em que apesar de não esperar quase nada de acontecimento aquela mancha azul em que o modelo GFS vai insistindo deixa-me um pouco de motivação de ver algo diferente. Talvez tenha a sorte de ver algum sleet ou ver algum aguaceiro de granizo que faça deixar 4 ou 5 graus a temperatura. Neste momento registo 8,2 ºC e 53% HR.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E depois de umas 3 semanas de descanso, hoje tive de voltar a acender a lareira.
Esta noite segue já bem fresca, e afinal os casacos de inverno voltaram ao uso.

O GFS, está a prever cerca de 70 mm, para os próximos 10 dias, aliás os ribeiros só com estes 15 mm, que caíram já ganharam de novo alguma corrente.
Sigo com 10ºC.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Como já tinha dito, hoje foi um dia diferente dos anteriores. O dia começou com céu limpo, mas rapidamente alternou para muito nublado, devido à passagem da frente. Ainda pingou, mas não acumulou nada.
O vento fez diminuir a temperatura máxima e aumentar o stresse térmico de frio. :cold:

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 15,7°C
Mín: 10,5°C
Rajada máxima: 40 km/h N
Índice UV máximo: 7

Corroios
Máx: 16,3°C
Mín: 10,1°C

Agora estão 10,7°C e céu limpo. Corroios já deve estar a "bombar", no que toca à temperatura atual. :)