Seguimento Meteorológico Livre 2019

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
As últimas saídas do GFS e do ECMWF preveem, respetivamente, 67 mm e 79 mm, respetivamente. Contudo, e pelo que eu tenho vindo a registar nos últimos anos, por aqui chove sempre mais do que o modelado pelo europeu. Por isso, estou à espera de, no mínimo, uns 85-90 mm para 10 dias. De qualquer maneira, é um acumulado espetacular para apenas uns dias.:surprise::rain::shocking:

Infelizmente, vou estar no sudeste de Espanha e por causa disso, irei perder o espetáculo. :(
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Eu esse não conhecia... já agora o que é um lansdpout? Obrigado!

Na verdade um landspout é um tipo de tornado, mas a sua génese é bem diferente.

Enquanto que os tornados "tradicionais" formam-se devido à intensa rotatividade de uma supercélula, os landspouts não estão associados a mesociclones.

Os landspouts formam-se normalmente em células na sua fase de crescimento e de base alta. O que acontece aqui é que a célula em crescimento suga o ar que está por baixo, fazendo com que se forme uma forte corrente ascendente. Muitas vezes os landspouts não são visíveis.

Fiz aqui um desenho no paint para que se perceba melhor (espero eu :p ).

SZKTrFJ.jpg


Em comparação com os dust devils, estes formam-se em dias quentes e de estabilidade atmosférica, sem vento. Um dust devil ocorre quando o solo aquece até certo ponto que transfere esse calor à camada de cima, formando uma corrente de ar ascendente.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Castro Verde em dois dias registou 50 mm de precipitação provavelmente mais do que o Inverno todo.Passei estes dias percorrendo grande parte do Alentejo ... E olhando aos relatos de alguns pensei que quase não havia água nem pastagens. Mas olha surpresa pastagens bem altas, muitas vacas felizes, água a meio .. E uma situação perfeitamente normal.

:nono:

Não senhor, quem vive e conhece o Alentejo sabe perfeitamente que este inverno foi tudo menos normal em termos de precipitação, pois de um modo geral foi inferior a metade que é normal. Só se chover menos de metade passe a ser considerado normal :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e joselamego

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Acho que Abril vai compensar e muito bem a falta de precipitação durante o Inverno.
Felizmente...

Na minha opinião, e como já o demonstrei noutras minhas intervenções aqui no fórum, a "lei da compensação" não faz sentido na meteorologia... o que devia ter chovido no inverno não choveu, esta é a realidade. É verdade que toda a chuva que vier a cair na primavera será bem vinda, aliás, é perfeitamente normal chover nesta época ("Abril, águas mil"), mas falar em compensar o que não choveu não faz muito sentido na minha opinião. Tudo tem um tempo, embora todos os anos seja variável, uns anos chove mais, noutros menos, mas o que estamos a ver nas últimas décadas são invernos cada vez menos chuvosos, e é isso que merece uma reflexão.

Por exemplo, para um agricultor, seja pequeno ou grande produtor, não é o mesmo chover 100mm em Dezembro ou chover 100mm em Abril, tal como não é o mesmo fazer 0ºC em Janeiro ou fazer em Abril. Para o "comum" cidadão, chuva é chuva, seja em janeiro ou seja em agosto, mas a realidade não é bem essa. A nossa agricultura, a nossa vegetação natural e a nossa fauna têm certas e determinadas dinâmicas de acordo com as estações do ano, e todas as oscilações positivas e negativas que possam existir nestas estações interferem diretamente com estes. Se algumas espécies são bem resistentes e resilientes a estas oscilações, outras nem tanto... veja-se por exemplo o caso das orquídeas este ano, em que pelo menos aqui na zona, está a ser um ano terrível por não ter chovido na época que devia.

Para terminar, esta chuva que está prevista para esta 1ª quinzena de Abril, parece-me relativamente normal para esta época. 60/70 mm aqui para o Alentejo "apenas" fará diferença na água presente no solo.. não acredito muito que faça uma grande diferença a nível dos aquíferos pois os solos estão bastante secos e irão absorver grande parte desta água. Já as temperaturas mais baixas e algumas geadas não serão tão benéficas, sobretudo a nível agrícola, mas nada que não seja fora do normal para a época (sempre houve geadas tardias até ao final de Abril no Alentejo, em Maio é que não é comum). Na primavera há dias quentes, frios, chuvosos e secos e isso é o normal! Hoje em dia, e muito por culpa dos meios de comunicação social (dia bom=sol/dia mau=chuva), parece que a primavera só devia ter dias quentes e secos, o que é das ideias mais ridículas incutidas na população nas últimas décadas. Abril devia ser sempre um mês chuvoso com temperaturas amenas e Maio devia ser sempre um mês mais quente com algumas trovoadas, como sempre foi apanágio do nosso clima.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Esta saída do GFS não me parece credível. Enquanto que os outros modelos (europeus e americanos) preveem entre 60 e 80 mm para a minha zona, a saída das 06h do GFS prevê apenas 36 mm até dia 14. O modelo americano parece-me cada vez menos de confiar. :( :rain:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Felizmente a minha vinha está boa... quando vi essa imagem até me deu um arrepio! A única árvore que sofreu um pouco com este frio tardio foi o meu pomelo chandler que estava todo cheio de rebentos tenrinhos...

@luismeteo3 essas plantas ou árvores ainda não vão a tempo de voltar a regenerar após estes dias de precipitação??
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Em princípio sim aos dois. O pomelo já é adulto e por isso resiste. Mas ainda não é suficientemente grande para ter zonas da árvore suficientemente protegidas para frutificar nessas zonas.
Relativamente à vinha ela resiste, e em princípio vai rebentar de novo a tempo de frutificar, mas tem de se andar em cima e sulfatar mais vezes do que o normal.