Seguimento Meteorológico Livre 2019

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Em princípio sim aos dois. O pomelo já é adulto e por isso resiste. Mas ainda não é suficientemente grande para ter zonas da árvore suficientemente protegidas para frutificar nessas zonas.
Relativamente à vinha ela resiste, e em princípio vai rebentar de novo a tempo de frutificar, mas tem de se andar em cima e sulfatar mais vezes do que o normal.

Sim em principio a vinha irá rebentar novamente, mas o problemas é que depois já deve de ficar atrasada na sua frutificação.
Pois este frio, não se pode dizer que venha fora da época, o problemas mesmo foram as temperaturas elevadas que tivemos durante mais de 1 mes e meio, o que veio despertar e acelerar demasiado o crescimento vegetativo das plantas.
 


Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Não sei se existirão estatísticas sobre o assunto, mas já repararam que á uns 20 ou 30 anos atrás havia sempre uma ou duas cheias no inverno na zona do Tejo (com algumas excepções, óbvio), e nos últimos anos são cada vez mais raras?
Há quanto tempo não há uma cheia do vale do Tejo?
É que já não me lembro do último inverno em que ocorreu.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não sei se existirão estatísticas sobre o assunto, mas já repararam que á uns 20 ou 30 anos atrás havia sempre uma ou duas cheias no inverno na zona do Tejo (com algumas excepções, óbvio), e nos últimos anos são cada vez mais raras?
Há quanto tempo não há uma cheia do vale do Tejo?
É que já não me lembro do último inverno em que ocorreu.

No ano passado em Março de 2018, ainda houve cheias na bacia do Tejo, se bem que nada se compara com as cheias de antigamente, umas das grandes e mais recentes, creio que foi em 2001.

 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Não sei se existirão estatísticas sobre o assunto, mas já repararam que á uns 20 ou 30 anos atrás havia sempre uma ou duas cheias no inverno na zona do Tejo (com algumas excepções, óbvio), e nos últimos anos são cada vez mais raras?
Há quanto tempo não há uma cheia do vale do Tejo?
É que já não me lembro do último inverno em que ocorreu.
No ano passado em Março de 2018, ainda houve cheias na bacia do Tejo, se bem que nada se compara com as cheias de antigamente, umas das grandes e mais recentes, creio que foi em 2001.



O último ano em que o Tejo teve cheias significativas, inundou campos e até localidades foi em 2013. Lembro-me de no dia 31 de Março desse ano ter chovido o dia todo e haver várias notícias sobre isso. Podem-se ver aqui algumas imagens: http://portugalfotografiaaerea.blogspot.com/2013/04/cheias-do-rio-tejo.html
Neste momento, pode-se atravessar a pé em alguns locais, só por aqui se vê o quão mau isto tem estado, sorte foi a situação que tivemos há 1 atrás senão ainda estaria pior.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O último ano em que o Tejo teve cheias significativas, em que inundou campos e até localidades foi em 2013. Lembro-me de no dia 31 de Março desse ano ter chovido o dia todo e haver várias notícias sobre isso.
Neste momento, pode-se atravessar a pé em alguns locais, só por aqui se vê o quão mau isto tem estado, sorte foi a situação que tivemos há 1 atrás.

Pois o Tejo neste momento está ao nível de uma ribeira, o que para um rio internacional, é triste, isto já para não falar que isso tudo depois se reflecte também na qualidade da água, e nas descargas poluentes que sofre, que também não ajuda em nada.
Eu referi a cheia de 2001, porque foi mesmo umas das maiores depois do ano de 2000, por acaso não me recordei dessa cheia mais recente.
Eu lembro-me bem desse dia, e também em Janeiro de 2014, contei mais de 10 horas a chover sem interrupções.
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Não haja dúvida que se está a formar um sistema depressionário complexo, desde a região das Ilhas Britânicas até à Península.
Vejam-se os vários núcleos que se estão a delinear:

i-JrCmfD6.gif
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
grande corte de precipitação para a semana :(
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
grande corte na chuva para a proxima semana.
e no próximo fim-de-semana já vem o sol e 24ºC
confesso que ainda me iludi que iamos ter duas semanas de boa chuva no Alentejo :(
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mau Tempo: Proteção Civil avisa para situações de chuva, queda de neve e vento
5 abr 2019 17:14

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu hoje um aviso à população para os próximos três dias devido a um agravamento das condições meteorológicas, com forte precipitação, queda de neve, vento e agitação marítima.

Na sequência de um alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANEPC avisa para a “queda de neve persistente e com acumulação” a partir dos 800/1.000 metros nas regiões norte e centro, com especial destaque para as formações da Peneda-Gerês, Montesinho, Alvão-Marão, Montejunto e Estrela, com acumulados que podem chegar aos 15 centímetros nos próximos três dias.

A Proteção Civil avisa igualmente para situações de chuva, “pontualmente forte”, nas regiões do litoral norte e centro, estendendo-se progressivamente às restantes regiões.

Durante a tarde e noite de domingo está prevista precipitação persistente na região do Minho e Douro Litoral, com condições de instabilidade e ocorrência de aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada.

As previsões apontam ainda para “formação de gelo nos níveis mais baixos durante a noite e durante o dia em zonas mais sombrias”.

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.
Para o dia de hoje está previsto vento moderado a forte, do quadrante oeste, no litoral a sul do cabo Mondego, com rajadas até 70 Km/hora nas terras altas (400/600 metros).

Para sábado e domingo prevê-se vento forte, do quadrante oeste, com rajadas até 70 km/hora, no litoral oeste e nas terras altas, bem como agitação marítima forte com ondas de noroeste de quatro a cinco metros na costa ocidental até às 10:00 de domingo.

Está igualmente previsto que a ondulação aumente temporariamente para cinco a sete metros, podendo atingir os 10 a 12 metros de altura máxima entre as 03:00 e as 12:00 de sábado no litoral a norte do Cabo Mondego e entre as 06:00 e as 15:00 de sábado no litoral das regiões de Lisboa e de Leiria.

Face a estas previsões, a ANEPC alerta para situações de piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água e gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, bem como inundação por transbordo de linhas de água, queda de estruturas e de ramos de árvores ou acidentes na orla costeira, entre outros.

A ANEPC sublinha que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado através da “adoção de comportamentos adequados” e “medidas de autoproteção”.
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...para-situacoes-de-chuva-queda-de-neve-e-vento
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Alguém me consegue explicar isto, março é um mês de inverno e neste março choveu 74% do valor normal mesmo assim todo o país teve a seca agravada, o valor da temperatura média foi 0,87ºc acima do normal muito longe dos valores de verão como é óbvio, o que me leva a pensar mesmo se fosse na média é normal a seca agravar em praticamente todos os meses.
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Alguém me consegue explicar isto, março é um mês de inverno e neste março choveu 74% do valor normal mesmo assim todo o país teve a seca agravada, o valor da temperatura média foi 0,87ºc acima do normal muito longe dos valores de verão como é óbvio, o que me leva a pensar mesmo se fosse na média é normal a seca agravar em praticamente todos os meses.

Esqueces-te que 74% de precipitação, é a média, houve certamente sítios muito abaixo disso.
Por outro lado, os 0,87ºC também é uma média com máximas e mínimas, as máximas estiveram 2,46ºC acima!
Note-se também, no boletim do IPMA o que foi salientado:

"Durante o mês (Figura 3) de realçar os valores diários de temperatura máxima quase sempre acima do normal, exceto no período de 4 a 9 e dia 13...."

Edit:
E não esquecer também os muitos dias de Humidade Relativa muito baixa que ocorreram!!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Alguém me consegue explicar isto, março é um mês de inverno e neste março choveu 74% do valor normal mesmo assim todo o país teve a seca agravada, o valor da temperatura média foi 0,87ºc acima do normal muito longe dos valores de verão como é óbvio, o que me leva a pensar mesmo se fosse na média é normal a seca agravar em praticamente todos os meses.

A maior parte da chuva que caiu em março, caiu em apenas alguns dias. Por isso é que a seca piorou. Esqueces-te que de dia 8 a dia 29 tivemos anticiclone permanente, com passagem de frentes fracas no Norte nos dias 12 e 17, que quase não renderam nada. ;)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Alguém me consegue explicar isto, março é um mês de inverno e neste março choveu 74% do valor normal mesmo assim todo o país teve a seca agravada, o valor da temperatura média foi 0,87ºc acima do normal muito longe dos valores de verão como é óbvio, o que me leva a pensar mesmo se fosse na média é normal a seca agravar em praticamente todos os meses.
Tal como já foi referido, tens de ter em conta que 74% é a média do continente todo. Houve muitas zonas, principalmente a sul, que não chegaram a metade do acumulado normal para Março. A estação que tenho mais perto de mim acumulou 22mm, o normal é cerca de 60mm. Temperatura média é a temperatura mínima e a máxima juntas e as máximas foram algo elevadas durante grande parte do mês, com especial incidência na última semana. Em 31 dias choveram menos de 5 e grande parte o mês foi com temperaturas acima de 20ºC, vento de leste seco a provocar valores de humidade inferiores a 30%. Tendo em conta isto, não restam dúvidas quanto ao porquê de a seca se agravar.

A seca meteorológica é diferente de seca agrícola e hidrológica. Mesmo que chovesse a média do mês ou até mais, em 3 dias, e não chovesse mais o resto do mês com a mesma situação, a agrícola e a hidrológica continuariam a agravar-se.